Foram aplicados cerca de dois mil metros quadrados de vidro na fachada, com o objetivo de otimizar a incidência solar nos ambientes internos, contribuir para a eficiência energética e proporcionar melhor integração entre os ambientes interno e externo

Vidros contribuem para a certificação LEED

O Centro Corporativo Portinari, em Brasília (DF), conquistou a primeira certificação LEED Platinum – nível mais alto de certificações concedidas para construções sustentáveis pelo Green Building Council – na região Centro-Oeste.

O edifício tem como grande diferencial seu projeto arquitetônico sustentável, que priorizou a utilização de materiais ecologicamente corretos e sistemas extremamente eficientes para otimização de recursos.

Para atender as premissas de eficiência energética, os responsáveis pela obra optaram por uma fachada com vidro de controle solar SunGuard Neutral Plus 50, da Série High Performance, da Guardian Glass.

A fachada do Centro Corporativo Portinari foi projetada para melhorar ao máximo a iluminação natural nos ambientes internos, contribuir para a eficiência energética e proporcionar a integração entre os ambientes interno e externo. Para isso, foi aplicada uma pele de vidro instalada com sistema stick.

“Esta composição contribuiu para diminuir a carga térmica e beneficiar o sistema de climatização, reduzindo a capacidade dos equipamentos e o consumo energético durante o uso e a operação.

Além disso, a tonalidade mais neutra do vidro propiciou a perfeita integração dos ambientes interno e externo”, explica Felipe Bastos, diretor comercial da Central Vidros, empresa parceira da Guardian Glass e responsável pelo processamento dos vidros.

Nas fachadas norte e oeste, foram instalados ainda brises em vidro Extra Clear laminado da Guardian Glass, fixados com sistema spider glass. “A simulação energética realizada para a certificação LEED, mostrou que os brises reduziram em 29% o ganho de calor pela envoltória”, conta Bastos.

Para Renato Sivieri, diretor de marketing da Guardian Glass, este empreendimento é mais um exemplo da importância do vidro na construção civil, que tem a sustentabilidade como uma de suas principais tendências.

“O protagonismo dos vidros de controle solar está crescendo na construção civil do Brasil, e nossos produtos podem ajudar os projetos que buscam certificações com até 20 pontos LEED”, diz.

Os vidros da Série High Performance, da linha SunGuard, oferecem variedade de aparências, combinando transmissão de luz visível de média a alta, com menor ganho de calor solar.

Por possuírem uma camada de prata em sua composição, estes vidros atendem aos mais exigentes requisitos de performance e são ideias para obras que buscam as certificações LEED e AQUA. Podem ser aplicados, especialmente, em prédios comerciais de escritórios, shoppings, hotéis, hospitais, além de obras de infraestrutura, como aeroportos.

Idealizado pela Supera Engenharia, com projeto arquitetônico assinado pelo escritório Accioly Catelli Arquitetos Associados, o Centro Corporativo Portinari possui quase 15 mil metros quadrados de área construída, distribuído em quatro pavimentos e 295 vagas de estacionamento. Está localizado em local estratégico na cidade, a 5 km da Esplanada dos Ministérios, 3 km da Rodoviária Central e a 2 km do Eixo Monumental.

Contatos:
Accioly Catelli Arquitetos Associados
(61) 3322-6597
https://www.acciolycatelli.com.br/

Guardian Glass
0800 709 2700
https://www.guardianglass.com/

Supera Engenharia
(61) 3314-1000
http://supera.eng.br/