‘Desígnio’ é uma jornada pictórica de mais de 50 anos de Newton Mesquita, revelada em 82 obras, a partir do dia 7 de fevereiro 2024

Desígnio de Newton Mesquita no MAB/FAAP

↑Beauty (pentimento), AST, 150x200cm, 2020  / Newton Mesquita

A exposição “Desígnio”, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, reúne 82 pinturas de Newton Mesquita, que apresenta um abrangente panorama de sua trajetória, marcada por uma figuração de matriz fotográfica, incorporando elementos da abstração. O curador Fábio Magalhães destaca a abordagem única do artista como um “cronista da vida urbana”, retratando cenas cotidianas com um realismo envolvente.


Newton Mesquita inaugura sua exposição “Desígnio”, individual no Museu de Arte Brasileira da FAAP, sob a curadoria de Fábio Magalhães.

Com mais de 50 anos de carreira, a mostra apresenta um abrangente panorama de sua trajetória por meio de 82 pinturas, destacando-se como a 56ª individual do artista.

A Trajetória Singular de Newton Mesquita nas Artes Plásticas Brasileiras

Desde as décadas de 1960-1970, Newton Mesquita vem construindo uma trajetória singular nas artes plásticas brasileiras. Premiado e com exposições realizadas em diversos continentes, sua obra é marcada por um caráter de figuração de matriz fotográfica, incorporando elementos da abstração.

O curador Fábio Magalhães destaca a abordagem única do artista como um “cronista da vida urbana”, retratando cenas cotidianas com um realismo envolvente.

A Arte de Newton Mesquita: Figuração, Luz e Sombra

Magalhães observa que a obra de Mesquita é permeada pela luz, destacando sua habilidade única em trabalhar com a penumbra, entardecer e a luz filtrada entre as sombras.

O curador afirma que o artista é verdadeiramente “um artista da luz”, capturando a essência das cenas urbanas com paixão e intuição.

Segundo Fernanda Celidonio, diretora administrativa do MAB FAAP, o processo criativo de Newton Mesquita é marcado por paixão, intuição e descontração.

Celidonio descreve a experiência de contemplar suas telas como um convite para entrar nelas, destacando que a verdadeira bússola do artista é a luz, elemento central em sua obra.

Influências e Inspirações: A Cidade de São Paulo e o Legado Paterno

As influências e inspirações de Newton Mesquita remontam à sua juventude, onde as andanças pela cidade de São Paulo, especialmente pelo centro, moldaram sua obra. A cidade, com suas ruas e praças, torna-se uma fonte constante de inspiração para o artista.

A cidade de São Paulo é retratada em algumas das obras mais recentes apresentadas na exposição, como “É de manhã”, “Ibirapuera”, “Noite no Ibirapuera”, “Onírico”, “Praça da Sé”, “Pipoqueiro no Parquinho” e “Santa Ifigênia”.

Mesquita destaca que suas lembranças se confundem com as fotos de seu pai, um fotógrafo amador, e sua experiência como office boy no centro paulistano.

O Multifacetado Newton Mesquita: Entre Arte, Música e Arquitetura

Além de sua notável carreira nas artes plásticas, Newton Mesquita revela uma vida multifacetada.

Estudante de arquitetura na Universidade Braz Cubas, frequentador do ateliê de Aldemir Martins e próximo de artistas como Carlos Scliar, Tikashi Fukushima, Manabu Mabe e Darcy Penteado, Mesquita também teve incursões na música, participando de grupos profissionais como um trio de bossa nova.

Fábio Magalhães encerra sua análise da obra de Newton Mesquita ressaltando que o artista consegue expressar intensidade e complexidade em suas pinturas, que aparentemente retratam simplicidade.

“Suas cenas sugerem aparente simplicidade, no entanto, o artista incorpora elementos plásticos que nos conduzem a abordagens intensas e complexas”, conclui o curador.

A exposição “Desígnio” é uma oportunidade ímpar para mergulhar na rica trajetória pictórica de Newton Mesquita, um ícone das artes plásticas brasileiras.

O Museu de Arte Brasileira da FAAP abre suas portas para celebrar a contribuição única deste mestre contemporâneo, proporcionando ao público uma experiência enriquecedora até datas a serem definidas.

Nascido em São Paulo em 1949, o artista Newton Mesquita, formou-se em arquitetura em 1977, participa de mostras coletivas e salões oficiais desde 1972. Possui obras em importantes coleções no Brasil e no exterior e nos Museus: MASP Museu de Arte de São Paulo–SP; MAB Museu de Arte Brasileira — São Paulo; MAC Museu de Arte Contemporânea de Londrina–PR; Pinacoteca do Estado de São Paulo; MAM Museu de Arte Moderna — São Paulo; Museu Afro — São Paulo; Museu Salvador Allende — Santiago — Chile; Galeria Degli Ufizze — Florença — Itália. Realizou 56 exposições individuais de pintura, desenho, aquarela, gravura, fotografia, objeto e escultura.

Serviço
Exposição Desígnio, de Newton Mesquita
Curadoria: Fábio Magalhães
Período expositivo: 07 de fevereiro a 31 de março

MAB FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 — Higienópolis, São Paulo, SP
Horário de funcionamento: todos os dias, exceto às terças-feiras (fechado, mesmo aos feriados).
Funcionamento das 10h às 18h, com última entrada às 17h30
Entrada gratuita

Contatos:
Newton Mesquita
(11) 3872-9730 / (11) 999-743-481
https://newtonmesquita.com.br/

Museu de Arte Brasileira FAAP
(11) 3662-7198
https://www.faap.br/museu/

 


Referências — Newton Mesquita; Desígnio; Museu de Arte Brasileira da FAAP; Fábio Magalhães; Exposição de pinturas; Artes plásticas brasileiras; Trajetória pictórica; Figuração fotográfica; Abstração na arte; Realismo do cotidiano; Artista urbano; Pinturas em luz e sombra; Fernanda Celidonio; MAB FAAP; São Paulo na arte; Cenas urbanas; Centro de São Paulo; Rua Direita; Praça da Sé; Ibirapuera; Técnica de pintura; Multifacetado Newton Mesquita; Influências artísticas; Aldemir Martins; Carlos Scliar; Tikashi Fukushima; Manabu Mabe; Darcy Penteado; Experiência como office boy; Fotografia amadora; Ateliê de pintura; Universidade Braz Cubas; Trio de bossa nova; Luz na pintura; Experiência expositiva; Salão de abertura; Espaço expográfico; Execução de obra inédita; Atmosfera das pinturas; Pinturas de 2023; La Boheme; Bairro Brás; Pinturas noturnas; Pintor brasileiro contemporâneo; Panorama artístico; Intuição na pintura; Espaços protegidos; Narrativa visual; Cronista da vida urbana; Complexidade artística;