O BORGES 3647 explora vistas para o Cristo Redentor e se mimetiza à paisagem da lagoa Rodrigo de Freitas

Cité em diálogo com a paisagem

O projeto do Edifício Borges 3647, do escritório Cité Arquitetura, adotou como premissas a valorização das vistas – de alguns pontos do prédio pode se enxergar o Cristo Redentor – e a integração com a paisagem marcante da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, um dos locais mais adequados para a contemplação e a prática de exercícios na cidade.

“O edifício se mimetiza na paisagem e, quando você se aproxima, os detalhes são ricos. O desenho se encaixa, visto de dentro, com a delicadeza desse projeto. que se integra de forma potente a partir dos detalhes. Como tem muito vidro, torna a lagoa muito próxima do ‘morar’. Entre a cidade e a paisagem buscamos fundir interior e exterior”, afirma o arquiteto Celso Rayol, sócio da Cité Arquitetura.

Em busca de qualidade das vistas, além da solução de implantação na direção exata do Cristo Redentor, o projeto buscou grandes vãos, em franca aproximação visual com a paisagem circundante, composta também por generosas copas das árvores da rua, elementos usados parar se integrar de forma elegante com o entorno.

Cité em diálogo com a paisagem

Ainda em relação ao diálogo com o exterior, a edificação busca através dos seus detalhes interpretar o Skyline da Lagoa, aproveitando os cheios e vazios para emoldurar vistas, como grandes quadros do cotidiano. Se destaca o uso de materiais discretos: além do vidro, uma primeira camada que forma a fachada é composta por concreto e chapas metálicas perfuradas, enquanto uma segunda camada, a das varandas, é composta por perfis de madeira em desenhos assimétricos e variados.

“Usamos concreto aparente em todas as vigas, cimentado que acaba de alguma forma fazendo a textura que parece um chapisco fino. O gradil de alumínio com acabamento amadeirado e o cinza perolizado das esquadrias formam um pano de fundo para tudo, conferindo coesão. O recorte do gradil faz o detalhe especial, com o caminho das linhas percorrendo toda a fachada até a matriz volumétrica e detalhes que finalizam a mesma”, afirma o arquiteto Fernando Costa, sócio da Cité Arquitetura.

Cité em diálogo com a paisagem

O Borges 3647 tem seis andares e é composto por dois apartamentos em cada pavimento tipo, sendo um de três e o outro com dois quartos. Nas plantas, o posicionamento de banheiros e cozinhas foi pensado de maneira a garantir o maior número possível de variações, atendendo as necessidades de transformação da casa ao gosto e necessidades do morador. As unidades do primeiro andar têm jardins privativos, devido a configuração do pavimento de acesso, enquanto as unidades do sexto andar possuem dependências na cobertura com terraços de vista panorâmica.

Este projeto, assim como o Edifício Carmela Dutra e Lygia Reisen, faz parte do Cité Design 360, onde a Cité Arquitetura participa ativamente de todas as etapas de projeto, desde os estudos de viabilidade até a criação do nome do empreendimento, de seu material de divulgação e o projeto executivo.

Ficha:
Edifício Borges 3647
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2020
Cliente: Performance
Área do terreno: 423,50 m2
Área construída: 2.370,50 m2
Arquitetura: Cité Arquitetura – Celso Rayol e Fernando Costa (autores); Lúcia Andrezo, Beatriz Aguiar (gerentes de projeto); André Caterina, Gabriela Sales, Daniel Osório, Letícia Burkardt, Vinicius Philot, Fabiano Ravaglia, Thiago Godoy, Júio Sartori, Ana Terra Vettori (equipe)
Gerenciamento: PI Arquitetos @piarquitetos
Revisão de estrutura: CSP Consultoria
Fundações: ABS Fundações @abs.fundacoes
Instalações: AQ Projetos de Instalações
Incêndio: Hidrofire @hidrofireservicos
Esquadrias: B&G Arquitetura Consultiva @bg.arquitetura.consultiva
Ar-condicionado, exaustão mecânica, pressurização da escada: Integrar Climatização
Acústica: Traço Verde Arquitetura Ambiental
Impermeabiização: GTI Projetos e Consultoria
Programação visual: Jorge Darzé @darzedesign
Piscinas: Hibritec @hibritec
Ancoragem: Meio Equipamentos
Construção: Rios Engenharia @rios.engenharia
Fotos: Pedro Vannucchi @pedrovannucchi

Fornecedores
Revestimentos: Casa Blanca @casablancarevestimentos
Esquadrias: Grupo Paris @grupo.paris
Marcenaria: Nacional Madeiras @nacionalmadeirasltda
Revestimentos: Portobello @portobello
Iluminação: Força Carioca @fcariocailuminacao
Elevadores: Thyssenkrupp @thyssenkrupp
Churrasqueiras à gás: Chaleur Brasil @chaleurbrasil

Contato:
Cité Arquitetura
(21) 2556-1813
https://www.citearquitetura.com.br

______________________