Mimetismo entre arquitetura e design de Paulo Niemeyer em “Desejo de família”

Paulo Niemeyer para Breton

Arquiteto e urbanista, o bisneto de Oscar Niemeyer encara o design como um grande hobby, algo que lhe dá muito prazer e lhe permite colocar a emoção em suas criações. As peças costumam remeter à arquitetura, com um conceito estrutural mais elaborado, em um perfeito mimetismo entre arquitetura e design.

Baseado nestes conceitos, Paulo desenvolveu uma linha especial com dez peças, que compõem a coleção “Desejo de família” da Breton.
“Queremos contribuir para que espaços vazios façam parte da arquitetura, e compor o ambiente com arquitetura interior. Nessa sinergia, uso muito aço e madeira, além de curvas, delicadeza, suavidade e simplicidade.”

Paulo Sérgio Niemeyer – A atuação de Paulo Sergio Niemeyer data mais de 20 anos. Bisneto do grande nome da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer, Paulo sempre teve um convívio muito próximo a seu bisavô. Desde sua infância já corria e brincava entre projetos, croquis e giz.

O talento sempre lhe foi nato. Uma vocação descoberta quando muito jovem e apurada ao longo do tempo, colaborando no desenvolvimento de projetos de Oscar Niemeyer realizados em muitas cidades brasileiras como aqueles construídos no Caminho Niemeyer em Niterói/RJ, Torre de Natal em Natal/RN, o Auditório São Paulo no Parque do Ibirapuera, em São Paulo/SP, Palácio Arariboia, Portugal Pequeno, restauro do Forte do Imbuí, Solar do Jambeiro em Niterói/RJ, Memorial Luis Carlos Prestes em Porto Alegre/RS, entre outros e no exterior a exemplo o Sede do jornal L’Humanité – Saint-Denis – França.

Sempre partilhando com o grande artista Oscar a busca da surpresa arquitetural. Não faltam “afinidades eletivas” entre Oscar e Paulo Niemeyer: a compreensão de que arquitetura é invenção, a procura de novas formas de comunicação visual, a preocupação em harmonizar espaços cheios e vazios, a eleição pelas curvas, torna seu bisneto o herdeiro das curvas de Niemeyer.

Foi em 2008 que Paulo Passou a se dedicar em projetos próprios, abrindo Niemeyer Arquitetos Associados. Em 2010, com seu bisavô, abre o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais – INPUC, instituição sem fins lucrativos, pessoa jurídica com direito privado.

Contato:
Paulo Sergio Niemeyer
(21) 993-896-804
https://niemeyerarquitetura.com

Breton
(11) 4055-9707
https://www.breton.com.br/