Docol apresenta os vencedores do Prêmio Novos Arquitetos

Premiados Docol

Cozinha Park, Banheiro Borogodó, Cozinha Eco

O projeto Cozinha Park, dos estudantes Jonathan Oliveira, Andreia Chapini e Matheus Moreira, da UniCesumar Paraná, traz um conceito de cozinha compartilhada ao ar livre e foi o grande vencedor.

A Docol, maior exportadora de metais sanitários da América Latina e uma das líderes no Brasil na fabricação de torneiras, chuveiros e economizadores de água, anuncia os vencedores do Prêmio Novos Arquitetos Docol, concurso com objetivo de premiar e apresentar ao mercado novos talentos nas áreas de arquitetura e design.

O desafio dos grupos era a criação de um projeto original com uma das linhas Docol pré-estipuladas como destaque, DocolOzônio ou Mix&Match.

Em primeiro lugar, premiado com passagens aéreas e estadia em Milão, na Itália, na mesma época da Semana de Design de Milão, está o projeto Cozinha Park, dos estudantes de arquitetura da UniCesumar de Maringá, Jonathan Oliveira, Andreia Chapini e Matheus Moreira, que destacou a torneira DocolOzônio em sua concepção.

O conceito do projeto vem da frase do arquiteto João Vila Nova Artigas ‘’A cidade é uma casa, a casa é uma cidade’’. A cozinha é aberta e fica localizada no Parque do Ingá, em Maringá, seu conceito é ser simplesmente livre, sendo abraçada pela natureza, para quem quiser utilizá-la. A proposta do projeto dos estudantes vem trazer conforto a estes encontros informais, como modo de engajar ainda mais as pessoas, sem perder a essência do espaço.

Para Angelo Bucci, arquiteto de renome internacional e jurado do Prêmio “O projeto Cozinha Park, de Andreia Chapini, Jonathan Oliveira e Matheus Moreira, sob orientação de Paulo Renato inova na abordagem, oferece a cozinha à cidade como se abrisse as portas de casa ou se domesticasse o espaço público do Parque do Ingá em Maringá.’’

Em segundo lugar, vencedor de uma viagem à fábrica e produtos Docol está o grupo dos alunos de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Wolfgang Fischer, Julia Stopasolla e João Victor Ortiz com o Banheiro Borogodó. Inspirado no movimento Bossa Nova, sentimento presente no Rio de Janeiro na década de 60, o grupo traz elementos naturais que nos conectam ao passado, para integrar do interior ao externo e transformar o espaço em uma continuidade da paisagem brasileira.

O terceiro lugar, premiado com uma viagem à fábrica Docol, foi o projeto Cozinha Eco, dos estudantes de arquitetura e urbanismo Yasmin Antunes, Leticia Gandara e Danniel Felipe Saczk, da Universidade Tuiuti do Paraná. O foco conceitual do projeto é o contraste entre tecnologia e natureza, aplicado no uso dos materiais como madeira de reflorestamento e soluções Docol.

Os estudantes realizaram provas complementares e os grupos mais bem colocados nessas etapas tiveram a oportunidade de duas mentorias com escritórios de arquitetura renomados no país, Nitsche Arquitetos, BLOCO Arquitetos, Estúdio 41, RUA Arquitetos e SuperLimão. Sendo o grupo vencedor, Cozinha Park, tendo recebido mentoria do escritório BLOCO Arquitetos.

Os trabalhos finalistas foram julgados por um comitê formado por profissionais da Docol e do mercado que, sob os mesmos critérios, selecionaram os projetos mais aderentes ao propósito do concurso, entre eles estão os arquitetos Angelo Bucci e Gui Mattos, a crítica de design Baba Vacaro e o arquiteto e apresentador Maurício Arruda.

‘’Tivemos um feedback muito positivo tanto dos mentores, como dos jurados e próprios estudantes a respeito da interação entre academia e mercado que foi proposta por nós. Acreditamos que essa foi uma experiência muito enriquecedora para os estudantes, desde a concepção das provas complementares até a mentoria e finalização dos projetos, eles se dedicaram muito e o resultado ultrapassou nossas expectativas.’’, afirma Clarice Scharlau, Gerente de Marketing Docol.

Contato:
Docol
0800 474 333
https://www.docol.com.br/