Projetos de arquitetura e urbanismo do escritório Cité Arquitetura para o Highlight e Spotlight redefinem a dinâmica das Ruas de Botafogo, no Rio de Janeiro

Cité inova e resgata o espaço urbano

Os condomínios residenciais Highlight e Spotlight Jardim Botafogo, no Rio de Janeiro, são exemplos de como a arquitetura e o urbanismo podem revitalizar o espaço urbano. Os projetos redefinem a paisagem de Botafogo, promovendo a integração, o comércio e a qualidade de vida.

Botafogo, bairro marcante do Rio de Janeiro, está passando por uma metamorfose urbana com a introdução dos condomínios residenciais Highlight e Spotlight Jardim Botafogo.

Projetados pelo escritório Cité Arquitetura, essas estruturas redefinem a arquitetura e o urbanismo da região, estimulando a vida urbana nas ruas de Botafogo.

Conexão e Comunicação Interna

Highlight e Spotlight Jardim Botafogo se destacam não apenas por sua estética inovadora, mas também por sua engenharia. Esses empreendimentos ocupam lotes contíguos, apresentando um desnível entre si que permite uma comunicação interna eficaz.

Cité inova e resgata o espaço urbano / Fotografia Pedro Vannucchi

Essa característica resulta em um grupo de cinco torres que não apenas compartilham uma base sólida, mas também se entrelaçam de maneira inteligente, proporcionando uma experiência única e integrada.

Fachada Ativa e Espaços Comerciais

Uma das características marcantes desses empreendimentos é a presença de fachadas ativas. Highlight e Spotlight adotam uma abordagem inovadora, oferecendo espaços comerciais no piso térreo.

Cité inova e resgata o espaço urbano / Fotografia Pedro Vannucchi

Essas fachadas ativas não apenas aprimoram a estética, mas também transformam as ruas em locais movimentados, atraindo uma variedade de lojas e empreendimentos para a vizinhança.

Harmonia com a Cidade

A arquitetura de Highlight e Spotlight busca ativamente o diálogo com a cidade. As estruturas se encaixam harmoniosamente na paisagem urbana de Botafogo, preservando a essência do bairro.

Cité inova e resgata o espaço urbano / Fotografia Pedro Vannucchi

Enquanto Highlight encontra-se em uma área anteriormente fragmentada, Spotlight adapta-se a uma atmosfera mais residencial, proporcionando uma introspecção bem-vinda.

Qualidade do Espaço Urbano

A qualidade do espaço urbano é uma prioridade em ambos os projetos. Highlight apresenta um pavimento de uso comum que inclui arquibancadas com vista para a cidade, espaços de lazer e convívio, redários e hortas. Essas adições proporcionam uma qualidade de vida excepcional em uma localização central da cidade.

A Natureza na Arquitetura

A integração com a natureza é evidente em ambos os empreendimentos. Highlight e Spotlight apresentam canteiros suspensos com uma variedade de espécies vegetais nativas, transformando a fachada em uma obra de arte em constante evolução, à medida que as plantas mudam de cor e volume ao longo das estações.

Participação Comunitária e Identidade do Bairro

A essência do bairro é incorporada aos projetos, graças à participação comunitária em workshops de cocriação. Isso resultou em uma arquitetura que reflete a identidade e o estilo de vida de Botafogo, tornando esses empreendimentos não apenas marcos arquitetônicos, mas também integrantes essenciais da comunidade.

Cité inova e resgata o espaço urbano / Fotografia Pedro Vannucchi

Highlight e Spotlight Jardim Botafogo são exemplos brilhantes de como a arquitetura e o urbanismo podem revitalizar o espaço urbano, promovendo a integração, o comércio e a qualidade de vida. Esses projetos redefinem a paisagem de Botafogo, impulsionando o renascimento de suas ruas e atraindo uma nova dinâmica para a cidade.

Projeto Highlight Resgata a Identidade Urbana

O condomínio residencial Highlight destaca-se como uma transformação impactante no cenário urbano de Botafogo, Rio de Janeiro.

Localizado junto à avenida que conecta o Aterro do Flamengo a Copacabana, esse projeto reutilizou um terreno anteriormente fragmentado, que abrigava postos de gasolina e concessionárias de carros, e o transformou em uma peça arquitetônica de vulto.

