Projeto do escritório Meridional Arquitetura, para casa de vila em Higienópolis, preserva a essência do imóvel construído no início do século XX

Meridional restaura casa histórica em Higienópolis

A Casa Higienópolis, um exemplar arquitetônico do início do século XX, situada em uma vila residencial cercada pelos arranha-céus do bairro paulistano, foi recentemente restaurada com um projeto assinado pelo escritório Meridional Arquitetura, liderado pelo talentoso arquiteto Luiz Gustavo Sobral Fernandes.

O imóvel típico de bairros centrais da cidade de São Paulo — com pisos elevados, janelas para a rua e entrada lateral — havia passado por uma reformulação interna na década de 1980 que eliminou sua compartimentação e distribuição interna original.

Meridional restaura casa histórica em Higienópolis

A intervenção cuidadosa resgatou as características originais da residência, após décadas de alterações e transformações que comprometeram sua estrutura original.

Uma história resgatada

Com suas características típicas dos imóveis centrais de São Paulo, como pisos elevados, janelas voltadas para a rua e entrada lateral, a Casa Higienópolis havia sido submetida a uma reformulação interna na década de 1980, que resultou na perda de sua compartimentação e distribuição espacial original.

Meridional restaura casa histórica em Higienópolis

O arquiteto Luiz Gustavo Sobral Fernandes idealizou um projeto de restauração para resgatar as qualidades espaciais da construção original, ao mesmo tempo, em que promoveu reparações necessárias, preservando ao máximo a essência histórica da casa.

Interiores valorizados

O projeto de interiores, igualmente assinado pelo escritório Meridional Arquitetura, foi meticulosamente planejado para agregar valor ao imóvel e proporcionar conforto aos moradores.

Meridional restaura casa histórica em Higienópolis

Valorizando o design brasileiro, o espaço conta com peças universais, entre elas, a icônica poltrona Mole, projetada por Sérgio Rodrigues.

Além disso, o aproveitamento de alguns móveis do proprietário original combinados com peças garimpadas criam uma atmosfera única e personalizada.

Resgatando o esplendor do passado

A Casa Higienópolis exibia desgastes decorrentes do tempo e intervenções inadequadas que prejudicaram sua autenticidade histórica.

Meridional restaura casa histórica em Higienópolis

Através da nova reforma, a iluminação natural e artificial foram criteriosamente planejadas, realçando toda a beleza dos ambientes internos e preservando a identidade da residência.

Marcenaria repensada

A fim de restabelecer a qualidade espacial do imóvel, os armários planejados foram substituídos por prateleiras mais leves, que proporcionam uma integração harmoniosa com o ambiente.

Meridional restaura casa histórica em Higienópolis

A marcenaria, totalmente reformulada, trouxe novas cores e acabamentos tanto para a área interna quanto para a externa da casa. Os pisos e revestimentos originais, ainda em excelente estado, foram mantidos e restaurados, agregando um toque genuíno à atmosfera do local.

Novos horizontes no jardim

O jardim da Casa Higienópolis também passou por um processo de reconfiguração cuidadoso, possibilitando a criação de um espaço multifuncional, perfeito para lazer e convívio tanto dos moradores quanto dos visitantes.

Arquitetura unindo o passado e o presente

A restauração da Casa Higienópolis, conduzida pelo escritório Meridional Arquitetura, representa um marco na preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de São Paulo.

Meridional restaura casa histórica em Higienópolis

Ao resgatar as características originais do imóvel, o projeto se destaca por sua elegância e cuidado, estabelecendo um espaço acolhedor e sofisticado, digno de ser admirado e desfrutado por gerações futuras.

A Casa Higienópolis é a legitimação da arquitetura e do design brasileiro, unindo o passado e o presente em uma harmonia que perdurará por muitos anos.

Contato:
Meridional Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/27898/meridional-arquitetura/
https://www.arquiteturameridional.com/

 

Palavras-chave — Casa histórica; restauração; projeto; características originais; patrimônio histórico; arquitetura brasileira; design brasileiro; Higienópolis; São Paulo; Meridional Arquitetura; Luiz Gustavo Sobral Fernandes; Poltrona Mole; essência; Sérgio Rodrigues; Iluminação natural; iluminação artificial; marcenaria; jardim; lazer; convívio; acolhimento; sofisticação; elegância; cuidado; celebração; harmonia; século XX; características típicas; pisos elevados; janelas voltadas para a rua; entrada lateral; reformulação interna; década de 1980; compartimentação; distribuição espacial original; projeto de restauração; qualidades espaciais; interiores; peças universais; poltrona Mole; prateleiras mais leves; espaço multifuncional.