O paisagismo regenerativo, que prioriza a flora Local em jardins residenciais, é uma abordagem fundamental para a manutenção do ecossistema local em jardins residenciais

Paisagismo regenerativo da incorporadora Weefor

No entanto, muitas pessoas não têm consciência de que o paisagismo convencional utiliza predominantemente espécies exóticas invasoras, com um impacto negativo nos biomas originais.

Conforme o livro “Paisagismo sustentável para o Brasil: integrando natureza e humanidade no século 21”, escrito por Ricardo Cardim, 90% das espécies de plantas usadas em projetos de paisagismo no Brasil são provenientes de outros países, sem considerar a vegetação nativa e seu potencial ecossistêmico.

Impactos da falta de conscientização

A falta de conhecimento sobre as espécies utilizadas no paisagismo convencional é evidente até mesmo na escolha de imóveis.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, a sustentabilidade é um fator considerado na compra de imóveis, com foco em soluções como energia solar (66%) e reutilização de água da chuva (56%).

No entanto, pouca ou nenhuma atenção é dada às plantas utilizadas no paisagismo do edifício, ou condomínio.

Paisagismo regenerativo da incorporadora Weefor

Compromisso com a flora nativa

O paisagismo regenerativo, por outro lado, valoriza espécies nativas, endêmicas e ameaçadas de extinção, buscando promover a disseminação da flora local e garantir um projeto sustentável.

No caso do empreendimento Muda WF, desenvolvido pela incorporadora Weefor, todas as espécies utilizadas são nativas, sendo que 17% são endêmicas e 17% estão em risco de extinção.

O projeto, concebido pelo arquiteto e paisagista Felipe Ferreira, com a consultoria de Iago de Oliveira, da Bloco Base, planeja regenerar os ecossistemas urbanos.

Integração com o ambiente natural

No subsolo do empreendimento, o paisagismo regenerativo reproduzirá fielmente uma faixa de mata nativa, criando a sensação de que as plantas sempre estiveram presentes no terreno e o edifício cresceu em meio a elas.

Essa abordagem também é aplicada no ático, onde são utilizadas espécies nativas de diferentes tamanhos, cores e texturas, convidando os moradores a desfrutar desse espaço externo.

Além disso, o paisagismo sustentável, naturalista e regenerativo oferece outros benefícios, como contribuir para a paisagem local, proporcionar um ambiente mais agradável para caminhar ao redor do edifício, oferecer conforto termo acústico aos moradores e promover a dispersão de sementes para a regeneração urbana.

Espécies em destaque no MUDA WF

Algumas espécies nativas merecem destaque no MUDA WF devido ao seu valor ecológico e à sua importância na regeneração do ambiente:

• Butiá-da-Serra (Butia eriospatha) — Essa espécie está ameaçada de extinção, sendo considerada vulnerável. Seu declínio é resultado da expansão descontrolada das fronteiras agrícolas nos Campos de Altitude. Há até mesmo suspeitas científicas de que ela não exista mais na cidade de Curitiba devido ao avanço da urbanização e à impermeabilização do solo.

• Xaxim-Bugio — Essa espécie também enfrenta ameaça de extinção, classificada como em perigo. Historicamente, o xaxim foi alvo de extrativismo para a confecção de vasos, e a espécie possui um crescimento lento. Espécimes adultos removidos podem ter mais de 200 anos, e sua regeneração não acompanha a devastação.

• Jacarandá Pubérula — Essa árvore, que pode atingir até 20 metros de altura, possui flores roxo-azuladas e será uma parte encantadora da vista dos apartamentos no MUDA.

Ela pode ser encontrada em diferentes tipos de Mata Atlântica, como matas de araucária, florestas ombrófilas costeiras, florestas estacionais semidecíduas, florestas montanhosas, cerradões, capoeiras e vegetação secundária.

Além de seu valor ornamental, a espécie é usada na construção civil, produção de caixotaria, celulose, fabricação de calçados e em projetos de restauração florestal.

Essas espécies nativas contribuem para a manutenção do bioma natural das cidades, e sua presença no MUDA WF é um exemplo simples, porém impactante, de como podemos promover a regeneração urbana.

Contato:
Weefor
(41) 3121–3033
https://weefor.com.br

 

Palavras-chave — Paisagismo Regenerativo; Jardins residenciais; ecossistema local; plantas nativas; plantas exóticas invasoras; biodiversidade; sustentabilidade; compra de imóveis; energia solar; reutilização de água da chuva; paisagismo convencional; espécies de plantas; motivações estéticas; motivações comerciais; potencial ecossistêmico; incorporadora imobiliária; condomínio; Muda WF; espécies em risco de extinção; arquiteto e paisagista; regeneração dos ecossistemas urbanos; faixa de mata nativa; espaço externo; paisagismo sustentável; conforto termo acústico; regeneração urbana; flora local; Butiá-da-Serra; Xaxim-Bugio; Jacarandá Pubérula.