Este empreendimento compreende três torres residenciais, caracterizadas por instalações de lazer completas e um piso térreo comercial com fachada ativa.

Integração com o Contexto de Botafogo

Highlight integra-se de maneira harmoniosa com o contexto arquitetônico variado de Botafogo, que inclui edifícios modernos em altura e arquitetura antiga, variando de palacetes a pequenas vilas. A arquitetura inovadora atrai a atenção dos pedestres por meio do jogo de volumes, reentrâncias e cores, criando um diálogo cativante entre o morador e o entorno.

Qualidade de Vida Urbana

O projeto estabelece uma nova abordagem à qualidade de vida urbana. O pavimento de uso comum do complexo abriga uma arquibancada com vista panorâmica inspirada no Highline de DillerScofidio+Renfro.

Nesse mesmo nível, encontram-se espaços de lazer e convívio, incluindo redários e hortas, todos integrados ao paisagismo excepcional da Sá&Almeida Arquitetura e Paisagismo. O resultado é uma qualidade de vida excepcional em uma localização central na cidade.

Paisagens Deslumbrantes

Highlight é concebido para maximizar as vistas disponíveis, funcionando como mirantes urbanos que destacam as diversas paisagens ao redor, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Os volumes claros dos edifícios dialogam com o céu e contrastam com as cores terrosas do embasamento, complementados por jardineiras que conferem dinamismo visual.

Natureza na Arquitetura

Uma característica notável do projeto é a integração com a natureza. Os canteiros suspensos apresentam uma variedade de espécies vegetais nativas, proporcionando mudanças visuais ao longo do ano, à medida que as plantas mudam de cor e volume. Essa fachada viva não apenas acrescenta uma dimensão de natureza à arquitetura, mas também faz parte da manutenção do condomínio.

Detalhes que Transformam

Detalhes cuidadosos são evidentes em todo o projeto, revitalizando a rua e transformando-a de um espaço ermo à noite em um local com atividade constante. Exemplo disso pode ser visto na torre, onde cabos sustentam o paisagismo entre os pavimentos, filtrando a luz que adentra os apartamentos e destacando-se na paisagem.

Arquitetura Cocriada com a Comunidade

O processo de projeto foi holístico, envolvendo diversos grupos, desde formadores de opinião até possíveis perfis de moradores, em workshops de cocriação. Isso ajudou a identificar a identidade e o estilo de vida do bairro, incorporados ao projeto. A arquitetura, projetada com base no entorno e respeitando a essência do bairro, tornou-se uma transformação significativa para seus moradores e para a cidade como um todo.

Highlight não é apenas um edifício, mas um exemplo de como a arquitetura pode revitalizar e renovar o espaço urbano, conectando-se com a comunidade e o contexto histórico de Botafogo. A integração, a qualidade de vida e o cuidado com os detalhes fazem deste projeto um destaque no cenário arquitetônico da cidade.

Projeto do Spotlight Reinterpreta a Relação entre Espaço Residencial e Urbano

Localizado na Rua General Severiano, com proximidade à entrada do Parque do Morro do Pasmado, o condomínio residencial Spotlight apresenta uma abordagem diferenciada em relação à dinâmica urbana quando comparado ao seu vizinho, Highlight.

Cité inova e resgata o espaço urbano / Fotografia Pedro Vannucchi

Com uma atmosfera mais introspectiva e residencial, o entorno do terreno oferece uma perspectiva única para a arquitetura.

Térreo Residencial e Unidades Garden

Spotlight se distingue ao optar por uma proposta de térreo sem fins comerciais, priorizando uma relação mais direta entre o nível residencial e o rés do chão.

Cité inova e resgata o espaço urbano / Fotografia Pedro Vannucchi

Além disso, unidades Garden no primeiro pavimento evocam a sensação de quintais de casas, adicionando um toque de aconchego à arquitetura.

Coesão Visual e Conexão Pedestre

Para criar coesão visual com Highlight, Spotlight mantém uma paleta de cores terrosas. Uma conexão para pedestres entre os dois terrenos permite o compartilhamento de áreas comuns e proporciona acesso direto dos moradores à Avenida Lauro Sodré e à Rua General Severiano.

