Kura é a nova empresa de assessoria em arte de Camila Yunes Guarita

Kura, que vem do alemão Kuratorium e significa ‘curadoria’, vem ao encontro dos anseios de sua criadora, Camila Yunes Guarita, uma apaixonada pelo mundo das artes, que deu seus primeiros passos nesse universo, ainda na faculdade. Aos 18 anos, criou um blog onde entrevistava artistas e publicava notícias sobre feiras e exposições. Após um convite para trabalhar na galeria Nara Roesler em São Paulo, ela teve a certeza de que era o que realmente queria para sua vida profissional.

Algum tempo depois, e com mais bagagem, Camila viajou a Paris para trabalhar na galeria Continua, uma das maiores e mais prestigiadas do mercado, o que lhe trouxe mais know-how e entusiasmo pelo que fazia. De volta ao Brasil e após solicitações de amigos por indicação do que ver, aonde ir e o que comprar, estava certa do caminho que iria traçar, como ela mesma atesta: “Voltei e queria criar algo meu, algo que faltasse aqui no Brasil. Sempre muito à vontade para desmistificar a arte, de aproximar as pessoas disso e mostrar-lhes um novo universo.”

“O meu intuito com o ‘advising’ é fazer com que eu possa, não somente, ajudar o consumidor a expandir o lucro, mas o desejo de entrar em contato e aprender”, pondera Camila, e completa: “A arte transformou a minha vida e continua fazendo isso diariamente. O meu intuito é entender, não apenas o que está nos olhos, e sim todo o processo por trás da obra e fazer o mesmo com a vida daqueles com quem eu trabalho.”

Aos 25 anos, Camila é referência quando o assunto é arte e desenvolve um trabalho estratégico e customizado para cada cliente. “Desenho uma linha curatorial de coleção em que seguimos à risca as peças que serão adquiridas. Assim formo coleções sólidas e estruturadas. Faço pesquisa de mercado, valorização”, conta. A profissionalização do seu trabalho se consolida com a criação de um novo movimento chamado ‘Kura by Camila Yunes’, que acaba de nascer e visa proporcionar novas experiências, agregar conhecimento, gerar interesse, trazer novidades para o mercado e para novos públicos.

Como a arte não tem fronteiras, tão menos idade, Camila atende um público variado que vai, em sua maioria, dos 18 aos 70 anos. “O mais estimulante é ver cada vez mais jovens interessados pela arte”, pontua. “Apreciar arte é muito mais do que só olhar o que está na sua frente e sim entender todo o processo por trás da obra, conhecer o artista, ter um contato mais profundo com aquilo que fará parte da sua vida. E o mais gratificante é ver a evolução do olhar e o conhecimento de cada um diante de arte, além de uma paixão que vai crescendo”, finaliza Camila.

Camila Yunes Guarita, ainda em São Paulo, de 2011 a 2013, teve sua primeira atuação profissional no mercado de artes na galeria Nara Roesler. Lá, trabalhou em vendas para coleções privadas e públicas. Participou de feiras de Arte Contemporânea e acompanhou o processo artístico de alguns artistas da galeria. Entre 2013 e 2014, Camila integrou a equipe italiana da galeria Continua em Paris, na França, onde participou na idealização das exposições individuais de Michelangelo Pistoletto, Hans Op de Beck e Antony Gormley. Trabalhou na Assessoria de venda das obras dos artistas representados pela galeria e era ponte entre França – Brasil, atendendo e prospectando colecionadores brasileiros.

Serviço:
Kura
camila@kuraarte.com.br
http://kuraarte.com.br