Apartamento passa por reforma total e ganha atualidade com projeto do escritório Macro Arquitetos

Macro com layout contemporâneo

O casal de clientes buscava um apartamento com uma atmosfera atemporal, combinando elementos neutros e naturais, mas também desejavam toques de cores na decoração.

Além disso, sonhavam com um espaço amplo, integrado e acolhedor, perfeito para receber amigos e familiares. Atendendo a solicitação dos clientes, o escritório Macro Arquitetos realizou uma reforma total em um apartamento de 110 m², localizado no bairro de Perdizes, em São Paulo.

Reforma estrutural para um novo conceito

O projeto da Macro Arquitetos contemplou uma revisão completa da infraestrutura do imóvel, abrangendo a parte hidráulica, elétrica, caixilhos e revestimentos. Além disso, a disposição dos ambientes foi repensada, permitindo uma melhor utilização do espaço.

Inicialmente, o apartamento possuía três dormitórios, mas após a reforma, uma das áreas foi integrada à sala. Além disso, a cozinha, área de serviço e banheiro da suíte foram estrategicamente reposicionados para maximizar a funcionalidade e fluidez dos ambientes.

Layout priorizando a sociabilidade

O novo layout foi meticulosamente planejado para priorizar a área social, garantindo diversas possibilidades de uso em um único ambiente. A cozinha, agora integrada, promove maior proximidade com a sala de jantar e área de convívio, criando uma conexão fluída entre esses espaços.

A planta foi reconfigurada para otimizar especialmente as áreas molhadas. A posição da cozinha foi invertida em relação à área de serviço, e o banheiro de serviço foi incorporado à suíte. Na área da sala, uma bancada de trabalho foi integrada para atender às necessidades de um home office funcional.

A luz como protagonista

A iluminação, tanto natural quanto artificial, foi um ponto de destaque no projeto. O armário que divide a sala de jantar conta com um vidro superior que permite a entrada de luz natural, e à noite, uma fita de LED cria um cenário cativante de luz indireta.

Outro destaque é a serralheria com vidro aramado que fecha a passagem entre a sala e a cozinha, permitindo a vedação do espaço sem comprometer a entrada de luz natural. Essa solução é fundamental para a integração dos ambientes e não prejudica a sensação de amplitude mesmo quando fechado.

Elegância e harmonia nos acabamentos

Os clientes desejavam uma base neutra com tons de cinza, combinada com elementos naturais como concreto, madeira e serralheria. A arquitetura aproveitou a estrutura existente, expondo vigas e pilares de concreto, agregando personalidade ao espaço. A paleta de cores, materiais e texturas foi habilmente trabalhada para equilibrar os tons, evitando que o ambiente se tornasse frio ou impessoal.

Marcenaria funcional e sofisticada

O uso do carvalho americano na marcenaria desempenhou um papel importante no projeto, dividindo com elegância os ambientes da sala de jantar, área de serviço e cozinha, proporcionando suporte e praticidade a cada área. Um nicho funcional foi projetado na sala de jantar, servindo como aparador e espaço de armazenamento inferior, enquanto na lateral da cozinha, nichos abrigam micro-ondas, cafeteira e armários, tornando tudo mais organizado e funcional.

Um apartamento repaginado e encantador

Com a habilidade da equipe da Macro Arquitetos, o apartamento em Perdizes passou por uma transformação notável, ganhando um layout contemporâneo, que alia funcionalidade à beleza. A integração dos ambientes, o uso estratégico da luz natural e os acabamentos bem selecionados resultaram em um espaço convidativo, atendendo às expectativas do casal e proporcionando uma habitação acolhedora e sofisticada.

Ficha
Projeto: Macro Arquitetos — Carlos Duarte e Juliana Nogueira
Construção: Relf Construções
Gerenciamento/Coordenação: Macro Arquitetos / @macroarq
Local: São Paulo — SP (Bairro de Perdizes)
Ano: 2022
Área: 110m2
Crédito das fotos: Renato Navarro / @renatonavarrofotografia

Contato:
Macro Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/19605/macro-arquitetos/
https://www.macroarq.com/

 

Palavras-chave — Macro Arquitetos; apartamento; reforma; layout contemporâneo; atmosfera atemporal; elementos neutros e naturais; toques de cores; espaço amplo; integrado; acolhedor; Perdizes; São Paulo; revisão completa da infraestrutura; hidráulica; elétrica; caixilhos; revestimentos; disposição dos ambientes; melhor utilização do espaço; três dormitórios; cozinha; área de serviço; banheiro da suíte; funcionalidade e fluidez dos ambientes; área social; cozinha integrada; sala de jantar; área de convívio; conexão fluída; áreas molhadas; bancada de trabalho; iluminação; natural; artificial; armário; vidro superior; fita de LED; serralheria com vidro aramado; vedação do espaço; entrada de luz natural; sensação de amplitude; base neutra; tons de cinza; elementos naturais; concreto; madeira; serralheria; estrutura existente; vigas e pilares de concreto; personalidade; paleta de cores; materiais; texturas; carvalho americano; marcenaria; elegância; funcionalidade; praticidade; nicho funcional; aparador; espaço de armazenamento inferior; nichos; micro-ondas; cafeteira; armários; transformação notável; layout contemporâneo; funcionalidade; beleza; integração dos ambientes; uso estratégico da luz natural; acabamentos bem selecionados; espaço convidativo; expectativas do casal; habitação acolhedora; sofisticada.