Reforma em apartamento de 125 m² idealizado pela arquiteta Carolina Ciola Fonseca, do Studio ió Arquitetura, modernizou e deixou o ambiente mais funcional

Studio ió contemporâneo e bem iluminado

Ambiente contemporâneo, clean, aconchegante e muito iluminado. Assim ficou o apartamento de 125m², localizado na região da Avenida Paulista (São Paulo / SP), após uma bela reforma idealizada com projeto da arquiteta Carolina Ciola Fonseca, do Studio ió Arquitetura.

“A dona herdou o apartamento de sua mãe e gostaria de transformá-lo em seu lar, com seus pertences, mas também fazendo uma mescla com os itens que também eram da matriarca. Seu desejo foi modernizá-lo e deixá-lo mais funcional com seu estilo de vida. O resultado foi um espaço ideal para receber a família e os amigos em um ambiente cheio de interação”, explica a arquiteta.

O projeto não alterou elementos estruturais do local. Com isso, foram demolidas paredes não estruturais e surgiu um apartamento com vários ambientes separados em planta aberta. Antes havia uma área de serviço com entrada pelo hall do elevador, quarto da área de serviço, banheiro da área de serviço, cozinha grande, sala de estar, sala de jantar, três dormitórios, um banheiro, uma circulação e uma suíte.

A reforma diminuiu a área de serviço que era um enorme corredor, excluiu o quarto da área de serviço, juntou essa área com a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e um dormitório para criar um espaço amplo, com ventilação cruzada e planta aberta, onde a separação dos ambientes se dá pelo mobiliário.

Esse novo espaço ganhou uma ilha central com a cuba, cozinha funcional e projetada para atender a rotina da cliente. Esse novo espaço aberto abrange a cozinha gourmet, adega, despensa, sala estar, sala jantar e sala televisão recheada de esculturas, quadros e enfeites trazidos de viagens.

A circulação de acesso aos dormitórios e banheiro ficou mais curta e ganhou status de galeria com quadros pendurados e iluminação wall washer. O apartamento ainda conta com um dormitório de hóspede, um banheiro social com chuveiro e a suíte master com closet e banheiro.

O projeto é contemporâneo e atemporal, além de trazer ao ambiente características muito forte de arte, com uma galeria exclusiva, em que a cliente contemplou peças que ela mesma escolheu em leilões, garimpos e da herança de sua mãe. “Inclusive foram instalados oito spots técnicos usados em galerias, da especialista portuguesa O/M.

Outro ponto que enaltece o projeto do Studio ió Arquitetura é a iluminação do espaço por ser desenvolvido de acordo com a percepção de luz da cliente aliada a iluminação geral, a iluminação específica por função (cozinha, lavanderia, banheiros, closet), iluminação técnica (quadros e esculturas que tiveram destaques) e a decorativa.

“Mostramos um projeto com os efeitos do que queríamos iluminar, depois escolhemos as fontes luminosas e por fim as luminárias. O projeto luminotécnico (lighting design) foi desenvolvido para compor o estilo contemporâneo da arquitetura e interiores, mais “clean”, mas com toque moderno e elegante, proporcionando cenários de luz.

A boa iluminação além de valorizar o espaço pode contribuir com emoções, sensações, memória afetiva e bem-estar. E, ganhamos ainda de “brinde” uma luminária de piso antiga (peça de acervo da cliente) que foi um charme a parte ao projeto”, revela Carolina.

Todo apartamento teve o mesmo piso aplicado.

Sala estar e televisão: Poltrona dupla de ratan natural da Artefacto, poltrona de ratan natural da Artefacto, sofá 02 lugares cinza da Artefacto, 02 poltronas mostarda da Artefacto, mesa vidro, baú feito pelo pai, escultura de cavalo adquirida em leilão, escultura do elefante adquirida em leilão, quadro miniatura de uma sala com móveis em prata adquirida em leilão, tapetes trazidos de viagens, luminária de chão antiga que lembra um postinho que era do pai, quadros, aparador e espelho que era da mãe, móvel da televisão que foi reformado (era da antiga casa), persiana romana em linho, gaveteiro antigo herdado, iluminação geral e de destaque para os quadros e esculturas, ar condicionado modelo casset 01 via, painel de madeira com elemento vazado tipo muxarabi encostado na lateral do móvel da adega, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion, porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL, Rodapé Gart, pintura Suvinil.

