Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, reúnem ideias para decorar a cozinha, considerada o novo coração da casa

Cozinhas pelo Andrade & Mello

A cozinha pode ser grande, pequena, clean, sofisticada e clássica entre outros atributos. Mas um ponto é fato: deve estar sempre preparada para atender as necessidades dos moradores. Considerar a área útil disponível é essencial para que exista circulação, funcionalidade, conforto e higiene para as tarefas.

Em busca de inspiração para cozinhas modernas e práticas? O ambiente é um dos preferidos dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do Andrade & Mello Arquitetura. Por meio de seus projetos, eles compartilham propostas de como conquistar a cozinha perfeita e cheia de personalidade.

Cozinhas pequenas – Os poucos metros estão dominando o mercado imobiliário nas grandes cidades. Neste apê de 33 m², os profissionais apostaram na marcenaria sob medida para aproveitar as paredes até o teto, conquistando assim mais área e armários. “O mobiliário planejado não desperdiça nenhum centímetro da sua cozinha”, conta Erika Mello. Os tons claros da madeira e do décor contribuem para o espaço parecer maior. E tamanho não influencia se a cozinha é boa ou não: na verdade ela precisa de um ótimo projeto e organização.

Cores na cozinha – Quem disse que a cozinha deve ser trabalhada apenas com tons neutros? Aqui, o amarelo chega forte na proposta do espaço. A ousadia das cores trouxe elegância e um clima despojado para o ambiente. A predominância do amarelo se faz presente no revestimento aplicado na parede da pia e do cooktop, além da marcenaria de MDF com laca amarela que envolve os armários. “Para o dia a dia o amarelo não é a cor mais usual. Mas dentro do conceito do projeto, o amarelo confere alegria e um contraste com a rotina na residência principal dos clientes”, explica Renato.

Cozinhas amplas – É muito importante que os móveis e os acessórios sejam proporcionais ao tamanho do ambiente. Ter os utensílios à mão é sinônimo de uma cozinha moderna. Assim, armários e eletrodomésticos devem ser posicionados para facilitar o acesso. Nesta cozinha, o projeto do escritório seguiu com os tons neutros presente nos armários e na bancada. O frontão é todo revestido por azulejos com formatos geométricos – desenhado exclusivamente pelos profissionais – que combinam tons fortes de azul e cinza, deixando a cozinha bem contemporânea e elegante.

Cozinhas personalizadas – A cozinha deve sempre ter a cara do morador, seja ela clássica ou até mesmo minimalista. Este apartamento foi idealizado para uma jovem de 24 anos recém-chegada em São Paulo. Tendo em vista o perfil delicado e romântico da moradora, o revestimento em chevron nos tons rosa, cinza e branco – cores favoritas da moradora – trouxeram personalidade para a pequena cozinha. “Qualquer estilo pode ser impresso no ambiente, basta saber as características a serem seguidas”, ressalta Erika Mello.

Cozinhas pretas – O preto na cozinha desperta um mundo de combinações, já que é sempre um tom coringa. Aqui, Erika e Renato alinharam madeira e o cinza, resultando em uma cozinha atual. Os eletros em aço inox acrescentam o que há de novo.

Contato:
Andrade & Mello Arquitetura
(11) 2309-4208 / 2309-4198
http://andrademelloarquitetura.com.br/