Indústria e designers se unem para divulgar o potencial do design brasileiro internacionalmente

Plataforma4 na ICFF 2019

Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite são as quatro designers que formam a Plataforma4, que como o próprio nome diz, é uma plataforma cooperativa de design.

Com caminhos de sucesso trilhados em suas carreiras solos, as designers se uniram para desenvolver projetos especiais e pelo segundo ano consecutivo apresentaram um pouco do seu trabalho na ICFF, International Contemporary Furniture Fair, que aconteceu em Manhattan neste maio 2019. A feira é considerada a maior vitrine do setor de mobiliário de alto padrão na América do Norte e reúne 700 expositores com uma média de mais de 30 mil visitantes.

Foram ao todo 16 estúdios de design que participam do Projeto Raiz, que tem como missão posicionar os profissionais brasileiros no exterior e pelo 4º ano consecutivo levará o melhor do nosso design para a feira.

A Lider Interiores, uma das indústrias que mais incentiva o design autoral brasileiro, abraçou o projeto e estará com as designers da Plataforma4 na feira com as peças que as designers desenharam para a marca. São 4 peças: Cadeira Sal, a Poltrona Areia, a Mesa Falésia e o Buffet Aero.

As peças ficaram expostas no pavilhão de mostras regionais, onde a Plataforma4 será um dos representantes do Brasil, dividindo o espaço com designers de diversas partes do mundo. Os visitantes da ICFF tiveram a oportunidade de ver o trabalho especial da marcenaria brasileira, experimentar os móveis e conhecer mais design brasileiro de perto.

Segundo o gerente de marketing da Lider Interiores, Tiago Nogueira “A feira é uma excelente oportunidade para apresentarmos o design brasileiro, gerar novos negócios e parcerias”.

Mesa Falésia: Suavidade nos contornos e os detalhes sutis são os destaques da peça. O tampo apresenta espessura variável, bordas arredondadas e uma fenda central com uma aplicação de marchetaria. O perfil do tampo nas cabeceiras remete às falésias presentes na costa brasileira. Os pés torneados são levemente inclinados para dar estabilidade e permitir o melhor aproveitamento do espaço sob a mesa. (Premiada no Salão do Design de 2018 na categoria Indústria).

Poltrona Areia: A peça proporciona um sentar tipicamente brasileiro, descontraído e confortável. A estrutura de forma orgânica e linhas arredondadas traz suavidade e delicadeza ao produto. A concha de couro e a almofada proporcionam acolhimento e o conforto à peça. O balanço lateral da concha de couro suspensa remete às redes e ao balanço dos barcos e trazem uma sensação de bem-estar. A poltrona Areia está disponível em duas versões, uma inteira em couro e outra com almofada em tecido.

Cadeira Sal: É uma peça que nasceu da busca da simplicidade e o mínimo essencial, o que torna seu desenho atemporal. A estrutura é formada por uma linha contínua e fluida que contorna a peça. Com conforto e ergonomia, seu desenho delicado e feminino resulta em uma estética suave que se incorpora a diversos ambientes.

Buffet Aero: A estética do mobiliário do movimento Branco & Preto foi traduzida para um desenho contemporâneo, pelas mãos das designers que pesquisaram as técnicas construtivas, materiais utilizados e linguagem do Branco & Preto para criar o buffet Aero.

A peça tem referências claras da arquitetura moderna brasileira, através de uma estrutura em madeira maciça torneada, volume principal suspenso, descolado dos pés e apoiado em uma viga central. O fechamento em palhinha, que remete aos cobogós muito usados nessa época, é aplicado na frente e verso do móvel, o que permite o seu uso como divisor ambientes. O Buffet Aero é um móvel leve, atemporal e bem brasileiro.

Contatos:
Plataforma4
(11) 999-809-978
https://www.plataforma4.com/

Lider Interiores
0800 283 1220 / (37) 3244.0300
http://www.liderinteriores.com.br/