Profissionais de arquitetura Bruno Moraes, Cristiane Schiavoni e Pati Cillo mostram como projetar um ambiente de relaxamento em casa e o que há de mais novo no mercado

Banheiro SPA com toque profissional

SPA com ofurô projetada pelo arquiteto Bruno Moraes, banheira de hidromassagem da arquiteta Cristiane Schiavoni, banheiro SPA executado por Pati Cillo em parceria com a Figoli Ravecca e lâmpadas de cromoterapia no SPA de Cristiane Schiavoni

Em casa, sabemos que o banheiro é mais que um ambiente fundamental. Além da preocupação de sempre mantê-lo impecável, o ambiente tornou-se um lugar de relaxamento e de estar apenas consigo. Depois de um dia cansativo, quem não deseja um banho para deixar a água quente cair no corpo e sair do banheiro com uma outra sensação?

Seja pequeno, médio ou grande, os profissionais de arquitetura Bruno Moraes, à frente do escritório com o seu nome, Pati Cillo, do Pati Cillo Arquitetura, e Cristiane Schiavoni, que comanda seu escritório, mostram que o projeto do banheiro pode ir além do trivial e se configurar em um banheiro SPA. A pergunta é: por que não ter esse prazer em casa, não é mesmo?

No projeto da reforma ou de construção de um novinho, é preciso ter em mente o desejo real dos moradores. Por exemplo: precisa ser uma banheira dupla ou para apenas uma pessoa? Qual o tipo de chuveiro? Incluir um espaço duplo na bancada – perfeito para a vida do casal –, é de fato relevante para a vida dos dois? “Para planejar o espaço, devemos pensar esses itens de forma integral, bem como considerar a circulação”, destaca a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Ao analisar todos os pormenores, é hora de estudar o layout. Para isso, o profissional de arquitetura deve iniciar o entendimento sobre a dinâmica do uso do ambiente, que é muito particular para cada pessoa. Em cômodos com banheira de hidromassagem, há quem prefira usar primeiro a ducha e depois partir para a imersão.

“Nesse caso, podemos criar um acesso direto do box da ducha para a banheira, sem a necessidade de circular pelo espaço do banheiro”, explica o arquiteto Bruno Moraes. Quando o cliente expressa a preferência pela ducha dentro da própria banheira, o arquiteto aconselha a colocação de uma versão de teto centralizada no eixo da banheira, provendo assim um banho mais confortável.

Uma ressalva importante trazida por Cristiane e Bruno Moraes: um banheiro SPA não implica na prerrogativa de se ter uma banheira. A depender da área do cômodo ou mesmo da predileção, as colunas de hidromassagem promovem a função de relaxamento, duplicando o espaço do box, oferecendo descanso ilimitado, praticidade e alta tecnologia. Os usuários podem regular a intensidade e a temperatura dos jatos de acordo com o gosto pessoal.

Revestimentos para o SPA – Avançando por mais um capítulo, para cunhar o conceito de banheiro SPA o projeto precisa investir em materiais de qualidade como louças, metais revestimentos e a iluminação propícia para uma atmosfera relaxante e acolhedora. “Gosto muito da tecnologia que provê  os porcelanatos a possibilidade de remeter à madeira, couro e outros elementos que trazem a sensação acolhedora sem usar o próprio material.

Dessa forma, concebemos um ambiente muito seguro para a utilização da água e produtos químicos”, diz Cristiane Schiavoni.

Na mesma preocupação com a resistência para essas áreas molhadas, o arquiteto Bruno Moraes se diz fã de revestimentos cerâmicos, como os hexagonais, e as pastilhas de porcelanas, que produzem um efeito muito charmoso aos projetos.

Ele aproveita para destacar a ressalva na especificação de madeiras, haja vista nem todas são duráveis para ambientes expostos à umidade frequente. “Quando opto pelo material, a Cumaru é minha favorita. Dependendo da proposta do ambiente, não conseguimos fugir da madeira, pois seu estilo rústico é inconfundível”, compartilha.

