Com projeto do Studio Barbour, o Colégio Pentágono abre as portas para espaços de Educação Infantil na unidade Morumbi

Studio Barbour assina espaço para educação infantil

Com projeto do Studio Barbour, o Colégio Pentágono apresenta seus espaços de Educação Infantil na unidade Morumbi, com ambientes flexíveis e ergonômicos, inspirados na eficiência finlandesa. Espaços multifuncionais, personalizados por faixa etária, promovem o protagonismo infantil e o bem-estar, refletindo uma abordagem pedagógica contemporânea.


Com inspiração em projetos arquitetônicos finlandeses, a instituição revela uma reforma inovadora em seus espaços de Educação Infantil na unidade Morumbi.

O objetivo é impulsionar o protagonismo dos alunos desde os primeiros anos de vida.

Um Ambiente de Aprendizagem Sob Medida

O ambiente educacional para crianças em tenra idade exige características específicas. Flexibilidade, ergonomia, ludicidade, naturalidade e iluminação são elementos fundamentais.

Mais do que simples salas de aula, esses espaços são verdadeiros laboratórios de experiências, essenciais para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional dos pequenos.

A Assinatura do Studio Barbour

Para materializar essa visão, o Colégio Pentágono contou com o renomado escritório de arquitetura Studio Barbour.

Studio Barbour assina espaço para educação infantil / DivgCP

Reconhecido por seus projetos educacionais e corporativos, o Studio Barbour tornou-se o parceiro ideal para criar um ambiente que transcende as fronteiras do convencional.

“Escolhemos o Studio Barbour para criar um espaço de aprendizagem inovador onde as crianças possam ser protagonistas”, afirma Patrícia Nogueira, Diretora Pedagógica do Pentágono.

Da Teoria à Prática: A Importância da Integração

A inspiração nas escolas finlandesas vai além da estética. Os novos ambientes são eficientes, funcionais e, acima de tudo, lúdicos.

Studio Barbour assina espaço para educação infantil / DivgCP

Alberto Barbour, arquiteto responsável, destaca a importância de entender o mundo sob a perspectiva das crianças. Cada elemento do mobiliário e do espaço é projetado para estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos.

Uma Abordagem Holística

A chave para o sucesso desse projeto foi o alinhamento entre a arquitetura e o projeto pedagógico da escola.

Em estreita colaboração com diretores, coordenadores e professores, os arquitetos identificaram as necessidades específicas de educadores e alunos. O resultado são espaços amplos, integrados à natureza e adaptados para diferentes faixas etárias.

Design Voltado para o Desenvolvimento

Cada detalhe foi cuidadosamente planejado. Desde a disposição do mobiliário até a escolha das cores, tudo foi pensado para estimular o aprendizado e a interação. As salas de aula foram projetadas considerando as características de cada grupo de crianças, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para explorar.

Um Espaço para Ser Criança

O playground é um verdadeiro convite à criatividade. Com elementos que incentivam o brincar livre e seguro, as crianças têm a liberdade de explorar e experimentar. O piso emborrachado garante proteção enquanto os pequenos se divertem e aprendem.

O Futuro da Educação

A reforma da Educação Infantil do Colégio Pentágono é mais do que uma simples renovação de espaços. É um investimento no futuro das crianças, proporcionando um ambiente estimulante e propício ao desenvolvimento integral. Com essa iniciativa, a instituição reafirma seu compromisso com a excelência educacional e o bem-estar de seus alunos.

Conforto e Bem-Estar

Todas as salas priorizam o bem-estar de alunos e educadores, com mobiliário ergonômico, sistemas audiovisuais, iluminação controlada e revestimentos de fácil manutenção, permitindo que as crianças usem os espaços conforme sua criatividade.

A reforma foi entregue em janeiro de 2024, após 6 meses de obras concentradas no período de férias, evidenciando o comprometimento do Colégio Pentágono em oferecer uma experiência educacional verdadeiramente transformadora na Educação Infantil.

Características técnicas da reforma

• A reforma da Educação Infantil da unidade Morumbi do Colégio Pentágono foi realizada, ao longo de 06 meses, com mais esforço durante o período de férias de Verão.
• O projeto foi entregue em janeiro de 2024, para o início do ano letivo.
• Todas as salas foram projetadas pensando no bem-estar das crianças e dos educadores.
• Com móveis adaptados para cada idade, com espaços multifuncionais que se adaptam para as atividades propostas.
• As salas são equipadas com sistemas audiovisuais de som e projetor.
• Os materiais de revestimento foram escolhidos pensando em seu impacto estético e operacional. Para as crianças poderem usar o espaço conforme a sua criatividade.
• As salas possuem pisos de fácil limpeza, enquanto o playground é inteiramente emborrachado para a segurança das crianças que correm, pulam e brincam.
• Os espaços possuem iluminação direta, indireta e persianas para o controle da luz natural.

 

Contato:
Studio Barbour
https://arqbrasil.com.br/26782/studio-barbour/
https://www.studiobarbour.com.br/

 


Referências — Acústica Escolar; Ambiente de aprendizagem; Ambientes Infantis; Aprendizado experiencial; Aprendizado na primeira infância; Arquitetura educacional; Arquitetura Escolar; Aula ao ar livre; Autonomia; Bem-estar infantil; Brincadeiras educativas; Brincar livre; Colégio Pentágono; Conforto Ambiental; Cores educativas; Cores na educação infantil; Criatividade; Desenvolvimento emocional; Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento motor; Desenvolvimento saudável; Design de Interiores Educacional; Design para crianças; Educação de qualidade; Educação e design; Educação Infantil; Ergonomia Infantil; Escolas Finlandesas; Espaço para música; Espaços amplos; Espaços de Aprendizagem; Espaços multifuncionais; Estética educacional; Estímulo sensorial; Excelência educacional; Flexibilidade; Iluminação Natural; Inovação educacional; Integração com a natureza; Lúdico; Materiais Sustentáveis; Metodologias Ativas; Mobiliário adaptado; Mobiliário Escolar; Oficina-realizador; Orientação Espacial; Paisagismo Educacional; Parcerias educacionais; Pedagogia; Perspectiva infantil; Playground seguro; Projeto Pedagógico; Projetos arquitetônicos finlandeses; Protagonismo Infantil; Reforma; Reforma Escolar; Sala de artes; Sala de aula adaptada; Salas Multifuncionais; Segurança Infantil; Studio Barbour;