Escritório Fantato Nitoli Arquitetura, joga com o clássico e toques de contemporaneidade, em projeto para apartamento com 120 m²

Aposta no clássico do Fantato Nitoli

No Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, um apartamento de 120 m² passou por uma reforma realizada pelo escritório Fantato Nitoli Arquitetura, resultando em um espaço que combina elementos clássicos revisitados com uma estética contemporânea, sem perder a proposta despojada e moderna.

Criação de um ambiente social integrado

Atendendo ao desejo dos proprietários, um jovem casal, de ter uma área social com uma linguagem única, a Fantato Nitoli Arquitetura removeu a parede e as portas que separavam a sala da área gourmet, nivelando o piso do ambiente com porcelanato cinza e unificando todo o espaço.

Aposta no clássico do Fantato Nitoli

O destaque principal é o painel de madeira (MDF Carvalho Hanover) que percorre toda a extensão do living.

Desde a entrada de serviço, passando pela área da cozinha, pelo lavabo e pelo hall de entrada, até chegar à porta de acesso à área íntima do apartamento, onde há outro painel com frisos de acabamento preto (MDF Nero).

Esse segundo painel estende-se da área da sala de TV até o bar bufê na sala de jantar, que está localizado no espaço gourmet.

No hall de entrada principal, foi criada uma sapateira seguindo o mesmo padrão de MDF do painel, proporcionando uma sensação de continuidade. Além disso, todas as portas foram revestidas com o mesmo acabamento, garantindo uniformidade visual.

O painel de madeira que se estende por todo o apartamento também está presente no teto, ligeiramente rebaixado para acomodar uma sanca com luz indireta. Essa mesma madeira foi escolhida para o forro do espaço gourmet e da sala de jantar, criando uma conexão harmoniosa entre os ambientes.

Aposta no clássico do Fantato Nitoli

Decoração contemporânea com toques clássicos

A decoração da área social é predominantemente contemporânea, com alguns detalhes clássicos sutis.

Destaca-se o lustre sobre a mesa de jantar e os toques dourados discretamente espalhados pelo apartamento, como nos puxadores dos armários da cozinha e da área gourmet, bem como nas estruturas metálicas sobre a ilha da cozinha.

O sofá (Cremme) é o elemento central da sala, com seu design minimalista, tamanho generoso e conforto, além de servir como peça-chave para a integração entre os ambientes, oferecendo assentos em praticamente todas as direções do living.

Peças de design também se destacam, como as cadeiras da mesa de jantar da Líder Interiores, as cadeiras da ilha da cozinha assinadas por Gustavo Bittencourt e as banquetas da Cremme no espaço gourmet.

Aposta no clássico do Fantato Nitoli

Cozinha e espaço gourmet

A cozinha recebeu uma bancada com veios dourados (Lamtec Macchia Vecchia), sobre a qual uma prateleira em serralheria dourada foi instalada para dar suporte à área de cocção e emoldurar a coifa. Uma segunda bancada, mais baixa e feita de MDF, foi adicionada para refeições rápidas do dia a dia.

Aposta no clássico do Fantato Nitoli

Na área da cuba, os armários com molduras em MDF na cor areia criam um contraste elegante com os eletrodomésticos em acabamento preto. O espaço gourmet segue a mesma linguagem da cozinha, mas com armários em laca verde.

Aposta no clássico do Fantato Nitoli

Lavabo surpreendente

O lavabo é uma surpresa com seus revestimentos e cores contrastantes. Metade da parede é revestida com painéis de lambri na cor Marsala, que se estendem por todas as paredes e pelo forro do banheiro, enquanto a outra metade é revestida com o porcelanato Confete da Ceusa. O espelho apresenta formas arredondadas, e a cuba de sobrepor e os pendentes seguem a tendência orgânica e mais clássica.

Aposta no clássico do Fantato Nitoli

Clássico revisitado na área íntima

A área íntima é marcada pela presença de boiseries nas paredes. Na suíte do casal, elas estão presentes na parede da TV e acima da cabeceira estofada na cor verde, que se estende por toda a extensão da parede. Lustres de cristal e arandelas clássicas se conectam com as mesas de cabeceira com estrutura dourada.

Para otimizar o espaço, a penteadeira foi colocada na varanda do quarto do casal, cuja parede em salmão também apresenta boiseries e emoldura o espelho, complementado por duas arandelas de design arredondado.

