Entenda como deve ocorrer a instalação do produto, os aspectos que devem ser avaliados antes da compra e o tipo de gás necessário para cada aparelho.

Lorenzetti esclarece dúvidas sobre aquecedores de água a gás

Por ser um produto com características mais técnicas, Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, tira dúvidas sobre a escolha do aquecedor ideal, como fazer a instalação e a manutenção, além do funcionamento do equipamento.

Antes de comprar o produto, o que deve ser observado?
Basta se atentar a algumas características, que identificarão o modelo adequado para a necessidade. A quantidade de pontos de aquecimento simultâneos determinará quantos litros de água por minuto o produto deve atender; a pressão de água e o ambiente em que o aparelho será instalado são essenciais também. Já o diâmetro da saída da chaminé é fundamental para identificar o tipo de exaustão; o gás utilizado também é determinante, pois um produto que funciona com gás natural (GN) não poderá ser utilizado com gás liquefeito de petróleo (GLP) e vice-versa.

O equipamento a gás natural pode ser convertido para GLP e vice-versa?
Sim, desde que seja alterado o sistema de funcionamento a gás. A conversão deve ser realizada por um técnico habilitado para a execução, que fará as modificações no aparelho. É importante esclarecer que um aparelho que atende GN não pode ser instalado para receber GLP e vice-versa. As principais diferenças entre os dois gases é que o GLP apresenta maior poder calorifico e é mais pesado que o ar. O GN, por sua vez, tem um poder calorifico menor e é mais leve que o ar.

O aquecedor de água a gás pode ser instalado dentro do box?
O local de instalação deve atender aos requisitos estabelecidos pela norma NBR 13.103, que leva em consideração o tipo do aparelho e as condições adequadas do ambiente, assim como o sistema de exaustão do produto. Ainda segundo a norma, “banheiros e dormitórios não podem receber aparelhos de utilização a gás em seu interior, exceto aparelho de fluxo balanceado”. O aparelho de fluxo balanceado é totalmente vedado e conta com um duto para utilização do ar externo, permitindo a entrada do oxigênio de combustão, além de expelir os gases provenientes da queima diretamente para fora da edificação.

É possível economizar energia na hora do banho?
Atualmente, existem muitos aquecedores de água a gás que possuem dispositivos que ajudam na economia de energia, como a modulação automática da chama, que controla a saída de gás, mantendo a chama na altura ideal e temperatura estável. A chave de inverno e verão também favorece a economia, uma vez que, em dias mais quentes, o consumo de gás pode ser diminuído, pois há menor necessidade de aquecimento da água. Os dois dispositivos ajudam consideravelmente na economia de energia na hora do banho.

Serviço:
Lorenzetti
(011) 2065-7200
lorenzetti.com.br