Para Denise Moraes, sócia do escritório AKMX Arquitetura Corporativa, o ambiente corporativo tem papel fundamental no bem-estar dos funcionários

Janeiro Branco de Denise Moraes

Denise Moraes, do AKMX

As campanhas que associam cores aos meses têm obtido sucesso ao engajar pessoas em torno de temas relacionados à saúde e que merecem atenção.

Como o início de um novo ano marca a projeção de novas metas, e melhorar a qualidade de vida é um objetivo comum de grande parte da população, há sete anos foi criado no Brasil o Janeiro Branco, uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional – algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

No mês dedicado à reflexão sobre a importância de cuidar da saúde mental, é primordial abordar o papel das empresas na promoção do bem-estar dos funcionários, especialmente no contexto da pandemia e das adaptações aos modelos de trabalho.

Afinal, de modo geral, as pessoas passam a maior parte do seu dia no ambiente de trabalho. E a pressão nas organizações, somada ao ritmo intenso das atividades, pode comprometer a saúde mental dos colaboradores.

Segundo pesquisa do ISMA (International Stress Management Association), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela causada pelo estresse: do total, 32% apresentam a Síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental intenso).

A mesma pesquisa também revelou que 9 em cada 10 brasileiros que trabalham têm sintomas de ansiedade e 47% deles convivem com a depressão em algum nível.

“É comprovado que o ambiente físico pode impactar nosso cérebro, que trabalha a partir de estímulos externos. A neuroarquitetura, aplicada em projetos, obras e construções, consiste na observação e compreensão dos impactos arquitetônicos sobre o cérebro e o comportamento humano. Por isso, é importante pensar em espaços corporativos mais humanizados e atrativos. Um ambiente funcional e, ao mesmo tempo, harmonioso contribui com o bem-estar dos colaboradores, melhora a qualidade de vida e ainda é capaz de extrair a melhor performance das equipes”, explica Denise Moraes, diretora de projetos e sócia do escritório AKMX Arquitetura Corporativa.

A especialista relaciona soluções para promover o equilíbrio nos ambientes corporativos: “Uma copa com mais cara de cozinha, espaços com materiais mais acolhedores e confortáveis, poltronas e sofás com uma luz mais aconchegante, que permitem a realização de reuniões on-line, são alguns exemplos que trazem um diferente tipo de estímulo, trazem conforto. Espaços colaborativos também são muito importantes, pois fazem com que as pessoas tenham mais contato humano e, assim, trabalhem mais satisfeitas e sejam mais produtivas”, afirma.

Baseada nesta teoria, a empresa tem se desafiado a projetar ambientes com funcionalidade, conforto, eficiência e natureza. Recentemente, a AKMX apresentou o Neuro-bio-ux: Neurociência, Biofilia e User Experience (experiência do usuário), um novo conceito em arquitetura que conecta a rotina de um escritório, baseada na neuroarquitetura, na biofilia e na customização dos ambientes, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

A proposta traz a natureza para dentro dos ambientes, provocando reações cerebrais positivas e resultando em uma grande mudança na experiência do usuário. “É possível, com o Neuro-bio-ux, que o escritório passe a ser reconhecido pelo seu papel fundamental na saúde e bem-estar dos colaboradores”, conclui Denise Moraes.

Contato:
AKMX – Arquitetura Engenharia Tecnologia
(11) 3057-3699 / (21) 2524-1098
https://www.akmx.com.br/

____________________