Soluções de marcenaria planejada otimizaram o espaço para que a bagagem trazida pelo casal coubesse nesse studio

Glaucio Gonçalves em studio de 34 m2

Pode-se dizer que realizar o sonho de outras pessoas é uma ousadia, mas é isso que os arquitetos fazem o tempo todo. Por ter se especializado na decoração de studios e micro-apartamentos, o arquiteto Glaucio Gonçalves se debruçou em mais este projeto, desta vez em Pinheiros – SP – em geral, os casais procuram bairros mais descolados, perto do trabalho, próximos do metrô e rodeados de serviços.

A missão, aqui, era fazer caber em 34 m2 toda bagagem que os noivos iriam trazer da casa dos pais. Com um conceito inovador de “pay-per-use” – no qual o morador tem a possibilidade de contratar serviços como uma diarista, lavanderia e até passeador de cães –, o mais importante no projeto é integrar os ambientes, fazer intervenções pontuais, proporcionar comodidade e dar uma sensação de amplitude. “Sem grandes quebra-quebras e com alguns truques e criatividade, é possível vencer a metragem enxuta, proporcionando praticidade, funcionalidade e um pouco de privacidade ao casal”, diz o arquiteto.

TruquesAo entrar nesse apartamento, moradores e visitantes se deparam com a sala de jantar, que foi criada para dar suporte à cozinha. Um dos truques deste projeto para otimizar ao máximo a metragem foi transformar o terraço em cozinha – um espaço para as refeições e convivência. Estrategicamente, a sala de jantar ficou entre a cozinha e a sala de estar, e nos dias de receber visitantes é possível tirar a mesa de jantar, podendo acomodar sentadas em torno de oito pessoas.

Tudo Organizado – Outro truque do arquiteto foi criar um armário de ponta a ponta da parede da sala para os moradores organizarem seus objetos pessoais. Nos studios, soluções de marcenaria planejada são imprescindíveis para otimizar o espaço.

Dolce Far Niente – O quarto está totalmente isolado. A cama – com cabeceira almofadada – está paralela ao armário, que tem as portas espelhadas para ampliar o ambiente. O projeto de iluminação embutida proporciona mais aconchego.

Tudo Integrado – O porcelanato de madeira integra todos os ambientes – sala, cozinha e quarto. Entre as vantagens desse material, é que tem baixa absorção, não mancha, requer pouca manutenção e é durável.

Duas Caras – O banheiro ganha “ares” de lavabo com a pia esculpida e armário fechado com espelho. É uma boa opção para que os visitantes se sintam à vontade ao usar o toalete, sem invadir a privacidade dos moradores.

Paleta de Cores – Cores neutras dão o tom a todo este projeto. O clean é tendência, fazendo qualquer ambiente parecer maior e mais iluminado. Pias brancas – tanto na cozinha, como no banheiro –, criam sincronicidade na composição da decoração.

Contato:
Glaucio Gonçalves
(11) 993-931-616
http://portal.glauciogoncalves.com/