Instituto Artium celebra os 90 anos de Michelangelo Pistoletto com a exposição Terzo Paradiso

Michelangelo Pistoletto no Instituto Artium

O Instituto Artium de São Paulo inaugura no dia 29 de novembro a exposição Terzo Paradiso, celebrando os 90 anos de Michelangelo Pistoletto, grande expoente do movimento Arte Povera. A mostra traz obras icônicas como Metamorfosi e Color and Light e faz parte de uma série de exposições do artista em curso pelo mundo, em celebração aos seus 90 anos, que ocorrem em Paris (Palais d’Iéna), Abu Dhabi (Louvre Abu Dhabi) e Turim (Castello di Rivoli). Pistoletto compartilha reflexões sobre seu trabalho, descrevendo uma sociedade fragmentada como um grande espelho quebrado, além de integrações do símbolo Terceiro Paraíso com a cultura brasileira. A diretora Graziela Martine comenta que a exposição convida o público a participar do futuro da arte. Com apoio da Galleria Continua e programação educativa gratuita, é uma oportunidade de explorar o legado de um artista fundamental para a arte contemporânea.


O Instituto Artium de Cultura inaugura, no dia 29 de novembro, a exposição Terzo Paradiso em celebração aos 90 anos do renomado artista italiano Michelangelo Pistoletto.

Esta exposição faz parte de um conjunto de eventos globais que homenageiam o ícone do movimento Arte Povera, com exposições simultâneas em Paris (Palais d’Iéna), Abu Dhabi (Louvre Abu Dhabi) e Turim (Castello di Rivoli).

A mostra estará em cartaz até 03 de março no palacete histórico do Artium, localizado em Higienópolis, São Paulo. A entrada é gratuita.

O Terceiro Paraíso de Pistoletto

Como principal expoente do movimento Arte Povera por quase duas décadas, Michelangelo Pistoletto apresenta em Terzo Paradiso uma reconfiguração do símbolo do infinito.

O Terceiro Paraíso, representado por um círculo no centro, simboliza abertura, criação e propõe práticas para uma transformação responsável da sociedade. Este símbolo será integrado à cultura brasileira na exposição, por meio de fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim.

Obras em Destaque

A exposição destaca a obra “Metamorfosi,” criada em 1976, composta por espelho e trapos. Esta obra estabelece uma demarcação entre dois grupos distintos de trapos, explorando visualmente confrontos conceituais.

Michelangelo Pistoletto no Instituto Artium / Divg.Artium

Além disso, quatro obras da série “Color and Light,” iniciada em 2014, abordam temas que perpassam toda a carreira do artista, desde suas primeiras pinturas até suas práticas conceituais aprimoradas ao longo das décadas.

Reflexões de Pistoletto sobre sua Obra

Michelangelo Pistoletto compartilha sua visão sobre a série Color and Light, descrevendo-a como uma obra de espelhos quebrados ordenadamente. Cada peça individual representa uma parte do quebra-cabeça, refletindo a sociedade como um grande espelho fragmentado, onde cada pessoa é um pedaço desse todo.

Comentários da Diretora de Artes Visuais do Instituto Artium

Graziela Martine, diretora de artes visuais do Instituto Artium, comenta que Terzo Paradiso é uma celebração ao legado de Pistoletto, enraizado na inovação e na conexão humana.

A exposição convida ativamente o espectador a participar na evolução da arte e da sociedade, guiando em direção a um futuro onde a criatividade, a colaboração e a consciência se encontram, redefinindo a própria essência da arte.

Apoio e Programação Educativa

A exposição conta com o apoio da Galleria Continua e oferecerá ações e oficinas educativas gratuitas para públicos de todas as idades, proporcionando uma experiência enriquecedora e educacional.

Michelangelo Pistoletto

Nascido em Biella, Itália, em 1933, Michelangelo Pistoletto é considerado um dos precursores e protagonistas da Arte Povera. Ao longo de sua carreira, ele fundou a Cittadellarte em Biella, promovendo a conexão da arte com diversas esferas sociais para inspirar uma transformação responsável da sociedade.

Reconhecido internacionalmente, Pistoletto recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Leão de Ouro pela Trajetória de Vida na Bienal de Veneza em 2003. Suas obras estão presentes nos principais museus de arte contemporânea em todo o mundo.

Uma exposição que destaca a trajetória e a contribuição significativa de Michelangelo Pistoletto para a arte contemporânea.

Serviço:
Terzo Paradiso – Michelangelo Pistoletto
Instituto Artium de Cultura
Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP – Brasil – 01241-000
De 29 de novembro de 2023 a 03 de março de 2024.
De quarta a sexta de 12h às 18h.
Sábados e domingos: 10h às 18h.
Segundas e terças: fechado.
Entrada gratuita

 

Contatos:
Instituto Artium
(11) 3660-0130
https://institutoartium.com/

Michelangelo Pistoletto
http://www.pistoletto.it/


Tópicos: Michelangelo Pistoletto; Terzo Paradiso; Arte Povera; Instituto Artium; Exposição de Arte em São Paulo; Movimento Artístico Contemporâneo; Obras de Arte de Pistoletto; Palacete Histórico em Higienópolis; Exposição de Arquitetura e Decoração; Homenagem a Artista Italiano; Cultura e Arte em São Paulo; Evento Cultural Gratuito; Símbolo do Infinito na Arte; Círculo na Arte Contemporânea; Transformação Responsável na Sociedade; Fitas do Senhor do Bonfim na Arte; Metamorfosi de Pistoletto; Color and Light Series; Confrontos Conceituais na Arte; Sociedade como um Espelho; Graziela Martine – Diretora de Artes Visuais; Galleria Continua Apoio Cultural; Ações Educativas Gratuitas; Oficinas Culturais em São Paulo; Biografia de Michelangelo Pistoletto; Cittadellarte – Fundação de Pistoletto; Leão de Ouro da Bienal de Veneza; Prêmio da Fundação Wolf em Artes; Trajetória de Vida de Pistoletto; Museu do Louvre em Paris; Exposição Individual de Pistoletto; La Formula della Creazione – Livro de Pistoletto; Obras de Arte Contemporânea; Pinturas com Espelho; Minus Objects de Pistoletto; Vênus dos Trapos; Ações Fora dos Espaços de Exposição; Colaboração Criativa na Arte; Cittadellarte em Biella; Arte e Transformação Social;