O escritório Cité Arquitetura assina a transformação do antigo Hotel Paysandu em residencial, preservando sua memória arquitetônica

Cité Arquitetura em estilo Art Déco

Projeto de Retrofit Concebido pela Cité Arquitetura, em Colaboração com Escritório Burle Marx e Maneco Quinderé, Resgata a Identidade Art Déco do Edifício.

A Cité Arquitetura, conceituado escritório especializado em projetos de retrofit e revitalização, assume a missão de preservar a rica história do antigo Hotel Paysandu, localizado no Flamengo, ao transformá-lo em um sofisticado empreendimento residencial.

Cité Arquitetura em estilo Art Déco

Sob a coordenação do arquiteto Fernando Costa, a equipe da Cité manterá a essência do edifício, destacando sua marcante fachada Art Déco, enquanto adapta seu interior para atender às demandas contemporâneas.

Preservando a Essência Art Déco e Integrando Profissionais de Renome

O projeto de retrofit do Hotel Paysandu, agora intitulado Paysandu 23, é uma colaboração notável que une talentos distintos da arquitetura e do design.

Além da Cité Arquitetura, o empreendimento conta com a especialização do renomado Escritório Burle Marx, responsável pelo paisagismo, e Maneco Quinderé, reconhecido pela iluminação criativa e conceitual.

Diálogo entre Passado e Presente

Fernando Costa, sócio da Cité Arquitetura, destaca o desafio estimulante de conectar a memória arquitetônica com a contemporaneidade, vislumbrando o futuro. O Paysandu 23, um edifício tombado, emerge como um desafio inspirador para harmonizar as linhas do passado com as aspirações do amanhã.

Cité Arquitetura em estilo Art Déco

O espaço não é apenas uma estrutura física, mas um elo simbólico entre diferentes eras, oferecendo uma perspectiva única da cidade e seu desenvolvimento.

Preservação Minuciosa da Fachada e Recuperação do Estilo Art Déco

A fachada do antigo Hotel Paysandu, um tesouro arquitetônico em estilo Art Déco, recebeu uma atenção meticulosa durante o processo de recuperação. A iluminação minuciosamente elaborada por Maneco Quinderé realça a beleza intrínseca deste estilo, realça o brilho original da arquitetura.

Reinterpretação Criativa dos Elementos Originais

A transição dos ambientes internos é uma jornada pela memória e inovação. Ao cruzar a entrada do Paysandu 23, elementos icônicos do projeto original, como luminárias, painéis e portas, ressurgem com novos propósitos e funcionalidades.

Cité Arquitetura em estilo Art Déco

Este ato de ressignificação permite que a memória se torne uma plataforma para atender às exigências do estilo de vida contemporâneo.

Evolução do Conceito de Espaços de Coworking

O Paysandu 23 não se limita a uma abordagem convencional de coworking. O projeto redefine os espaços de trabalho com uma perspectiva contemporânea, criando ambientes distribuídos pelos pavimentos.

 

Essa inovação facilita a integração do trabalho e do conforto residencial, atendendo às necessidades em evolução dos moradores.

Um Projeto para o Presente e o Futuro do Morar

Celso Rayol, sócio da Cité Arquitetura, enfatiza que o Paysandu 23 é um testemunho da habilidade de vestir a memória com novas interpretações, perpetuando uma relação dinâmica entre contemporaneidade e tradição.

O resultado é uma composição arquitetônica que transcende o tempo e se projeta como um farol de inovação no cenário residencial.

O Paysandu 23 é, portanto, um exemplo inspirador de como o passado pode ser harmoniosamente entrelaçado com o presente, gerando um futuro habitacional vibrante e sofisticado.

Cité Arquitetura em estilo Art Déco

A visão da Cité Arquitetura, combinada com a especialização de parceiros notáveis, resulta em um empreendimento que preserva a memória arquitetônica enquanto abraça a evolução das necessidades e gostos contemporâneos.

Ficha-
Projeto: Cité Arquitetura — Celso Rayol e Fernando Costa
Coordenadores de projeto: André Caterina, Daniel Osório, Lucia Andrezo
Equipe: Mariana Alonso, Ana Terra Vettori, Maria Luiza Peixoto, Camila Paiva, Pedro Brito, Leonardo Leal, Luiza Melo, Luisa Linden e Mateus Fragoso
Local: Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Área do terreno: 518,01 m²
Área construída: 2.550,84 m²
Ano: 2020
Incorporação: Piimo Empreendimentos Imobiliários / @piimoempreendimentos
Construção e gerenciamento: Piimo Empreendimentos Imobiliários
Interiores: Cité Arquitetura / @citearquitetura
Luminotécnica: Maneco Quinderé e Associados Iluminação / @manecoquindereassociados
Paisagismo: Burle Marx Escritório de Paisagismo / @escritorioburlemarx
Restauro: Vidal & Vilhena Escritório de Arquitetura / @vidalevilhena.arq
Elevador: Schindler / @atlas.schindler
Consultoria de alumínio: MBP Consultoria de Esquadrias / @mbpconsultoria
Estrutura: SOMA Engenharia / @somaengenharia
Estrutura metálica: SIGMA Consultoria & Projetos
Fundação: ABS Engenharia, Fundações, Geotecnia / @absengenhariaa
Incêndio: Hidrocenter Sistemas contra Incêndios Ltda.
Topografia: Meta Topografia / @metageo_
Instalações mecânicas: Diffusion
Instalações prediais: Hemar Instalações Elétricas e Hidráulicas
Fotografia Pedro Vannucchi / @pedrovannucchi

Contato:
Cité Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12246/cite-arquitetura/
https://www.citearquitetura.com.br/

 

Tópicos – Cité Arquitetura; Transformação; Antigo Hotel Paysandu; Residencial; Memória Arquitetônica; Retrofit; Concebido; Escritório Burle Marx; Maneco Quinderé; Identidade Art Déco; Edifício; Renomado escritório; Projetos; Revitalização; Sofisticado empreendimento; Coordenação; Arquiteto; Fernando Costa; Equipe; Essência; Fachada; Demandas contemporâneas; Profissionais de renome; Paisagismo; Iluminação criativa e conceitual; Desafio estimulante; Memória arquitetônica; Futuro; Edifício tombado; Linhas do passado; Aspirações do amanhã; Elo simbólico; Harmonizar; Perspectiva única; Preservação minuciosa; Recuperação; Transição dos ambientes internos; Luminárias; Painéis; Portas; Ressignificação; Estilo de vida contemporâneo; Espaços de Coworking; Abordagem convencional; Trabalho e conforto residencial; Necessidades em evolução; Presente e futuro do morar; Habilidade de vestir a memória; Relação dinâmica; Composição arquitetônica; Farol de inovação; Passado harmoniosamente entrelaçado; Futuro habitacional; Visão; Parceiros notáveis; Memória arquitetônica; Evolução das necessidades; Gostos contemporâneos;