Perkins&Will e Grupo Fleury selam aliança estratégica para Nova Sede em São Paulo

Parceria Perkins&Will e Fleury para nova sede

A nova sede do Grupo Fleury em São Paulo foi projetada pela Perkins&Will, com foco na integração de ambientes, eficiência, sustentabilidade e inovação, mantendo a identidade e o compromisso do grupo com a saúde.


A sinergia entre as equipes de assistência médica e interiores corporativos da Perkins&Will resultou na concepção da nova sede do Grupo Fleury, em São Paulo.

Esta colaboração é decorrente de uma bem-sucedida parceria prévia entre a Perkins&Will São Paulo e o Grupo Fleury.

Parceria Perkins&Will e Fleury para nova sede / Fotografia Renato Navarro

Uma parceria que proporcionou não apenas o design dos interiores da nova sede, mas também todo o planejamento técnico para os laboratórios de análises e pesquisas, situados no bairro do Brooklin, Zona Sul da capital paulista.

Expansão e Inovação

A mudança para a nova sede, um edifício de 19.000 m² nas Avenidas Santo Amaro e Morumbi, representa não apenas uma atualização física, mas também uma expansão significativa para o Grupo Fleury.

Parceria Perkins&Will e Fleury para nova sede / Fotografia Renato Navarro

Com o dobro do espaço operacional anterior, a capacidade produtiva triplicou, transformando a sede em um dos maiores centros de exames especializados da América Latina, processando 500 mil testes por dia e com capacidade de produção anual de 120 milhões de testes.

Planejamento Estratégico

O programa estabelecido para a nova sede teve como foco principal a transferência e expansão dos profissionais, além de abrigar diversos setores, incluindo escritórios, restaurante, auditório e uma unidade de atendimento Fleury.

Parceria Perkins&Will e Fleury para nova sede / Fotografia Renato Navarro

A organização meticulosa dos espaços, considerando as necessidades técnicas e de conforto, foi fundamental para o sucesso do projeto.

Os pavimentos inferiores foram destinados a espaços fixos, como recepção e auditório, enquanto os superiores foram projetados para funções mais flexíveis, como áreas laboratoriais que podem se expandir com o tempo.

Desafios e Soluções Técnicas

Um dos desafios enfrentados foi replicar a sensação de integração com a paisagem, característica da sede anterior, em um edifício vertical.

Parceria Perkins&Will e Fleury para nova sede / Fotografia Renato Navarro

A solução envolveu elementos de biofilia e ambientes abertos, integrados com circulação vertical, mantendo a identidade visual do Grupo Fleury.

Para atender às rigorosas normas de ambientes laboratoriais, a equipe de ciências e tecnologias da Perkins&Will projetou os espaços considerando questões de contaminação e assepsia, além de realizar intervenções estruturais para acomodar equipamentos e fluxos necessários.

Integração do Antigo e do Novo

A transposição do mural de Millôr Fernandes da antiga sede para a nova representou um desafio técnico superado com tecnologia digital.

Parceria Perkins&Will e Fleury para nova sede / Fotografia Renato Navarro

A obra foi fotografada e retocada digitalmente, preservando sua integridade e história.

Inovação Sustentável

O projeto da nova sede incorporou soluções tecnológicas, como o Lab Automation, que contribui para a eficiência e sustentabilidade das operações do laboratório, além de iluminação LED com sensores de presença, promovendo economia de recursos e redução de resíduos.

Reflexão da Identidade e Compromisso

Além de funcional e eficiente, o projeto reflete a história, valores e compromisso do Grupo Fleury com o atendimento de alta qualidade.

Parceria Perkins&Will e Fleury para nova sede / Fotografia Renato Navarro

A disposição cuidadosa dos espaços, a integração de ambientes, o uso de cores e a adoção de tecnologias sustentáveis destacam o projeto como um exemplo de inovação e design que atende às exigências técnicas rigorosas da área da saúde.

Ficha:
Ano de início do projeto: 2020
Ano de conclusão da obra: 2023
Área construída: 19.000 m²
Localização: Av. Morumbi, 8860 — Jardim das Acácias, São Paulo–SP
Fotografia: Nelson Kon — @nelsonkonfotografias
Fotografia: Renato Navarro — @renatonavarrofotografia

Créditos:
Nome do projeto: Fleury — Polaris — Área Técnica
Arquitetura: Dal Pian Arquitetos / @dalpianarquitetos
Interiores: Perkins&Will São Paulo / @perkinswill_br
Equipe do projeto: Lara Kaiser, Fernando Vidal, José Bofill, Andreia Rossi, Carolina Nobre, Laís Aguiar, Liliana Andrade, Vinicius Camargo, Carlos Eduardo Maroquides, Eliza Bertholdo, Silvia Ferreira, Lucas Matheus, Tatiana Kaida, Leandro Gushiken, Paula Caçador.

Colaborador:
Construtora: Its Informov / @itsinformov
Gerenciamento: CHP Gerenciamento de Projetos
Luminotécnica: Foco&Luz / @foco_ld
Acústica: Harmonia / @harmonia.global
Instalações: MHA Engenharia
Comunicação visual: DEA Design / @dea_design

Contato:
Perkins&Will São Paulo
https://arqbrasil.com.br/12402/perkinswill/
https://perkinswill.com

 


Referências — Perkins&Will; Grupo Fleury; Sede corporativa; Arquitetura de interiores; Design de espaços corporativos; Laboratórios de análises clínicas; Biofilia; Integração paisagística; Ambientes flexíveis; Normas laboratoriais; Espaços de saúde; Mural Millôr Fernandes; Tecnologia na arquitetura; Eficiência energética; Responsabilidade ambiental; Inovação em design; Humanização de ambientes; Lab Automation; Iluminação LED; Sustentabilidade;