Residência IC com arquitetura resolvida com o mínimo de materiais: concreto, vidro, vigas metálicas e paredes brancas

Reinach Mendonça em 4 pisos

Um terreno de esquina com apenas 191,5 m2, mas perto de tudo. Apenas um carro para toda a família e morar perto da escola e dos trabalhos. Estas foram as intenções que dirigiram este projeto. Para resolver o programa foi preciso verticalizar e dividir as funções em 4 pisos. No térreo ficaram apenas estar, jantar e uma cozinha completamente integrada. No inferior os ambientes de apoio. Nos superiores, os dormitórios.

A arquitetura foi resolvida com o mínimo de materiais: concreto, vidro, vigas metálicas e parede brancas. Os espaços são todos integrados e a circulação vertical definida numa única escada. As soluções de fosso inglês, rasgos na laje e grandes panos de vidro fazem a luz entrar abundantemente pelos espaços. Os pisos térreos e inferior são todos em cimento queimado.

Esquadrias e brises em alumínio marrom. A escada em chapa metálica amarela que leva à suíte do casal e expõe suas dobras como uma escultura, pendurada sobre o vazio do jantar. O vazio central, que permeia toda a construção, diminui a distância visual entre os pavimentos e ajuda a integrar os diversos ambientes.

Ficha:
Obra: Residência IC
Local: São Paulo
Data do projeto: 19/09/2013
Data da conclusão da obra: 31/12/2016
Área do terreno: 191,5 m²
Área construída: 347,6m²
Arquitetura: Reinach Mendonça Arquitetos Associado
Autores: Henrique Reinach e Maurício Mendonça
Arquiteto coordenador: Camila Osele
Colaboradores: Alessandra Altschul, Andrea Castro, Ayla Barros, Bárbara Rubira,Camila Osele, Douglas Morilhão,Gabriel Penna, Guilherme Nakata, José Tadeu Ferreira, Luísa Tanaka, Luena Vettorazzo, Mariana Picolo,Mayara Ready, Paula Leal, Paulo Scheuer, Rodrigo Nakajima, Taís Vieira, Yuri Chamon, Verena Miklautz, Victor Gonçalves
Fotos: Leonardo Finotti
Interiores: Reinach Mendonça Arquitetos Associados
Luminotécnica: Roberta Escobar
Estrutura: CMA Engenharia
Elétrica e Hidráulica: Frias EHE
Construção: Schwartz Engenharia

Contato:
Reinach Mendonça Arquitetos Associados
(11) 3032-1110
http://www.rmaa.com.br/

 

Sua conexão com o Arqbrasil