Tanto Bruno, quanto Cristiane e Pati Cillo já apontaram seus olhares para o amadeirado e outros componentes que evocam o bem-estar. “O branco sempre será a cor mais usada num banheiro… aquela escolha que não tem erro e com mais chance de agradar a todos. Mas hoje em dia vale equilibrar o branco com o emprego de outras tonalidades e materiais, como a madeira”, relata a arquiteta Pati Cillo.

Iluminação – De que adianta cuidar de todos os detalhes e não priorizar a iluminação? “Sempre digo para os clientes que a iluminação contribui com eficácia para esses ares de calma que eles anseiam”, ressalta a arquiteta Pati Cillo. Assim, o projeto luminotécnico deve prover uma iluminação geral, uma luz mais leve para o espaço do banho e outra uma mais focada para os cuidados de skincare, maquiagem e fazer a barba.

Novidades no mercado -Junto com boas ideias apresentadas pelos arquitetos, produtos desenvolvidos pelo mercado contribuem na missão de deixar o banheiro de casa muito perto – ou até melhor – que os ambientes de hotéis e clínicas!

Já pensou no desconforto de sair do banho e pisar no piso frio? Cristiane Schiavoni explica que o piso aquecido é a solução. “Super fácil de aplicar, o morador consegue controlar a temperatura de piso e sensação de bem quentinho”, afirma. Outro item que a profissional não abre mão é o toalheiro aquecido, que exerce a função de secar as toalhas usadas na vez anterior e deixá-las aquecidas para o uso. “Aposte sempre nos pequenos detalhes que completam o prazer pós-banho”, recomenda.

Com o mesmo pensamento de comodidade após o banho, o mercado conta com modelos de box produzidos com ventosa de silicone na lateral, que não deixam o vapor de dentro vazar. Para tanto, são instalados do piso ao teto, transformando o espaço em uma verdadeira sauna.

“Segundo os especialistas em pele, o vapor colabora para a abertura dos poros, sendo perfeito para esfoliações, hidratação do cabelo e outros procedimentos estéticos”, enumera Bruno.

Outra sugestão diz respeito aos espelhos antiembaçantes, que são modelos funcionais ligados na tomada. “Todos sabemos como é chato querer se arrumar depois do banho e ter o espelho tradicional todo embaçado. Por isso, é importante prevermos desembaçadores que são instalados por trás do espelho, deixando sua imagem certinha e sem precisar passar a mão”, recomenda Cristiane.

Além dessa funcionalidade, os espelhos podem trazer iluminação frontal, estilo camarim, para não gerar sombra e auxiliar na hora da maquiagem “Quando a iluminação vem apenas pelo teto, as sombras no rosto são inevitáveis”, detalha a arquiteta. Outro detalhe valioso está na atenção em adquirir uma lâmpada com índice de reprodução de cor maior que 80%, que reproduzirá fielmente as cores da maquiagem.

Colunas de hidromassagem – A Roca apresenta duas sugestões: o Essential 2.0 assegura o controle com precisão da temperatura e vazão da água, além de contar com quatro saídas, incluindo chuveiro de mão. Já Evolution propõe mais um passo ao oferecer com cinco saídas, aumentando a intensidade do fluxo da água na hora do banho. Ambos são fabricados em aço inoxidável e misturador termostático.

Banheiras freestanding – Caso a opção seja por uma banheira de imersão – sem a ativação da hidromassagem, a Roca dispõe de sugestões produzidas em acrílico. A vantagem é que não precisam de acabamento em alvenaria, tornando a instalação ainda mais fácil e prática. Outro ponto interessante é que o modelo de imersão demanda apenas uma saída de água e uma tubulação para o esgoto.

Contatos:
Bruno Moraes Arquitetura
(11) 2062-6423
http://brunomoraesarquitetura.com.br/

Cristiane Schiavoni
(11) 3649-4900
http://www.cristianeschiavoni.com.br/

Pati Cillo Arquitetura
(11) 969-306-898
https://www.paticillo.com.br/

Roca
0800 701 1300
http://www.br.roca.com/


[Home Arqbrasil]