Do – A Caminho da Serenidade, exposição desvenda a arte japonesa do Ikebana

Ikebana no Japan House São Paulo

Até 04 de agosto, o centro cultural apresenta mostra sobre a prática da Ikebana, arte de montar arranjos com plantas. Programação inclui palestras e workshops sobre essa importante manifestação cultural japonesa – também para crianças durante as férias de julho.

Cultivando o simbolismo e a tradição da Ikebana – arte da vivificação floral por meio de arranjos -, o térreo da Japan House São Paulo ganha novas cores e formas com a chegada da exposição ‘DO – A Caminho da Serenidade’, de 29 de junho a 04 de agosto.

Realizada em parceria com a Associação de Ikebana do Brasil, a mostra apresenta trabalhos especiais, instalação permanente e programação paralela que retratam e desvendam detalhes desta filosofia, também conhecida como Kado, – literalmente ‘ka’ (flores) e ‘do’ (caminho).

Trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses, a arte da Ikebana está diretamente ligada a outras tradições englobadas pela filosofia DO, como Chado (Chá), Kodo (Incenso) e Budô (artes marciais), entre outras. Repleta de simbolismos que tem como ponto principal o céu, a terra e a humanidade, sua composição harmônica reúne, em um só arranjo, ritmo, cor e linearidade. Diz-se que o ato de deixar uma flor na vertical ao montar um arranjo, remonta à antiga crença de que os deuses descem à Terra por intermédio desta flor, que está de pé.

Durante os séculos, essa cultura absorveu diferentes influências e ganhou novos espaços e usos, que vão além dos tradicionais rituais, dando origem a variados estilos de Ikebana, integrando atos que fazem parte do espírito omotenashi de acolhimento, como o fato de colher a mais bela flor do jardim para ofertar a uma visita recebida em casa.

Com curadoria de Erisson Thompson de Lima Junior, Presidente da Associação de Ikebana do Brasil, a exposição busca disseminar a prática cotidiana desta arte, apresentando semanalmente ao público dez novos e diferentes arranjos, sempre respeitando o ciclo de sazonalidade da natureza.

No total serão 50 arranjos, que serão trocados semanalmente pelas escolas associadas à Associação de Ikebana do Brasil, além de uma instalação permanente assinada pelo curador. Para se aprofundar na filosofia, haverá programação especial que inclui demonstrações práticas desta arte japonesa: às terças-feiras (09, 16, 23 e 30/07), às 11h. E todas as quartas, quintas e sextas-feiras (às 16h e 18h), uma série de conversas com especialistas sobre o tema, complementa o conteúdo.

“A filosofia DO é essencial para compreensão do Japão. A partir dessas exposições queremos aproximar o público das diferentes formas e poéticas deste pensamento, bem como de suas práticas milenares que permanecem vivas na sociedade japonesa contemporânea”, declara Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo. Esta exposição retoma a série iniciada em agosto de 2018 – com a exposição ‘DO: A caminho da virtude’ – onde o centro cultural apresentou os conceitos desta filosofia no âmbito das artes marciais.

Para despertar a sensibilidade infantil frente à esta arte, foram programados também workshops especiais onde as crianças terão aulas sobre o que é Ikebana com a professora Kazue Takada e, juntos com ela, desenvolverão um arranjo com flores em garrafa pet. As aulas acontecem nos dias 20 e 31 de julho de 2019, às 14h e às 16h30. Serão 20 vagas por sessão e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento na recepção do centro cultural.

Serviço:
DO – A Caminho da Serenidade
Até 04 de agosto de 2019 / Térreo

• Apresentações sobre a arte da Ikebana
– Quartas-feiras – 10, 17, 24 e 31 de julho de 2019
– Quintas-feiras – 11,18,25 de julho e 01 de agosto de 2019
– Sextas-feiras – 05, 12, 19, 26 de julho e 02 de agosto de 2019
Sempre em duas sessões, às 16h e 18h
Participação Gratuita

• Demonstrações de Ikebana: Montagem de arranjos
Dias 09, 16, 23 e 30 de julho de 2019, às 11h
Participação Gratuita

• Workshop: Ikebana para Crianças
Dias 20 e 31 de julho de 2019 com sessões às 14h e às 16h30
Duração: 1h
Participação Gratuita
Professora: Kazue TakadaIngressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção (20 vagas por sessão).

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
(11) 3090-8900
https://www.japanhouse.jp/saopaulo/