Neste tempo de liquidez, da pós-modernidade, as pessoas estão mais preocupadas com sua qualidade de vida

Compactos por Adriana Canova

Este pensamento interfere basicamente no modo de viver, que não está mais relacionado a ter coisas e sim aprender a gerenciar. Além disso, o espaço em grandes centros urbanos tem sido algo cada vez mais escasso e precioso, é por isso que os apartamentos compactos são tendência e se mostram como solução para estas questões.

Define-se por compactos os apartamentos com metragem entre 10 e 35m², que possuam seus ambientes integrados dentro de um único espaço, não sendo definidos por paredes, mas layouts que se transformam em um mesmo espaço. Ou seja, a sala de jantar pode ser um dormitório, uma área de trabalho, ou o que mais o morador precisar.

“A primeira vantagem de ter um apartamento compacto é ter um imóvel de valor acessível e com baixo custo de manutenção, o que difere de um grande apartamento ou residência, onde o morador tem um custo muito alto para manter ou comprar a propriedade. Outra grande vantagem é que em alguns apartamentos há duas vagas na garagem, benefício de grande valor nos imóveis, atualmente”, explica a Arquiteta, Adriana Canova.

Segundo ela, antes de decidir morar em um apartamento compacto, é importante estar atento e ciente de pontos como montagem do ambiente, soluções de integração e o pouco espaço para armazenamento. “É um apartamento mutante, em estado de transformação. Cada vez que você deseja usufruir de um ambiente, ele deverá ser montado antes. Além disso, como é algo pequeno, se faz necessário levar em conta a necessidade de soluções de integração e pouca possibilidade de armazenamento de itens”.

Como se trata de um espaço reduzido, é importante buscar a melhor forma de explorá-lo, para que atenda às necessidades do morador. “É necessário um estudo profissional para que o projeto adeque ambiente, móveis e decoração, tornando-o harmônico e funcional.

A integração é a chave nesses imóveis”, ressalta Canova. “Para o profissional, é um desafio maravilhoso, uma possibilidade incrível de apresentar uso forte de criatividade, soluções ímpares, além de personalização”, acrescenta a Arquiteta.

Contato:
Adriana Canova
(11) 4807-5966
https://www.instagram.com/adrianacanova.arquitetura