Mirantes Urbanos e Características Residenciais

Composta por duas torres residenciais linearmente implantadas, Spotlight exibe uma característica marcante de mirantes urbanos, permitindo que os moradores enquadrem as paisagens circundantes.

Cité inova e resgata o espaço urbano / Fotografia Pedro Vannucchi

O condomínio abriga 76 apartamentos, incluindo unidades de três e quatro quartos, além de coberturas dúplex distribuídas pelos nove andares das torres.

Abordagem Sutil e Bucólica

Enquanto Highlight estabelece uma relação direta e aberta com a paisagem, Spotlight adota uma abordagem mais sutil. Molduras arquitetônicas filtram a conexão com a cidade, sugerindo uma atmosfera bucólica, ampliada pela introdução da textura amadeirada.

Spotlight desafia convenções ao criar um espaço residencial que reinterpreta a relação entre arquitetura e cidade. Sua abordagem introspectiva e aconchegante destaca-se em contraste com a agitação urbana, oferecendo um refúgio residencial que mantém sua conexão com o contexto urbano de forma harmoniosa.

Ficha:
HIGHLIGHT
Local: Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Área do terreno: 9.000,93m²
Área construída: 62.398,45m²
Ano do projeto: 2018
Ano de conclusão da obra: 2022-2023
Projeto de arquitetura: Cité Arquitetura (Celso Rayol e Fernando Costa) / @citearquitetura
Coordenadores de projeto: André Caterina, Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira.
Equipe de projeto: Ana Terra Vettori, Eduardo Romano, Fabiana Melo, Gabriela Sales, Giselle Costa, Isadora Coelho, Júlia de Queiroz, Kátia Alves, Leonardo Leal, Leonardo Milano, Lila Monteiro, Luisa Linden, Luiz Eduardo Rayol, Luiza Loureiro, Luiza Melo, Mariana Neto, Mateus Fragoso, Nicholas Manso, Pedro Brito, Rachel Birman Tonietto, Renata Oliveira, Romário dos Anjos, Thamires Carrilho, Thiago Lopes, Victoria Michelini.
Incorporação:
Opportunity Investimentos Imobiliários / @opportunityinvestimentos
Performance Empreendimentos Imobiliários / @performanceempreendimentos
Construção: Artha Construtora / @artha_construtora
Gerência de Obra: Performance Empreendimentos Imobiliários
Fotografias: Pedro Vannucchi / @pedrovannucchi
Acústica: Traço Verde Arquitetura Ambiental / @tverdeacustica
Ancoragem: FHX
Automação: Casa do Futuro / @casadofuturocom
Comunicação visual: Ilustre Ideia Estudio Criativo / @ilustreideiadesign
Consultoria de alumínio: Grupo Paris Vidro e Alumínio / @grupo.paris
Elevadores: ThyssenKrupp / @thyssenkrupp_brasil
Estrutura: Adler Projetos Estruturais / @adler_projetos
Estrutura metálica: Abilitá Projetos Estruturais / @abilitaprojetosestruturais
Executivo: Cité Arquitetura / @citearquitetura
Fundação: ABS Engenharia Fundações Geotecnia / @abs.fundacoes
Furação: Adler Projetos Estruturais / @adler_projetos
Impermeabilização: GTI Projetos e Consultoria
Incêndio: Prinst Engenharia de Segurança
Instalações mecânicas: Flowair / @flowaircompressores
Instalações prediais: AQ Projetos de Instalações
Interiores: André Piva Arquitetura / @andrepivaarquitetura
Luminotécnica: RBF Arquitetura de Iluminação / @rbf_ld
Paisagismo: Sá&Almeida Arquitetura e Paisagismo / @saalmeidapaisagismo
Piscina: Aqualar / @aqualar
Topografia: TopTec / @toptectopografia
Materiais e equipamentos: Força Carioca / @fcariocailuminacao, Portobello / @portobello, Eliane / @elianerevestimentos, Thyssenkrupp / @thyssenkrupp_brasil, Deca / @decaoficial, Ibratin / @ibratin, Santa Luzia / @santa.luzia, Suvinil / @tintas_suvinil , Pial @legrandbrasil, La Fonte / @lafonteoficial, Yale / @yalehomebrasil, Tramontina / @tramontinaoficial, Itanova / @itanovachurrasqueiras, Celite / @mundocelite, Alucomaxx / @alucomaxx