Sala jantar: Buffet comprado em leilão, mesa de jantar foi presente de casamento ( e foi ela que desenhou o pé da mesa), bustos eram da mãe, quadros, iluminação geral, de destaque para os quadros e pendente mais moderno em cima da mesa, persiana romana em linho, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion. Porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL – Rodapé Gart, pintura Suvinil.

Cozinha Gourmet: Adega Art de Cave, cristaleira com vidro reflecta, eletrodomésticos fogão de piso, coifa embutida, armários de toque, ilha em quartzo branco e iluminação de função e decorativa com três pendentes, torre de tomadas na ilha, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion, persiana rolo 3%. Porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL, revestimento tijolinho metrô Portobello PARIS BLANCHE 10X20 BRANCO BOLD, Rodapé Gart, pintura Suvinil, monocomando com purificador de água da Docol.

Área de serviço: Porta de abrir em duas folhas de madeira em elemento vazado (muxarabi), assim não bloqueia a ventilação e iluminação natural, metais Deca. Porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL, revestimento tijolinho metrô Portobello PARIS BLANCHE 10X20 BRANCO BOLD, pintura Suvinil, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion.

Circulação interna: Iluminação indireta por perfil led e difusor, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion, porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL. Rodapé Gart, pintura Suvinil, gaveteiro que veio da antiga casa (como unimos a suíte existente com um dormitório, conseguimos fazer esse espaço na antiga entrada da suite).

Dormitório Hóspede: Cabeceira da Beraldini, mesa de cabeceira feita pelo pai, arandelas de cabeceira com luz geral difusa e luz direcional, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion, persiana rolo blackout, porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL, Rodapé Gart, tapetes trazidos de viagens, pintura Suvinil, reforma armário existente com troca de revestimento melaninico, ar condicionado modelo casset 01 via.

Banheiro Social: Porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL, pintural Suvinil, metais Docol, bancada em quartzo marrom, gabinete em Formica Couro Natural Leather F667, arandela na frente do espelho com luz efeito camarim, iluminação liner no forro e geral no chuveiro, assento sanitário com ducha higiênica da OWI, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion.

Suíte: Porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL, Rodapé Gart , pintura Suvinil, bosserie Gart, cama / cabeceira / mesas de cabeceira e poltrona vieram da antiga casa, máscara adquirido em viagem, cortina wave em linho com forro em blackout, tapete adquirido em viagem, arandelas de cabeceira com luz geral difusa e luz direcional, marcenaria sob medida para disfarçar a saliência do pilar e armazenar itens da cliente, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion.

Banheiro Suíte: Porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL, pintura Suvinil, metais Docol, bancada em quartzo branco, gabinete em Formica Branco linho, arandela na frente do espelho com luz efeito camarim, iluminação geral e no chuveiro, acabamento de tomadas e interruptores da Schineider linha Orion.

Closet:  Porcelanato da Portobello MICHELANGELO 60X120 NATURAL, Rodapé Gart , pintura Suvinil, espelho com iluminação nas laterais, perfil de led assimétrico para iluminar as roupas dentro do armários, tapete adquirido em viagem, marcenaria sob medida, gaveteiro com rodinhas (para fácil locomoção), porta do banheiro com abertura para fora para não prejudicar o fluxo interno.

Fornecedores:
DPC Engenharia – empreiteiro
Telha Norte
Portobello – porcelanato e revestimento tijolinho metrô
Docol – metais
Deca – louças e metais
Duarte – bancadas
Bronx – marcenaria
Daikin – ar condicionado
Gart – rodapé
Attytude – cortinas
O/W – iluminação
Lemca – iluminação
Interlight – iluminação
Newline – iluminação
Bella Luce – iluminação
Bella Iluminação – iluminação
SaveEnergy – iluminação
Brilia – iluminação
Stella – iluminação
Chandelie – iluminação

Contato:
Studio ió Arquitetura
(11) 969-629-706
https://www.studioioarquitetura.com

___________________