Yankatu e Clarice Borian se unem para a exposição inédita Pollume Brilha e lançamento de produto

Yankatu e Clarice Borian entrelaçando Poéticas

Parece uma sinergia perfeita, uma simbiose o encontro de Clarice Borian com a designer Maria Fernanda Paes de Barros, idealizadora da Yankatu. Ambas possuem em suas vocações trabalhar o objeto não só pela sua estética e função, mas que ele tenha um significado maior, um propósito, uma linguagem e identidade únicas.

Maria Fernanda, apaixonada pelo design, artesanato e arte, sobretudo pelo que provoca a emoção, criou a Yankatu com o objetivo de criar produtos que unissem ética e estética, natureza, o consumo consciente e que valorizasse as práticas tradicionais e a memória. Um objeto com “alma”, como bem define a palavra Yankatu: “Yankatu é a terceira alma, a pura essência, beleza, aquilo que confere dignidade ao ser humano”, explica Maria Fernanda. “Quero com a Yankatu valorizar o trabalho artesanal brasileiro, propor um novo olhar para essa riqueza imensa que existe e tem na imperfeição sua maior beleza”, finaliza.

Ao buscar a autenticidade, a beleza e a singularidade das peças, Maria Fernanda sentiu a necessidade de ir além das criações para Yankatu, e decidiu abrir um espaço onde pudesse compartilhar artistas e designers que conhece pelo seu caminho, apresentando suas trajetórias artísticas e peças ainda inéditas no mercado. A partir de outubro, o estúdio da Yankatu começa a ser um novo endereço para exposições exclusivas, com diversas delas já agendadas. A primeira exposição é “Pollume Brilha”, da artista Clarice Borian, que apresenta seu riquíssimo trabalho, tendo como inspiração maior a natureza. A abertura acontecerá no dia 6 de outubro, com o nascimento do Pollume e contará com uma instalação botânica feita pelo Diego Lahóz, da Flores no Cimento e uma experiência gastronômica de Zana Maria Alves.

O trabalho de Clarice Borian surgiu da intenção de sentir a força da Natureza e a vibração da palavra, somando a delicadeza do bordado. “Quando avistei a árvore, entendi o quanto ela quer ser vista e a vida olhada. A imaginação espera por esse silêncio que faz da fantasia a semente”, elucida Clarice.

Para a exposição, o grande destaque é a peça inédita Pollume, idealizada por Clarice Borian, desenvolvida em co-autoria com Maria Fernanda e participação da designer Maria Helena Emediato, do joalheiro e ourives Ezequiel Romero e de Guilherme Chimenti da ZOLT Lab. O Pollume é uma luminária que traz uma atmosfera lúdica e onírica. Delicado e forte, Pollume em sua estrutura é composto por esferas de madeira, prata e bronze

“Pollume é cruza de polvo com vagalume, comenta Clarice. “Pollume vem de outro planeta para jogar luz no que realmente importa e que talvez o ser humano tenha deixa um pouco de lado”, completa Maria Fernanda.

Serviço:
Exposição: Pollume Brilha no Estúdio Yankatu
Abertura: 6 de outubro, sábado das 16h às 20h
Visitação: de 8 de outubro a 11 de novembro, das 10h às 18h com hora marcada. Sábado e domingo fechado
De 15 a 19 de outubro estará fechado por conta da participação do estúdio na Semana Criativa de Tiradentes.
Rua Professor Filadelfo Azevedo, 521 — Casa 2 – Vila Nova Conceição
(11) 98142-2200

Contatos:
Estúdio Yankatu
(11) 981-422-200
https://www.yankatu.com.br/

Clarice Borian
(11) 991-366-976
https://www.clariceborian.com/