Inspirada nos moldes de repuxo das luminárias Bertolucci nas décadas de 1960 e 1950, a Coleção 2050 assinada por Mauricio Arruda é um convite a reviver a história, de olho futuro do design

Coleção 2050 por Mauricio Arruda

Celebrar sua história, mas com olhos atentos ao futuro. Esse foi o desafio que a Bertolucci lançou ao arquiteto-designer Mauricio Arruda, que assina a Coleção 2050. Há 63 anos, a marca de luminárias constrói sua trajetória independente, acompanhando e incentivando o desenvolvimento do design brasileiro e fomentando a manutenção da técnica de fabricação artesanal.

Em 2050, Arruda revisitou o arquivo de moldes para repuxo em metal do acervo da fábrica, próprios da estética das luminárias produzidas no final da década de 1960 no Brasil, marcada pelo uso de formas geométricas e linhas simples. A inspiração foi grande e o designer criou uma coleção composta por oito modelos idealizados para piso, mesa, parede e teto, nos quais predomina o estilo “futurista-retrô”. Luminárias de formas puras acompanhadas de uma paleta de cores especialmente desenvolvida, que vai dos tons pastel ao iridescente, como o arco-íris. Além dos básicos e sempre coringas tons preto, cinza e branco.

“Nós nos identificamos muito com os projetos do Maurício Arruda, por toda sua inventividade e trabalhos voltados a contar boas histórias, preservando a cultura brasileira e, sobretudo, criando peças atemporais e flexíveis para diferentes estilos. É um ótimo parceiro, pois seu olhar para o design converge com os elementos que fazem parte da nossa essência”, explica Eneida Bertolucci, diretora da marca.

As peças foram batizadas com nomes de cidades do mundo. São locais que tiveram destaque na estética e no design durante “mid-century” e serviram de inspiração para o desenvolvimento da coleção. São elas: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Copenhagem, Helsinki e ainda, Palm Springs, – criada em versões de piso, teto, mesa e parede. A arandela foi concebida para ter o cabo de força e o interruptor aparentes, integrantes do design e, portanto, não há a necessidade do ponto de luz.

Contatos:
Mauricio Arruda Design
(11) 3154-0396
http://www.mauricioarruda.net

Bertolucci
(11) 3873-2879
http://bertolucci.com.br