A parede oposta foi revestida com um jardim vertical preservado (Matagal Design) para adicionar um toque romântico ao ambiente, onde a poltrona foi revestida com tecido rosa, combinando com a cor da parede, e o banco foi feito de crochê.

O amplo banheiro da suíte recebeu acabamentos contrastantes, com piso e paredes revestidos de porcelanato Pietra Lombarda Off White (Portobello) e porcelanato Araucária Clara (Portobello) no box e na parede da bancada.

A própria bancada, esculpida no porcelanato, possui duas cubas, metais com acabamento preto, armários em laca preta e espelhos soltos com molduras. Acessórios em preto e um banco (Boobam) complementam o espaço ao lado do box.

O closet, projetado pela Fantato Nitoli Arquitetura, apresenta acabamento em MDF cinza (MDF Griss) e detalhes dourados nos puxadores e cabideiros.

Aposta no clássico do Fantato Nitoli

Home office e banheiro de hóspedes

O home office conta com armários e bancada de marcenaria na cor areia, mantendo a linguagem clássica com boiseries em azul bebê nas paredes. O sofá e o tapete são em tons de cinza, enquanto a cadeira de escritório giratória, projetada por Fernando Jaeger, apresenta detalhes em madeira e é na cor marsala.

O banheiro de hóspedes possui piso revestido de porcelanato Downtown (Portinari) e paredes com revestimento Zigzag verde (Portobello). A arandela e o espelho apresentam formas arredondadas e detalhes em preto.

Especificação:
Fernando Jaeger / @fernandojaegerdesign
Gustavo Bittencourt / @bittencourtgustavo
Lider Interiores / @liderinteriores
Cremme / @cremme.com.br
Ceusa / @ceusarevestimentos
Matagal Design / @matagaldesign
Boobam / @_boobam_
Portinari / @ceramicaportinari
Portobello / @portobello

 

Contato:
Fantato Nitoli Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/27686/fantato-nitoli-arquitetura/
https://www.fantatonitoli.com.br

 

Palavras-chave — Clássico revisitado; contemporaneidade; apartamento; 120 m²; escritório Fantato Nitoli Arquitetura; reforma; destaque; painel de madeira; parede; área social; Tatuapé; Zona Leste; São Paulo; elementos decorativos; proposta despojada; moderna; linguagem; área gourmet; piso; porcelanato cinza; ambiente social; painel em madeira; MDF Carvalho Hanover; living; entrada de serviço; torre do forno elétrico; micro-ondas; cozinha; porta do lavabo; hall de entrada; área íntima; frisos de acabamento preto; MDF Nero; sala de TV; bar bufê; hall de entrada principal; sapateira; unicidade; continuidade; teto; sanca com luz indireta; espaço gourmet; sala de jantar; decoração contemporânea; detalhes clássicos; lustre; toques dourados; puxadores dos armários; sofá Cremme; design minimalista; cadeiras da Lider Interiores; cadeiras da ilha da cozinha; Gustavo Bittencourt; banquetas da Cremme; cozinha; bancada com veios dourados; Lamtec Macchia Vecchia; prateleira em serralheria dourada; cocção; coifa; segunda bancada; refeições rápidas; armários com molduras em MDF areia; eletrodomésticos; acabamento preto; espaço gourmet; lavabo; revestimentos; cores contrastantes; painel de lambri; Marsala; porcelanato Confete; formas arredondadas; espelho; cuba de sobrepor; pendentes; área íntima; boiseries; suíte do casal; parede da TV; cabeceira da cama estofada; lustre em cristal; arandelas clássicas; estrutura dourada; penteadeira; varanda; parede salmão; jardim vertical preservado; Matagal Design; poltrona; tecido cor de rosa; banco em crochê; banheiro da suíte; acabamentos contrastantes; porcelanato Pietra Lombarda Off white; porcelanato Araucária Clara; box; bancada; cuba dupla; metais com acabamento em preto; armários em laca preta; espelhos soltos; closet; MDF cinza; puxadores do armário; cabideiros; home office; marcenaria; areia; boiseries; azul bebê; sofá; tapete; cadeira escritório giratória; Fernando Jaeger; banheiro de hóspedes; porcelanato Downtown; revestimento Zigzag verde; arandela; espelho.