Pilares do setor da construção civil, engenheiros e arquitetos adaptam-se às mudanças impostas pelas novas tecnologias

Transformação digital no canteiro de obras

Nos próximos dias, celebram-se duas datas importantes para o setor de construção civil: os Dias do Engenheiro (11/12) e do Arquiteto (15/12). Verdadeiros pilares para o desenvolvimento do segmento, as duas profissões vêm sendo altamente impactadas nos últimos anos pelo advento de novas tecnologias, que lhes impõem a necessidade de adaptação e atualização, ao mesmo tempo em que garantem maior eficiência nos mais diversos projetos. Em suma, as profissões estão se modificando, como consequência direta das mudanças no modo de construção.

Com mais de 220 funcionários, em sua maioria engenheiros, arquitetos e técnicos em edificações, a Kemp Projetos e Gerenciamento mantém-se de forma permanente na busca por atualização tecnológica ao longo de sua trajetória. Uma das principais ferramentas utilizadas atualmente pela empresa é a metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), adotada na criação de modelos virtuais precisos das obras ainda em fase de projeto. Mas esta é apenas uma amostra da verdadeira revolução gerada nos canteiros de obras pelos avanços tecnológicos.

Nos projetos e obras em que atua, a Kemp também utiliza o Laser Scan 3D FARO-Focus e óculos de realidade aumentada. Os scanners são instrumentos perfeitos para a documentação e a pesquisa 3D nos setores de arquitetura, engenharia e construção, permitindo a realização de medições de construções e de objetos complexos de forma rápida, simples e precisa. Já os óculos de realidade aumentada propiciam ao cliente visitar e andar pela loja em tamanho real antes mesmo de ela sair do projeto, verificando todos os detalhes funcionais, como posicionamento e alturas.

Universidade corporativa leva conhecimento a profissionais – Neste ano, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as novas tecnologias e, ao mesmo tempo, valorizar seus talentos, a Kemp apostou na criação de uma espécie de universidade corporativa, a Akademia Kemp, que disponibiliza cursos aos colaboradores a partir das demandas que eles próprios observam no dia a dia de trabalho. Com o investimento no aperfeiçoamento dos profissionais, a empresa também espera melhorar os resultados e a efetividade da equipe.

“Hoje, a formação dos nossos profissionais de arquitetura está muito voltada à teoria e com foco na infraestrutura e em obras grandes. O nosso foco é o varejo, bancos, lojas de shopping”, explica a diretora da empresa, Barbara Kemp. “Então, tenho que treinar as pessoas para trabalhar da maneira como eu preciso. Muitas vezes, são pessoas que estão super alinhadas com a empresa, mas precisam de um conhecimento técnico a mais. E a gente quer fazer isso.”

O lançamento da Akademia do Conhecimento ocorreu durante a Latam Retail Show, em agosto, em São Paulo. Alguns cursos já são ministrados na Kemp, mas a grade completa das atividades e a carga horária ainda estão sendo organizadas e devem envolver temas que vão desde gestão de projetos a contabilidade, elétrica e acessibilidade, tanto na modalidade presencial como a distância. “Não deixa de ser também uma estratégia para reter as pessoas, que poderão, trabalhando com a gente, crescer profissionalmente e tecnicamente”, afirma Barbara.

Atualmente, a Kemp atende cerca de 50 clientes, entre eles O Boticário, Santander e Lojas Americanas, o que exige a dedicação e atenção a cerca de 200 projetos simultaneamente. São cerca de 200 funcionários e, de acordo com Bárbara, todos poderão participar das atividades da Akademia, seguindo os cronogramas do currículo de cada curso.

Contato:
Kemp
(11) 4567-5305 / 5306 / 5309
http://www.kemp.com.br/