Para dar um novo sentido e renovar objetos não é preciso ter um conhecimento avançado: basta um olhar apurado e criatividade, como os exemplos apresentados pelo Studio Cris Paola e o escritório JMA Estúdio

Ambientação com reutilização criativa

Cris Paola e JMA: novos ares e usos para peças e móveis antigos no décor

Atentas ao cuidado com o meio ambiente e seguindo a filosofia que tudo pode ser transformado, as arquitetas dos escritórios Studio Cris Paola e JMA Estúdio reuniram ideias para inspirar e trazer um novo uso para peças que iriam ser descartadas ou estavam sem função em casa.

Se preocupar com o meio ambiente e ter consciência sobre o que é consumido também faz parte do processo de decorar. Para projetar novos ambientes, não necessariamente é preciso escolher móveis novos que acabaram de sair das lojas. É possível transformar móveis ou peças que ganham novas funções a partir de um olhar apurado e criativo.

O estilo é conhecido como Upcycling e diz respeito ao reaproveitamento de objetos e materiais para a criação de novos itens pensados para diferentes funções e sem mexer nas características originais. Com esse pensamento, as arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça do escritório JMA Estúdio e Cris Paola, do escritório Studio Cris Paola, apresentam inspirações que utilizaram em seus projetos.

Uma antiga estrutura de cama do casal se transformou em uma moderna estante. O material foi pintado com esmalte branco acetinado e a peça foi revestida com papel de parede geométrico. “A família da moradora é alemã, que já traz a cultura de um olhar atento ao que pode ter o seu uso repensado. Me senti contente de continuar com uma peça antiga agregada ao projeto, revela Cris Paola.

Quem diria que uma porta de madeira maciça, que seria descartada, poderia ter sua vida renovada? No ambiente assinado pelo escritório JMA Estudio, a porta foi transformada em prateleiras. Cada uma com um tamanho diferente e fixadas por meio do sistema de mão francesa, a reutilização criativa trouxe a funcionalidade de apoiar os objetos decorativos para o home office. “Com um bom corte, lixamento simples, e pintura foi possível transformar a peça e a economizar no orçamento da obra”, revela arquiteta Fernanda Mendonça.

Contatos:
Studio Cris Paola
(11) 3071-2888
http://www.studiocrispaola.com.br

JMA Estudio
(11) 97178-2643
http://jmaestudio.com.br