Sistema construtivo em aço possibilita modernização do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com projeto de retrofit do escritório Bhemn Arquitetura

Retrofit com personalidade pelo Bhemn Arquitetura

O Instituto Caldeira, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passou por uma transformação significativa para se tornar um espaço destinado a empresas e startups.

Construído nos anos 1920, o edifício histórico foi submetido a um retrofit realizado pelo  escritório Bhemn Arch Experience Integrated.

O objetivo do projeto foi preservar a essência da construção original, mantendo sua personalidade, o que foi possível graças ao uso do sistema construtivo em aço. Ao todo, foram utilizadas 11,5 toneladas de aço em uma área construída de 4.790 m².

Preservando a identidade histórica

A arquiteta Cilulia Bhemn explica que o projeto foi dividido em várias etapas, começando pela criação de um programa de necessidades e, a partir disso, a definição de um conceito para o local e a escolha dos materiais a serem utilizados.

Retrofit com personalidade e modernidade pelo Bhemn Arquitetura

O prédio, que abrigava uma caldeira trazida da Inglaterra pelo empreendedor A.J. Renner, foi projetado para preservar sua identidade e contar sua história.

A utilização do sistema construtivo em aço, combinado com vidro e madeira, facilitou a integração entre o moderno e o tradicional. Esses materiais leves complementam a estrutura existente, sem desvalorizá-la, além de serem fáceis de instalar e movimentar.

Aço como protagonista

A edificação original já possuía elementos em aço, e a nova estrutura foi utilizada principalmente para criar a arquibancada central, protegida por uma cobertura de vidro.

Retrofit com personalidade e modernidade pelo Bhemn Arquitetura

Estruturas metálicas também foram empregadas para cobrir as áreas externas. Parte da cobertura foi revestida com telhas metálicas na cor cerâmica, criando um contraste e destacando as formas dos telhados inclinados tipo shed, realçando as paredes das fachadas internas.

A construção em aço como solução para retrofit

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) destaca que a construção em aço é uma excelente alternativa para projetos de retrofit, por permitir atender às novas necessidades sem grandes intervenções.

Além disso, as estruturas em aço oferecem esbeltez, leveza e rapidez de execução, sem comprometer a sustentabilidade, segurança e flexibilidade.

Resultado satisfatório e sucesso garantido

Cilulia avalia que a composição do sistema construtivo em aço estabelece uma relação harmoniosa entre a estrutura existente e as novas adições, resultando em um ambiente mais leve e moderno.

O resultado do projeto no Instituto Caldeira foi extremamente satisfatório, gerando grande procura e sucesso. A escolha dos materiais e a preservação da identidade histórica foram fundamentais para o êxito do empreendimento.

Ficha:
Instituto Caldeira
• Etapa-01
4.º Distrito, Travessa São José, 381, Porto Alegre, RS.
1340 m²
2020
Projeto Arquitetônico:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn / @bhemn.ex
Projeto de Interiores:
Jaqueline Testa / @criandodesign
Projeto de Paisagismo:
Susana Nedel / @susananedel
Execução:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn
Eng. Renata Lasta • Bhemn / @bhemn.ex

• Etapa-02
4.º Distrito, Travessa São José, 455 Porto Alegre, RS.
3450 m²
2021
Projeto Arquitetônico:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn / @bhemn.ex
Projeto de Interiores:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn
Arq. Cilulia Freitas • Bhemn / @bhemn.ex
Projeto de Paisagismo:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn@bhemn.ex
Execução:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn
Eng. Renata Lasta • Bhemn / @bhemn.ex
Conceituação e ressignificação / Demolições de paredes, aberturas e novos acessos / Serralheria / Projeto e instalação de ar-condicionado / Pisos, revestimentos e pinturas / Cobertura metálica com vidros / Projeto e execução de iluminação / Hidráulica e elétrica / Adequação e adaptação de acústica / Mobiliário / Pinturas e gesso.

Contato:
Bhemn Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28133/bhemn-arquitetura/
https://bhemn.com.br/

 

Palavras-Chave – retrofit; arquitetura; aço; Bhemn Arquitetura; Instituto Caldeira; Porto Alegre; Rio Grande do Sul; prédio histórico; preservação da identidade histórica; caldeira; empreendedor A.J. Renner; sistema construtivo em aço; vidro; madeira; arquibancada central; cobertura de vidro; estruturas metálicas; telhas metálicas; cor cerâmica; telhados inclinados tipo shed; Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA); retrofit; construção em aço; esbeltez; leveza; rapidez de execução; sustentabilidade; segurança; flexibilidade; ambiente mais leve e moderno; sucesso;