Projeto do apartamento assinado pelo arquiteto Renato Mendonça mescla estilos e histórias dos moradores

Renato Mendonça em apartamento que conta histórias

Assinado pelo arquiteto Renato Mendonça, este apartamento de 146 m² é uma combinação do gosto e do acervo do casal, mesclando estilos e histórias vividas.

A reforma foi projetada para harmonizar o piso em madeira maciça cumaru com uma paleta predominante de branco e preto, pontuada por toques de cor.

Uma família experiente

Com filhos adultos, relacionamentos anteriores e casas já montadas, Alessandra e Francisco decidiram compartilhar suas experiências em um único espaço.

Ao procurarem o arquiteto Renato Mendonça, eles tinham o desejo de criar um ambiente acolhedor não apenas para eles, mas também para a família próxima que fazia parte dessa nova fase de convívio.

Renato Mendonça em apartamento que conta histórias

Integração e funcionalidade

Alessandra, pedagoga, e Francisco, arquiteto, que antes viviam em estados diferentes, optaram por morar sob o mesmo teto. Para acomodar a grande família nos finais de semana, o apartamento de 146 m² passou por modificações na planta, design de interiores e no layout proposto pela construtora.

Um espaço ampliado e versátil

A primeira alteração proposta pelo arquiteto Renato Mendonça foi integrar a varanda com a sala de estar e jantar, criando um bar e um segundo ambiente de refeições. Essa mudança permitiu ampliar os assentos para acomodar os filhos e genros do casal em jantares e outras ocasiões familiares. Além disso, a planta foi modificada para integrar a cozinha ao ambiente social, mantendo a área de serviço um pouco mais isolada.

Adaptando a área íntima

Na área íntima, as três suítes foram mantidas, porém, com configurações adaptadas ao dia a dia de Alessandra e Francisco.

Uma suíte se tornou a suíte master do casal, outra foi transformada em um confortável quarto de hóspedes, e a terceira suíte assumiu a dupla função de escritório e terceiro dormitório, caso seja necessário.

Conforto, flexibilidade e harmonia

O arquiteto destaca que foi fundamental promover o conforto e a flexibilidade no layout dos espaços íntimos, criando um ambiente adaptável às necessidades da família. Além disso, o projeto mesclou os gostos individuais do casal para alcançar uma estética harmoniosa.

Móveis e objetos do acervo pessoal de cada um foram incorporados, com Alessandra preferindo detalhes e mobiliários na cor preta, enquanto Francisco tinha algumas reservas em relação a essa escolha.

A combinação de preto com branco, toques de cor, madeira nos pisos, forro e mobiliário resultou em uma estética atemporal baseada no contraste de texturas e materiais.

Especificação:
Piso Akafloor / @akafloor_oficial

 

Contato:
Renato Mendonça Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/15230/renato-mendonca/
https://renatomendonca.com/

 

Palavras-chave – Arquiteto Renato Mendonça; Apartamento 146 m²; Estética atemporal; Design de interiores; Reforma de apartamento; Piso Akafloor; Madeira maciça cumaru; Branco e preto; Toques de cor; Família; Espaço de convívio; Reuniões familiares; Funcionalidade; Layout proposto pela construtora; Integração de ambientes; Varanda; Sala de estar e jantar; Bar; Refeições; Assentos; Filhos e genros; Cozinha integrada; Área de serviço; Suítes; Suíte master; Quarto de hóspedes; Escritório; Terceiro dormitório; Conforto; Flexibilidade; Gostos pessoais; Contraste de texturas e materiais; Estética harmoniosa; Móveis e objetos pessoais; Acervo; Preto e branco; Toque de cor; Madeira nos pisos, forro e mobiliário; Experiências compartilhadas; Histórias vividas.