O arquiteto Paulo Junior, do escritório Quadoo Arquitetura Corporativa, vê a volta aos escritórios mesclando o home office
O modelo presencial e online tem se tornado uma realidade no trabalho. Se no início do isolamento social, grande parte das empresas adotou o home office, mais precisamente 46% delas segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), hoje, os especialistas reforçam a tendência da incorporação dos dois modelos. Mas o que muda em termos de ambiente, na visão dos arquitetos?
Para o arquiteto especialista em ambientes de trabalho de alta performance Paulo Junior, CEO no Quadoo Arquitetura Corporativa, os escritórios híbridos vieram para ficar e nesta perspectiva é importante um ambiente que cuide destes dois modelos.
“Para iniciar, deve-se pensar bem nas características da empresa, como o perfil dos colaboradores e suas necessidades diárias. Por isso, a importância de um acompanhamento profissional qualificado para auxiliar a empresa a pensar neste modelo híbrido. Essa visão global passa por iluminação, cenário, mobiliário, mas também por acolher e integrar os colaboradores que estarão em casa e no escritório – inclusive os clientes”.
Paulo lembra algumas das tendências atuais como espaços integrados, boa iluminação e distanciamento social. “Cada detalhe tem que ser levado em conta para cumprir o objetivo daquela empresa”.
O arquiteto acredita ainda que a flexibilização dos escritórios vai ainda além do formato híbrido, mas também para o ambiente mais humanizado, com espaço dinâmico.
Ele já percebe um aumento das salas de descompressão – local oferecido pelas empresas aos colaboradores para que eles se desconectem um pouco do trabalho aproveitando um momento de relaxamento.
O objetivo principal é fazer com que voltem às suas atividades revigorados, com total energia e produtividade. Além disso, esses espaços oferecem atividades interessantes ao colaborador, como jogos, local de leitura, por exemplo.
Outra tendência é a criação de espaços exclusivos para as reuniões virtuais. Entre os exemplos, ele cita uma estratégia feita pelo escritório durante a pandemia: o Phone Booth.
“É essencial que as empresas disponham de espaços onde seja possível realizar um trabalho que exija mais foco, uma videoconferência ou uma chamada por telefone com total privacidade e conforto. Para isso, essas cabines são elementos que proporcionam esses benefícios além de ocupar pouco espaço”.
O Phone Booth criado pelo Quadoo é higienizado através de um aparelho acoplado ao equipamento. “Assim, proporcionará segurança para todos os usuários da empresa”.
Paulo aponta ainda que a escolha dos acabamentos, como pisos e mobiliário, também está sendo revisado pelos escritórios, levando em consideração questões de limpeza e higiene.
Contato:
Quadoo Arquitetura Corporativa
(31) 983-805-485
https://www.quadoo.com.br
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