Simples ajustem podem disfarçar o tamanho dos espaços

Iluminação para ambientes pequenos

Pendente Ubatuba, Luminária de mesa Don, Luminária Riviera

Quando o assunto é decoração, nem sempre a iluminação aparece nos primeiros itens da lista, embora seja fundamental para o planejamento de cada cômodo.

Com ela, é possível destacar melhor os espaços, objetos ou até mesmo disfarçar aquelas pequenas falhas na parede e no teto. A luminosidade natural do Sol é um ponto a ser considerado nos projetos de casas e apartamentos pequenos, porém o problema surge ao acender as luzes.

Espaços muito reduzidos são uma pedida para certos tipos de fobia, pois podem dar a impressão de aprisionamento, por isso existem truques para driblar essa sensação, como colocar espelhos no elevador.

Independentemente do caso, quem preza por um lugar aconchegante dentro de casa também valoriza a possibilidade de ter um espaço que permita maior circulação.

Projetos pequenos não precisam acompanhar a ideia de aperto. Um dos truques para mexer nessa estética é investir na iluminação, assim, a funcionalidade do ambiente fica diferente e a noção de espaço também. A novidade são as luminárias que precisam apenas de uma tomada fixa. Dessa forma, não ocupam tanto espaço como os abajures, pois são fixas na parede.

No que diz respeito ao funcional, a dica são as arandelas. A Moana, por exemplo, assim como a Ubatuba, é planejada para ocupar pouco espaço substituindo o abajur e eliminando a necessidade do apoio na mesa. Ambas da Geo Luz & Cerâmica, permitem o ajuste em qualquer cantinho, pois são articuláveis e não necessitam de espaço no chão.

Com esse diferencial, podem ser utilizadas em espaços multifuncionais e, estando fora de uso, podem ser recolhidas, ou seja: é possível utilizá-las no mesmo local e mudar o posicionamento conforme a necessidade de iluminação, assim fica fácil encaixá-las onde julgar adequado.

Para uma iluminação mais específica, luminárias de design merecem ser destacadas: elas possuem valor artístico, não ocupam muito espaço e cabem em qualquer cantinho, por isso são excelentes possibilidades para ajudar na transformação visual do ambiente.

Além do mais, servem para os espaços mais íntimos — como os quartos. Nesse caso, a luminária Don, que possui uma vasta opção de cores, fica entre as indicadas, junto à Riviera, que cabe até em um espaço na janela.

Essas luminárias são 100% feitas à mão pelo designer brasileiro Maurício D’Ávila — e em cerâmica, material bem mais resistente ao clima e ao tempo. Claro que ao decorar um local com valor afetivo como a nossa casa, é importante investir em algo que tenha a qualidade ideal para não se desgastar com o tempo.

Contato:
Geo Luz & Cerâmica
(19) 3032-1053
http://geoceramica.com.br/