Ramiro Moura, sócio-diretor da Robotton, orienta sobre os cuidados antes de disponibilizar um apartamento para locação no Airbnb

Considerações para locação no Airbnb

Ramiro Moura, da Robotton

Exemplo de economia colaborativa, plataformas de hospedagem temporária como o Airbnb têm sido motivo de polêmicas nas conversas entre condôminos, síndicos, porteiros e administradoras. Isso porque uma parcela dessa população acredita que a rotatividade excessiva de locatários e o deficiente controle da idoneidade dos usuários do serviço podem colocar em risco a segurança e a tranquilidade dos moradores de um condomínio. Inclusive porque é difícil garantir que os locatários por temporada tenham conhecimento de todos os itens do regulamento interno.

Quando o assunto é o uso destas plataformas em condomínios, outra questão que se levanta é com relação ao desvio de funções dos colaboradores do local. A pessoa responsável pela portaria, por exemplo, precisaria, além de controlar a frequência dos usuários habituais, se manter constantemente atualizada sobre o período de permanência dos locatários de curta temporada. Já aquele que ocupa o cargo de Síndico necessita ter ciência de que, diante da presença de um morador temporário e que não está adequado à cultura interna do local, possivelmente terá mais questões de convivência para resolver.

Alguns condomínios têm regulamentado o uso de plataformas de locação temporária por seus condôminos com regras internas, enquanto outros literalmente proibiram o uso da ferramenta por meio de votação. Legalmente, a questão também está em discussão. Tramita no Senado um projeto de lei 2.474/2019 que busca regulamentar o aluguel por temporada por meio de plataformas digitais dentro da “Lei das Locações”, criada originalmente em 1991.

Enquanto a polêmica divide opiniões, gostaria de dividir com você, proprietário de apartamento, cinco boas práticas ao decidir disponibilizar um imóvel para locação:

• Atenção às regras do condomínio – Não pratique a locação do seu imóvel por temporada ou de qualquer outra forma sem ter certeza sobre as regras do seu condomínio quanto a esses modelos de negociação.
• Garanta a segurança na intermediação – Você pode locar o imóvel por conta própria, anunciando em sites, aplicativos ou jornais, porém, é sempre mais seguro quando um intermediário especializado no negócio está envolvido na negociação. Um contrato bem elaborado é a garantia do bom relacionamento entre você e o inquilino
• Conheça o inquilino – É fundamental que você ou a empresa intermediária da negociação entenda as expectativas do candidato a inquilino, esclareça dúvidas dele, pesquise sobre as condições financeiras da pessoa e certifique-se de que ela não tenha problemas com a justiça ou de dívidas não pagas.

Não se deixe encantar apenas por facilidades, economia ou falta de burocracia. O “barato que sai caro” muitas vezes está mais perto do que a gente imagina. É preciso cuidado e respeito com o seu patrimônio, com o do condomínio e dos demais moradores.

Contato:
Robotton Gestão de Imóveis e Condomínios
(11) 3186-3400
https://www.robotton.com.br/