Reforma em apartamento de 132 m², em São Paulo, por Gabriel Mazorra, resgata de memórias e essência da moradora

Um manifesto de rusticidade e desenho autoral

Projeto de reforma em apartamento de 132 m² em São Paulo prioriza a conexão com a natureza, o resgate de memórias e a expressão da personalidade dos moradores. A parede de tijolos, o piso de ipê original e a iluminação artística criam um ambiente aconchegante e convidativo. A cozinha integrada e a sala de estar com Poltrona Mole são destaques do projeto.


O arquiteto Gabriel Mazorra, do Mazorra Studio, assinou um projeto que transpira afetividade e dinamismo, evidenciando a essência da moradora por todos os ambientes.

Em um apartamento com mais de seis décadas de história, localizado em um edifício icônico da década de 1960 em São Paulo, a reforma de 132 m² criou ambientes aconchegantes e representativos da personalidade da família.

Parede de Tijolos como Protagonista

A parede revestida com tijolos de espessura fina é a grande protagonista da área social, percorrendo desde a sala até o corredor que leva aos dormitórios.

Esse elemento rústico dialoga harmoniosamente com o piso de ipê original, resgatado durante a obra, criando uma conexão equilibrada entre passado e presente.

Iluminação Artística e Naturalidade

Os pendentes em globo, instalados na horizontal e vertical, brincam com formas e linhas, conferindo um toque lúdico e acolhedor ao ambiente. A mesa de madeira com cadeiras de palha reforça a naturalidade, transformando a sala de jantar no coração afetivo da casa.

Cozinha Integrada e Contemporânea

Abertura para a Área Social — Anteriormente fechada, a cozinha ganhou uma generosa abertura, integrando-se à área social.

Um manifesto de rusticidade e desenho autoral / Fotografia Sidney Doll

A viga presente nessa abertura foi destacada com pintura na cor azul Klein, estendendo-se pelo teto e porta, conferindo destaque ao pé-direito.

Bancadas Diferenciadas

A bancada elevada em estrutura metálica trouxe leveza e contemporaneidade, enquanto o balcão de apoio em granito São Gabriel preto escovado contrastou com a bancada em quartzo branco prime e o granilite do piso levemente elevado.

Um manifesto de rusticidade e desenho autoral / Fotografia Sidney Doll

Áreas Íntimas Personalizadas

Sala de Estar Aconchegante — Um espelho criou a sensação de continuidade da cortina, ampliando visualmente o ambiente. A mistura de texturas, com piso de madeira escura, parede clara e a icônica Poltrona Mole de Sérgio Rodrigues, resultou em um espaço convidativo e charmoso.

Quarto da Filha com Toque Lúdico

O quarto da filha, originado de uma área de serviço, ganhou parede revestida com papel de parede de folhagens, conectando-se à natureza.

Um manifesto de rusticidade e desenho autoral / Fotografia Sidney Doll

A bancada preta e os metais dourados conferiram um toque arrojado, enquanto o granilite no banheiro remeteu ao charme vintage dos anos 1950 e 1960.

Suíte Principal com Detalhes Exclusivos

No quarto principal, destaque para o papel de parede que simula um lindo degradê de cores e para os diferentes móveis laterais à cama.

O banheiro também recebeu o toque rústico do granilite no piso elevado e box, complementado por uma bancada reformada e iluminação direcionada.

Este projeto de reforma prioriza a conexão com a natureza, o resgate de memórias afetivas e a expressão da personalidade dos moradores, harmonizando elementos rústicos, contemporâneos e autorais em um espaço acolhedor e repleto de significado.

Contato:
Mazorra Studio
https://arqbrasil.com.br/29242/mazorra-studio/
https://www.mazorra.com.br/

 


Referências — Mazorra Studio; reforma apartamento; projeto interiores; arquitetura residencial; decoração apartamento; design autoral; rusticidade moderna; conexão natureza; materiais naturais;  tijolos; granilite revestimento; memórias afetivas; essência moradora; área social integrada; parede tijolos protagonista; iluminação-pendentes globo; mesa madeira cadeiras, palha; cozinha aberta; bancada metálica; granito bancada; quartzo bancada; sala estar aconchegante; poltrona mole Sérgio rodrigues; quarto filha lúdico; papel parede folhagens; granilite vintage; quarto suíte casal; degradê, cores, parede; banheiro, iluminação direta;