Associação Ether / vale tudo menos tirar olhos marcou a cultura fotográfica em Portugal nas décadas de 1980 e 1990
O livro, um requintado volume com mais de trezentas páginas, conta a história da associação cultural Ether/vale tudo menos tirar olhos, cuja actividade ficou indelevelmente associada à galeria de exposições de fotografia que funcionou em Lisboa entre 1982 e 1994. A Ether foi um espaço fulcral na consolidação da fotografia portuguesa, abrindo espaço a novas gerações de fotógrafos, assim como construindo a história da fotografia em Portugal que ainda estava por inventar.
Este livro de Susana Lourenço Marques percorre as exposições que tiveram lugar na Ether descortinando o seu sentido e a lógica de um programa expositivo que deu forma a um espaço singular. A Ether funcionou como laboratório de história, encontrando na poética da sua acção as coordenadas para a emergência da história das imagens bem como das imagens para a história.
O livro vai ser apresentado por Emília Tavares no Museu Nacional de Arte do Chiado, em Lisboa, no próximo dia 20 de Novembro, e no dia 5 de Dezembro no Porto, no Cinema Passos Manuel. No dia 6 de Dezembro, na Fnac Norteshopping, em Matosinhos, haverá a ocasião para revisitar passagens do filme Olho de vidro, em conversa com a autora e com José Soudo.
Estruturada como uma associação, a Ether, organizou exposições e edições que deram corpo a novos olhares e discursos. A recolha, inventariação e leitura crítica realizada por Susana Lourenço Marques permite compreender o seu programa ecléctico e o modo como se estabeleceram as fundações indispensáveis para o reconhecimento de um valioso património de referências históricas.
Ao longo dos seus treze anos de actividade, entre 1982 e 1994, realizaram-se vinte e sete exposições que ampliaram a relação entre fotografia, cinema, desenho, pintura e literatura. Este livro percorre essas exposições que recuperam o património fotográfico das décadas de 1930 a 1960, redescobrindo nomes então esquecidos e hoje fundamentais — como Victor Palla e Costa Martins, Gérard Castello-Lopes, António Sena da Silva, Carlos Afonso Dias ou Carlos Calvet — e apresentando uma nova geração de autores — como Daniel Blaufuks ou Augusto Alves da Silva.
Esse percurso culminou nas comemorações dos 150 anos da invenção da fotografia com duas retrospectivas-síntese da História da Fotografia em Portugal, onde se forjou a base para a obra seminal de António Sena, a História da imagem fotográfica em Portugal.
A publicação não é um mero relato dessa história, e constrói um olhar singular sobre este espaço de produção, formação e circulação da fotografia. Assim se revelam os seus protagonistas, mas, sobretudo, uma relação efectiva com as imagens fotográficas, descoberta nos seus formatos de eleição: as exposições e os livros.
O volume foi editado em parceria com a Pierrot Le Fou e publicado com o apoio da dgArtes (Ministério da Cultura)
SUSANA LOURENÇO MARQUES (Caldas da Rainha, 1975), é professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorada em 2016 em Comunicação e Arte pela na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autora dos livros Lições de Hospitalidade (2006) e Pó, Cinza e Nevoeiro, ensaio sobre a ausência (Prisma, 2018) e co-editora de Ag, reflexões periódicas sobre fotografia (Porto, 2009). Comissariou as exposições Plano Geral, Grande Plano (Casa da Memória, 2013) e Quem te ensinou? — Ninguém de Elvira Leite (FBAUP, 2016). Em 2014 foi co-fundadora da editora Pierrot le Fou.
Ficha:
Ether/vale tudo menos tirar olhos
Um laboratório de fotografia e história
Susana Lourenço Marques
Dimensões: 328p., 17,5×24,5
Edição: Dafne Editora
Data: Novembro de 2018
ISBN: 978-989-8217-46-2
Design: Susana Lourenço Marques
Preço: Trinta euros
Comprar
Contato:
Dafne Editora
Livros de arquitectura
+351 22 200 55 79
dafne@dafne.pt
http://dafne.pt