Territórios em conflito, de Raquel Rolnik, é um livro sobre o passado, o presente e o futuro de São Paulo, cidade-mundo de 20 milhões de habitantes
Um dos principais nomes do urbanismo brasileiro, Raquel Rolnik apresenta, em linguagem simples e direta, os conflitos, temas e opções políticas que definiram a história da metrópole, desde sua fundação até hoje.
Apesar de ser um poderoso polo econômico, financeiro e cultural, São Paulo é marcada pela pobreza, pela desigualdade e pela incerteza quanto a seu futuro. Ao refletir sobre a trajetória da cidade, a autora aponta caminhos para que se possa construir, aqui e agora, um lugar melhor e mais justo.
A primeira parte do livro, “São Paulo”, é uma versão atualizada e ampliada da obra homônima de grande sucesso publicada em 2001. A segunda traz 46 artigos em que Rolnik se posiciona sobre questões atuais da vida da cidade. A última parte reúne quatro ensaios que analisam desde a formação das imensas periferias nos anos 1970 até as manifestações que tomaram as ruas do país em junho de 2013.
A urbanista e arquiteta Raquel Rolnik é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (1989-92) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-07). De 2008 a 2014 foi relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada. É colunista da Rádio USP, do Yahoo e também escreve no blog raquelrolnik.wordpress.com. É autora, entre outros, de A cidade e a lei (Studio Nobel, 1997) e Guerra dos lugares (Boitempo, 2015).
Ficha:
Territórios em conflito
Raquel Rolnik
Capa: Thiago Lacaz
Páginas: 280
Formato: 14 cm x 21 cm
Acabamento: brochura
Área: arquitetura e urbanismo
ISBN: 978-85-68493-43-4
Comprar: Estante / Travessa / Saraiva
Serviço:
Editora 3 Estrelas
(11) 3224-4700
http://www.editora3estrelas.folha.uol.com.br/