A Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP), ganha novo projeto de restauro para a plataforma de embarque e desembarque do pátio ferroviário

Recuperação de patrimônio em Paranapiacaba

Vista aérea da região da Vila de Paranapiacaba

Sob o comando da arquiteta Fabiula Domingues, a BRASIL RESTAURO – Arquitetura e Cultura é a responsável pelo desenvolvimento dos Projetos Executivos para o Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba, em Santo André -SP, a serem executados em 2021.

Este plano inédito produzirá, pela primeira vez, os estudos técnicos – mapas e textos detalhados – para a recuperação do patrimônio material, além de uma investigação sobre o potencial para a economia criativa da região, que poderá gerar recursos para os moradores e mantenedores das riquezas da vila. A estruturação dos projetos executivos começou em janeiro de 2021 e tem prazo estimado de seis meses para sua conclusão.

Além da preservação ferroviária, é preciso encontrar um projeto sustentável com participação do município e da comunidade. Para a MRS, esse é o ponto mais importante dos estudos em andamento. A companhia avalia que, além de desenvolver um plano para a recuperação do Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba, os projetos executivos em desenvolvimento vão indicar caminhos para uma maior integração entre poder público e comunidade para a geração de ideias que possam unir a conservação da memória a projetos de crescimento da região por meio do turismo e da cultura, por exemplo.

“A MRS tem feito muitas ações de restauro nos últimos anos. Nossa preocupação tem sido encontrar destinações adequadas para os espaços restaurados. Formas de congregar o poder público local, as comunidades e entidades, como a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), para a criação de projetos sustentáveis, que gerem renda e trabalho usando o patrimônio histórico recuperado.

O estudo em andamento é essencial para que se encontre uma vocação para o Pátio Ferroviário. Há vários exemplos de outras cidades no mundo que foram bem sucedidas em ações assim e isso é o primeiro passo para atrair mais empresas privadas para iniciativas como essa”, explica José Roberto Lourenço, gerente geral de Relações Institucionais da MRS no estado de São Paulo.

O valor aprovado de R$ 445.570,69 é patrocinado pela MRS Logística, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Com área total de 3.452,13 m²; área construída de 465,86 m² e área urbanística de 2.986,27 m², o Pátio Ferroviário faz parte do patrimônio histórico e ambiental da Vila Ferroviária de Paranapiacaba, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 2002; CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), desde 1987; e pelo COMDEPHAAPASA (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), desde 2003.

“A ação conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que tem trabalhado sistematicamente no projeto de recuperação da Vila de Paranapiacaba. A parceria com a MRS só veio a somar forças e energias para que as entregas acontecessem, já tivemos exemplos bem-sucedidos com a Torre do Relógio, nas cabines de sinais e comando.

Recuperar o Pátio Ferroviário e fazer o estudo de viabilidade da economia criativa vão aliar o restauro de prédios e estruturas históricas ao bem-estar da comunidade, que sempre clama por aprimoramento e novas formas de tornar a Vila autossustentável”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Na arquitetura, os projetos executivos são os mapas e textos que detalham as ações técnicas de conservação e restauro necessárias para a recuperação de um imóvel. Por meio de visitas à vila e estudos, a equipe da BRASIL RESTAURO vai coletar informações, preparar plantas, desenhos e cálculos que incluem ainda novos planos de paisagismo, para o entorno do Pátio Ferroviário, e uma pesquisa fotográfica das edificações, destacando elementos arquitetônicos, ornamentos, estruturas etc. Todo o projeto seguirá as normas técnicas e respeitará as características originais do local para que, no futuro, com precisão, seja feito o restauro do Pátio Ferroviário.

“A BRASIL RESTAURO pensa na arquitetura para o bem-estar das pessoas e da comunidade. A realização dos projetos executivos para o Pátio Ferroviário será o primeiro passo para que, de forma planejada, seja feita a recuperação deste espaço histórico. Com isso, a vila poderá melhorar a qualidade de vida dos moradores e visitantes, além de atrair recursos financeiros para a região”, afirma Fabiula Domingues.

Riqueza histórica da região tem potencial para a economia criativa – A BRASIL RESTAURO também vai realizar um estudo sobre o potencial da região para a economia criativa, conjunto de atividades econômicas que têm como matérias-primas a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos que as oferecem. O objetivo do projeto é dar aos habitantes da região a possibilidade de desenvolver atividades ligadas à história, à cultura, ao turismo, à culinária e à preservação da natureza.

Esse trabalho será realizado com o apoio da Garimpo de Soluções, empresa especializada no assunto e presente há 18 anos no mercado. Um plano estratégico de economia criativa, focado no desenvolvimento de negócios, será elaborado para Paranapiacaba, segundo as vocações da vila e as suas singularidades e potencialidades.

Parte fundamental do trabalho será feita por meio de entrevistas em profundidade (técnica de pesquisa qualitativa para produzir informações mais completas e detalhadas) – com moradores da vila, especialistas em patrimônio e pesquisadores da história da região – que trarão dados como o talento para o empreendedorismo e as principais dificuldades da economia local.

Também estão planejadas palestras, a serem definidas se online ou presenciais, entre a equipe multidisciplinar do projeto – composta por arquitetos, economista, turismólogo e historiador – e a comunidade da vila. Entre os temas: os potenciais econômicos da região e o turismo cultural.

Além do patrocínio da MRS Logística, os Projetos Executivos para o Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba têm apoio da Prefeitura de Santo André; do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo) e da COMDEPHAAPASA (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba – Localizado na parte alta da Vila de Paranapiacaba, o núcleo urbano implantado em frente à antiga estação ferroviária Alto da Serra possui características arquitetônicas e urbanísticas oriundas da tradição luso-brasileira. A parte baixa da vila está associada ao emprego de material e técnica construtiva adotados pelos ingleses da São Paulo Railway, que controlavam a ferrovia e construíram a vila no século XIX.

Paranapiacaba é cenário de várias histórias de seus moradores, como Charles Miller, considerado o “pai” do futebol brasileiro. O primeiro jogo de futebol do país, por exemplo, foi realizado no local, com a presença de Miller que trouxe da Inglaterra bolas, chuteiras e um livro com as regras do futebol por volta do ano de 1894.

Contato:
Brasil Restauro
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