Projeto arquitetônico para a sede da Royal FIC é premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil

Escritório aberto da Royal FIC

Dentre mais de 500 trabalhos inscritos, o projeto elaborado pelo arquiteto Eduardo Borges Barcellos, em parceria com o Grupo Garoa Arquitetos Associados, conquistou a Premiação IABsp 2019 na categoria Comercial e Industrial.

A instalação de uma nova sede em 2017 partiu de uma mudança estrutural da Royal FIC, o que motivou a elaboração de um projeto arquitetônico com conceito de escritório aberto que atendesse às novas necessidades de espaço, estabelecendo diferentes relações entre colaboradores da empresa e seus clientes.

O arquiteto Eduardo Barcellos explicou que o projeto foi desenvolvido após longa investigação sobre como se estabelecia a dinâmica de trabalho da empresa e a relação dos vários setores entre si e com os clientes. “Pensamos em criar um layout inovador que fugisse da ideia clássica da organização em baias repetidas e paralelas. Por isso, foram criados espaços específicos para cada setor, privilegiando a interação das equipes em sua atividade própria”, definiu.

A sede da Royal FIC fica no Parque dos Resedás, em Campinas, e foi instalada em um espaço já existente de 1 mil m² para acomodar os postos de trabalho de um total de 100 colaboradores, mais a sala da diretoria e outras salas de reunião, identificadas com os quatro valores da distribuidora: Confiança, Orgulho, Agilidade e Resultado.

“Ficamos contentes com a premiação e parabenizamos todos os envolvidos. A instalação de uma nova sede foi um marco que consolidou a passagem de bastão para a nova diretoria. Nosso objetivo foi proporcionar um ambiente de trabalho com mais interatividade entre os colaboradores, em um espaço mais amplo, livre e agradável”, ressalta a diretora geral da Royal FIC, Francine Nogueira Cassaro.

O Projeto – Este escritório busca catalisar a interação entre colaboradores e clientes a partir de distintas formas circular no espaço. Nele, tem-se como ponto de partida uma mudança estrutural da Distribuidora de Combustíveis Royal FIC, que passa pela remodelação de suas ações administrativas, marketing, até a criação de um novo espaço de trabalho. Ou seja, uma demanda para que o escritório-sede refletisse as relações pretendidas pela nova postura adotada pela organização.

A opção pelo conceito de um escritório aberto fez com que a própria circulação entre os setores os unisse em um conjunto de áreas de trabalho, dando uma importante unidade a todos os setores, ainda mais pela integração da sala dos sócios e todas as salas de reunião.

Independentemente de sua função, cargo ou atividade, através da transparência proporcionada pelas divisórias de vidro, qualquer pessoa, cliente ou não, consegue apreender visualmente todos os espaços da empresa, a empresa como um todo.

O desenvolvimento do projeto e suas premissas se deu em longa investigação da dinâmica de trabalho da empresa (a relação dos 18 setores de trabalho, seus diferentes tamanhos e os controles de acesso entre eles) e as novas relações pessoais pretendidas no espaço (a forma como os colaboradores usariam o escritório e como os clientes interagiriam com eles).

Buscando ampliar as possibilidades de circulação a partir de uma organização que não se assimila na primeira experiência, que cria dúvida sobre que caminho fazer, o layout foi pensado de forma não ortogonal, fugindo da ideia da organização em baias repetidas e paralelas.

Foram criados então, espaços únicos e específicos para cada setor, privilegiando a proximidade e interação das equipes de setores com atividades subsequentes.

Ficha:
Projeto 2016 / obra 2016 – 2017
Área construída 1005 m² / Cliente privado
Autores: Alexandre Gervásio, Eduardo Barcellos, Erico Botteselli, Lucas Thomé e Pedro de Bona
Colaboradores: Nathália Lorena, Liene Baptista, Thaís Coelho e Vinícius Costa
Desenhos publicação: Thaiane Souza
Projeto estrutural: Carol Milani
Fotos: Pedro Napolitano Prata

Contatos:
Grupo Garoa Arquitetos Associados
(11) 3337-0181
http://www.grupogaroa.com

Arquiteto Eduardo Borges Barcellos
https://www.instagram.com/eborgesbarcellos/

Royal FIC
0300 210 1342
https://www.royalfic.com.br/