SPOTLIGHT
Local: Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Área Projetada: 17.118,44 m²
Área do terreno: 2.408,76 m²
Ano do Projeto: 2018
Ano de conclusão da obra: 2023
Projeto de arquitetura: Cité Arquitetura (Celso Rayol e Fernando Costa)
Coordenadores de projeto: André Caterina, Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira.
Equipe de projeto: Ana Terra Vettori, Eduardo Romano, Fabiana Melo, Gabriela Sales, Giselle Costa, Isadora Coelho, Júlia de Queiroz, Kátia Alves, Leonardo Leal, Leonardo Milano, Lila Monteiro, Luisa Linden, Luiz Eduardo Rayol, Luiza Loureiro, Luiza Melo, Mariana Neto, Mateus Fragoso, Nicholas Manso, Pedro Brito, Rachel Birman Tonietto, Renata Oliveira, Romário dos Anjos, Thamires Carrilho, Thiago Lopes, Victoria Michelini.
Incorporação: Opportunity Investimentos Imobiliários / Performance Empreendimentos Imobiliários
Construção: Artha Construtora
Gerência de Obra: Performance Empreendimentos Imobiliário
Acústica: Traço Verde Arquitetura Ambiental
Ancoragem: FHX
Automação: Casa do Futuro
Comunicação visual: Ilustre Ideia Estudio Criativo
Consultoria de alumínio: Grupo Paris Vidro e Alumínio
Elevadores: ThyssenKrupp
Estrutura: Adler Projetos Estruturais
Estrutura metálica: Abilitá Projetos Estruturais
Executivo: Cité Arquitetura
Fundação: ABS Engenharia Fundações Geotecnia
Furação: Adler Projetos Estruturais
Impermeabilização: GTI Projetos e Consultoria
Incêndio: Prinst Engenharia de Segurança
Instalações mecânicas: Flowair
Instalações prediais: AQ Projetos de Instalações Ltda
Interiores: André Piva Arquitetura
Luminotécnica: RBF Arquitetura de Iluminação
Paisagismo: Sá&Almeida Arquitetura e Paisagismo
Piscina: Aqualar
Topografia: TopTec
Materiais e equipamentos: Força Carioca, Portobello S.A., Eliane, Thyssenkrupp, Deca, Ibratin, Santa Luzia, Suvinil, Pial, La Fonte, Yale, Tramontina, Itanova, Celite, Alucomaxx

Contato:
Cité Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12246/cite-arquitetura/
https://www.citearquitetura.com.br/

 

Tópicos: Aconchego na arquitetura; Celso Rayol; Fernando Costa; Arquitetura Botafogo; Arquitetura contemporânea; Arquitetura e paisagismo; Rua General Severiano; Arquitetura e urbanismo inovadores; Arquitetura residencial; Arquitetura residencial bucólica; Arquitetura residencial sutil; Aterro do Flamengo; Atmosfera residencial diferenciada; Atração de lojas e empreendimentos; Canteiros suspensos; Cité Arquitetura; Cocriação com a comunidade; Cocriação comunitária; Coesão visual com Highlight; Comunicação interna de edifícios; Condomínio de três e quatro quartos; Condomínio residencial Highlight; Condomínio residencial Spotlight; Condomínios residenciais; Conexão para pedestres; Detalhes arquitetônicos; Diálogo com o entorno; Diálogo urbano; Dinâmica urbana; Espaço residencial acolhedor; Espaço residencial e vida urbana; Espaço urbano dinâmico; Espaço urbano em constante evolução; Espaços comerciais urbanos; Estética urbana harmoniosa; Fachada ativa; Identidade do bairro; Integração com a natureza; Introspecção urbana; Metamorfose da paisagem urbana; Mirantes urbanos; Molduras arquitetônicas; Paisagem urbana de Botafogo; Paisagismo urbano; Proximidade ao Parque do Morro do Pasmado; Qualidade de vida na cidade; Qualidade do espaço urbano; Redefinição de dinâmica urbana; Regeneração urbana; Relação entre espaço residencial e urbano; Renovação arquitetônica; Renovação urbana em Botafogo; Térreo sem fins comerciais; Transformação urbana; Unidades Garden; Urbanismo em Botafogo; Urbanismo inovador; Vida urbana no Rio de Janeiro;