Estúdio JCubo assina o espaço expositivo da Movarte, uma harmonia Entre tradição e inovação na Vila Olímpia, em São Paulo

Estúdio JCubo celebra a cultura brasileira na Movarte

O novo espaço expositivo da Movarte na Vila Olímpia é um convite à cultura brasileira. Arquitetura inovadora, elementos tradicionais e compromisso com a sustentabilidade se unem em um espaço inspirador.


A Movarte, dedicada ao mobiliário corporativo, inaugurou seu novo espaço expositivo no bairro de Vila Olímpia, um ícone paulistano.

O projeto arquitetônico do espaço, que abriu suas portas recentemente, é um cântico ao Brasil descrito por Darcy Ribeiro, integrando elementos culturais e ambientais em uma composição que transcende o tradicional ambiente corporativo.

Homenagem à Cultura Brasileira

O mostrador da Movarte é um mosaico de cores, texturas e memórias que evocam a essência brasileira.

Estúdio JCubo celebra a cultura brasileira na Movarte / Fotografia Andre Stefano

As tonalidades escolhidas para o revestimento e a paleta cromática em tons terrosos são um tributo às construções vernaculares e históricas do país, remetendo à terra, ao barro e à areia.

Este acorde cromático não apenas embeleza, mas também aquece o ambiente, proporcionando uma sensação de acolhimento e conforto.

Sustentabilidade em Foco

A iniciativa de aquisição do certificado de compra de crédito de carbono é um exemplo do compromisso da Movarte com a sustentabilidade.

Estúdio JCubo celebra a cultura brasileira na Movarte / Fotografia Andre Stefano

Este gesto ecológico compensa as emissões associadas à produção e transporte dos mobiliários, alinhando-se com a tendência crescente de responsabilidade ambiental no mundo corporativo.

Expansão Criteriosa

Inicialmente com uma área de 110m2, o espaço rapidamente dobrou sua capacidade para 220m2 com a incorporação de um espaço adjacente.

Estúdio JCubo celebra a cultura brasileira na Movarte / Fotografia Andre Stefano

Este crescimento foi planejado com um olhar atento ao impacto ambiental, selecionando materiais sustentáveis e adotando práticas construtivas que respeitam o meio ambiente.

Desafio aos Paradigmas

Ao invés de seguir a cartilha convencional, a Movarte optou por uma abordagem ousada, introduzindo elementos marcantes como o revestimento em taipa no saguão de entrada e a arte brasileira selecionada cuidadosamente.

Estúdio JCubo celebra a cultura brasileira na Movarte / Fotografia Andre Stefano

Estes elementos criam uma atmosfera singular que celebra a rica memória, cultura e natureza do Brasil.

Integração de Elementos Arquitetônicos

O espaço central é unificado pela laje nervurada em concreto aparente, um elemento existente do edifício, que foi mantido para preservar a originalidade.

Sua forma prismática é uma referência às lições da arquitetura moderna brasileira, integrando os materiais industrializados aos naturais de forma harmônica.

Jardim Vertical

O Toque de Verde — O jardim vertical secciona o espaço interno com uma variedade de plantas pendentes, como jiboia, rabo de gato e chifre de veado, proporcionando privacidade adicional ao escritório e um toque de natureza no ambiente urbano.

Estúdio JCubo celebra a cultura brasileira na Movarte / Fotografia Andre Stefano

Cortina de Tecido

O Isolamento Inteligente — Na sala de vidro, a cortina de tecido não é apenas uma referência às salas afetivas das casas, mas também serve como um isolamento acústico eficiente, proporcionando privacidade quando necessário.

Cultura e Arte Brasileira

A arquitetura do novo mostrador da Movarte é um convite para incluir a cultura, a memória e a arte brasileira no ambiente corporativo.

Este espaço não apenas revigora a criatividade e estimula o trabalho, mas também honra a diversidade e a rica história do nosso país.

É um lembrete de que o design corporativo pode ser, ao mesmo tempo, funcional e uma celebração da identidade nacional.

Ficha:
Espaço expositivo Movarte / @movarte.moveis
Arquitetura — Estudio Jcubo
Ano de conclusão do projeto: 2024
Área bruta construída: 220m2
Localização do projeto: Vila Olímpia–SP
Arquitetos Responsáveis: Juliana Lima e Julianna Pirani
Equipe de Projeto: Márcio Aurélio
Mobiliário E Cadeiras — Movarte / @movarte.moveis
Objetos Brasileiros — Rosenbaum / @mrosenbaum
Piso — Tarkett / @tarkettbrasil
Tapete — By Kamy / @bykamy
Forro Acústico — Trisoft / @trisoftbrasil
Revestimeto — Terracor / @terracoroficial
Taipa — Taipal / @taipalbrasil
Cerâmicas — @adrilang.ceramicas
Fotografia Andre Stefano / @andrestefano

Contato
Estúdio JCubo
https://arqbrasil.com.br/30946/estudio-jcubo/
https://www.estudiojcubo.com/

 


Referências — espaço expositivo Movarte; Mostrador; Arquitetura Corporativa; Decoração Corporativa; Sustentabilidade em Arquitetura; Mobiliário Corporativo; Design Corporativo; Darcy Ribeiro; Cores Terrosas na Decoração; Elementos Culturais na Arquitetura; Jardim Vertical; Arte Brasileira em Decoração; Espaço Corporativo Aconchegante; Responsabilidade Ambiental em Projetos; Expansão de Espaço Corporativo; Laje Nervurada em Concreto; Revestimento em Taipa; Práticas Tradicionais de Construção; Compra de Crédito de Carbono; Certificado Eco-friendly; Tendências de Sustentabilidade no Mundo Corporativo; Sala de Vidro com Isolamento Acústico;