Com as obras em andamento, a SKR mostra atuação em terrenos planos e acidentados

Expertise todo terreno

Fazer obras em diversos tipos de terrenos requer expertise para construir empreendimentos que fazem a diferença, seja em aspectos estruturais, estilo arquitetônico ou funcionalidades. A SKR se enquadra exatamente nesse perfil e é especialista quando o assunto é a diferença dos tipos de terrenos.

A complexidade de construção que difere um empreendimento construído em um terreno plano de um outro feito em um terreno com desnível é significativa, mas graças a mais de 30 anos de atividade no mercado brasileiro, das mãos da empresa saem projetos que se tornam destaques para a cidade.

Atualmente, a incorporadora está com duas obras em andamento que mostram essas diferenças: uma em terreno plano e outra em terreno acidentado. O projeto Artisan Moema, cujas obras tiveram início em julho deste ano, está sendo construído em um terreno plano, cujo prédio contará com três subsolos.

Segundo Gabriel Junqueira, gerente geral de engenharia da SKR, a parte de construção desse empreendimento é muito mais produtiva, o que permite seguir um cronograma bem ajustado das fases de todo processo construtivo. “Nós implementamos o canteiro de obra, limpamos as interferências, implantamos os perfis metálicos dentro do cronograma, apesar da pandemia”, conta.

Gabriel enfatiza ainda que todos ganham em produção e celeridade, tendo interesse mútuo em atender este empreendimento. Para fazer a escavação do terreno plano, contou, em média, com duas máquinas e conseguiu obter uma performance superior no plano de logística, o que trouxe agilidade para as atividades.

“Isso foi possível porque o terreno é plano e amplo, gerando um ganho na logística, normalmente não temos grandes intercorrências. Nesta semana entramos na fase de escavação e plaqueamento”, ressalta.

O Artisan Moema se destaca pela sua localização – a 800 metros do Parque do Ibirapuera – em um terreno com frente bastante extensa. Além disso o prédio contará com três apartamentos por andar, com metragens entre 117 m² e 256² e área comum com sistema de som e internet com link dedicado e fibra ótica.

Sua área de lazer terá como pontos altos uma infraestrutura semelhante a um clube com exclusividade para poucos moradores. Além disso, o salão de festas foi projetado para que se transforme num espaço social e de bem-estar, valorizando o estilo de vida, possibilitando que seus moradores utilizem o condomínio em toda a sua plenitude”.

Terreno complexo – Localizado na Vila Ipojuca, o empreendimento Momento Mota Pais é um dos grandes desafios da SKR em termos construtivos. Localizado em um terreno extremamente acidentado, com quase 20 metros de diferença entre as ruas entre as quais ele se localiza – Mota Pais e Chafalote – sua construção teve início em março deste ano e a incorporadora enfrentou vários desafios, incluindo não somente a complexidade do terreno, mas a chegada inesperada da pandemia.

“As empresas que forneceriam as máquinas fecharam, os funcionários mais experientes tiveram que ficar em casa. Tivemos rapidamente que colocar em prática um plano de recuperação para que pudéssemos colocar a obra em andamento o quanto antes”. E em junho deste ano, iniciou-se a cravação de perfis no terreno.

Gabriel conta que graças à área ser bastante arborizada, foi necessário um estudo de poda e compensação ambiental. “Fizemos a terraplenagem e 80% desse processo já está concluído”, conta, ressaltando que atualmente deu-se início ao processo de fundação mais profunda. “Tivemos que criar dois grandes platôs por conta do terceiro e quinto subsolo”, aponta.

Para o engenheiro, lidar com obra nesse tipo de terreno é algo complexo, desafiador, gerando aprendizado diário, por conta principalmente da adoção de equipamentos especiais. “São maquinários específicos e por vezes montados para atender obras de encostas, e, em alguns casos, trabalhamos com aparelhos adaptados para colocá-los no terreno”, conta.

Voltado para um público mais jovem, o Momento Mota Pais é um empreendimento que tem plantas diferenciadas, com apartamentos de 80 m² a 256², e se destaca por um espaço de 4 mil m² com uma grande área verde. Por ser um terreno com desnível, alguns locais têm vista privilegiada, como a piscina, além da área comum dividida em pavimentos temáticos. “O bairro é caracterizado por famílias tradicionais e um bom número de casas. O Momento vai inaugurar uma nova fase para o local”, conclui.

Contato:
SKR Arquitetura Viva
(11) 3090-7434
https://skr.com.br/


[Home Arqbrasil]