Edifício da Escola Educar II Sesc, em Fortaleza (CE), com projeto do escritório Rede Arquitetos, destaca flexibilidade e eficiência na arquitetura Educacional

Rede Arquitetos com projeto inovador em Fortaleza

A Escola Educar II Sesc em Fortaleza (CE), projetada pelo escritório Rede Arquitetos, destaca-se pela flexibilidade e eficiência na arquitetura educacional. O edifício em aço oferece espaços adaptáveis e modulares, permitindo ajustes conforme as necessidades do programa educacional e as características do terreno. A opção pelo sistema construtivo em aço resultou em uma notável otimização de processos construtivos e demonstra os benefícios sustentáveis desse método.


A recente conclusão do Edifício Sesc em Fortaleza destaca-se não apenas por sua imponente presença arquitetônica, mas também pela inovação no design educacional.

Proposto pela dupla de arquitetos Luiz Cattony e Bruno Braga, do escritório Rede Arquitetos, com uma área total de 14.000 m².

Rede Arquitetos com projeto inovador em Fortaleza / Fotografia Igor Ribeiro

A Escola Educar II Sesc foi concebida com a proposta de oferecer flexibilidade nos espaços de aprendizagem, indo além das tradicionais salas de aula.

Flexibilidade como Pilar do Projeto Arquitetônico

Os arquitetos Cattony e Braga adotaram uma abordagem modular na concepção da escola, permitindo que o edifício se ajuste conforme as necessidades do programa educacional e as características do terreno.

Rede Arquitetos com projeto inovador em Fortaleza / Fotografia Igor Ribeiro

Essa flexibilidade, crucial para atender a múltiplas finalidades, exigiu a adoção do sistema construtivo em aço, que se mostrou essencial tanto na execução quanto na viabilização do cronograma previsto.

Estrutura Versátil e Eficiente em Aço

A presença do aço permeia toda a estrutura do edifício, desde pilares e vigas até as lajes em steel deck.

As escadas e rampas, fundamentais para a conectividade dos espaços, foram igualmente concebidas em estrutura metálica.

Rede Arquitetos com projeto inovador em Fortaleza / Fotografia Igor Ribeiro

A cobertura, por sua vez, destaca-se pela utilização de telha metálica termoacústica, proporcionando não apenas eficiência térmica, mas também um acabamento uniforme em áreas sem forro.

Fluidez e Integração Espacial

O arquiteto Bruno Braga destaca a fluidez e integração entre os diferentes espaços como pontos-chave do projeto.

Os corredores foram concebidos como extensões naturais das salas de aula, permitindo uma circulação contínua dos alunos.

Rede Arquitetos com projeto inovador em Fortaleza / Fotografia Igor Ribeiro

A relação entre os usuários e as áreas abertas, incluindo os jardins, foi cuidadosamente planejada para ampliar a experiência educacional para além das salas tradicionais.

Eficiência Construtiva e Sustentabilidade

A opção pelo sistema construtivo em aço não apenas propiciou uma aprendizagem dinâmica desde o início do desenho da obra, mas também resultou em uma notável otimização de processos construtivos.

Rede Arquitetos com projeto inovador em Fortaleza / Fotografia Igor Ribeiro

A rapidez na construção e a significativa redução de resíduos no canteiro de obras demonstram os benefícios sustentáveis desse método.

Influência do Aço no Futuro da Arquitetura

Os arquitetos responsáveis pelo projeto acreditam que o sucesso da Escola Educar II Sesc servirá como inspiração para o futuro da arquitetura educacional.

O uso proeminente do sistema construtivo em aço não apenas reforça sua eficácia no presente, mas promete influenciar arquitetos em projetos futuros.

Bruno Braga conclui, afirmando que esta obra marca um ápice no protagonismo da estrutura metálica em seus projetos, sinalizando uma trajetória de contínua experimentação e aprimoramento.

Breviário:

Localização e Condições do Terreno
• Situado no bairro Damas, em Fortaleza, em um terreno longitudinal no sentido leste-oeste, com dimensões aproximadas de 350,00 m por 50,00 m.
• O terreno conta com duas frentes para as vias principais e possui três acessos transversais em sua porção sul.

Preexistências e Programa Solicitado
• O projeto lidou com preexistências, incluindo uma capela, um ginásio a ser reformado e incorporado ao projeto da escola, e uma edificação antiga onde já funcionava parte da escola.
• O programa solicitado era composto por blocos didáticos para os ensinos infantil, fundamental I e II, um auditório, um bloco para atividades extracurriculares, um refeitório e a reforma do ginásio preexistente.

Implantação no Terreno e Fases de Execução
• O projeto foi pensado em uma lógica de racionalização, coordenação modular e industrialização da construção, facilitando o processo de obra e diminuindo os prazos de execução, além de possibilitar a execução do projeto em fases.
• A fase 1 se deu na parte mais vazia do terreno, a partir da sua porção oeste, e a fase 2 incorpora a porção leste e sua via de acesso, além da demolição da estrutura preexistente.

Distribuição Programática e Estrutura
• Os edifícios da fase 1 se distribuem como um sistema regido pela lógica construtiva e distribuição programática, ocupando os vazios das estruturas existentes no terreno e distribuindo o programa, se conectando com os acessos e direcionando os fluxos.
• A estrutura metálica, adequada às limitações colocadas, foi pensada a partir da modulação de 1,20 m e vence grandes vãos, sobrepondo peças para a montagem dos espaços internos.

Conforto Térmico e Ventilação
• O conforto térmico foi proporcionado por diversas estratégias, incluindo a possibilidade de ventilação natural nos ambientes de circulação vertical e horizontal, a presença de pátios internos com vegetação, esquadrias protegidas por brises horizontais metálicos fixos, e a presença de salas de aula com ventilação cruzada.

Elementos Centrais: Cores e Identidade Visual
• A cor foi utilizada como elemento central, ajudando a marcar os acessos, circulações verticais e diferenciando as diferentes partes do programa, atuando como guia na neutralidade do branco que predomina no volume construído e em sua estrutura aparente, em um trabalho integrado entre arquitetura e identidade visual

Ficha
Escola Educar II SESC-CE
Autores
Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro e Luiz Cattony
Colaboradores
Raquel Leite (arquiteta), Frederico Leite, Júlia Brito e Maiara Lacerda (estagiários)
​​Fortaleza – CE, 2017/2022
Fotografia Igor Ribeiro / @igorilr

Fornecedores
Harmonia (acústica)
Comaru Engenharia do Ar (ar condicionado)
Nativo Estúdio de Design (comunicação visual)
E3 Engenharia Estrutural (estrutura concreto)
Holanda Engenharia (estrutura metálica)
Transitar Engenharia e Consultoria (instalações prediais) / @transitarconsultoria
Gerson Amaral (paisagismo) / @gerson_amaral
Ari Holanda Júnior Engenharia Diagnóstica (orçamento)
WR Engenharia (construção) / @wrengenharia

Contato
Rede Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/29974/rede-arquitetos/
https://www.redearquitetos.com/

 


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