Arquiteta de Sergipe, Gleuse Ferreira faz sua estreia na CasaCorSP com o ambiente “Caminhos do Sertão”

Caminhos do Sertão de Gleuse Ferreira

A arquiteta sergipana Gleuse Ferreira faz sua estreia na mostra com um ambiente homenageando o cangaço e a cultura do Nordeste brasileiro.

Descendente de Lampião e Maria Bonita, Gleuse traz a história de sua família para o hall de circulação dos lofts desta edição em um espaço chamado “Caminhos do Sertão”.

Para criar esse ambiente que une a história à arquitetura contemporânea da mostra, a arquiteta fugiu do óbvio, sem ser caricata, em uma abordagem mais artística.

Com 107 m², o ambiente traz como elemento principal uma gravura exclusiva criada por Jade Marangolo, retratando a história de Lampião e Maria Bonita e sua filha única, dona Expedita Ferreira, hoje com 90 anos.

Caminhos do Sertão de Gleuse Ferreira

Os tons de azul utilizados na gravura simbolizam as roupas dos cangaceiros, enquanto o chão de terra árida é representado por um piso em Brick Cimentício na cor Terracota da Colormix.

Os pilares revestidos de padrão madeirado levam sofisticação ao espaço, contrastando com o chão.

As 30 luminárias de parede assinadas por Jader Almeida, que estão instaladas ao longo da gravura de Jade Marangolo, representam o sol escaldante da região e fazem menção ao dito popular: “Um sol para cada um”.

Caminhos do Sertão de Gleuse Ferreira

Jader Almeida também desenhou exclusivamente para o espaço a mesa lateral Jardim, que conta com carregamento de telefone por indução e os bancos, Basso, cujo encosto remete aos chifres de bois, lembrando as ossadas de bois penduradas em cercas pelos Caminhos do Sertão.

O ambiente é uma realização significativa para a arquiteta, porque une a cultura, história e sua ancestralidade aliada à versão arquitetônica sofisticada e contemporânea.

O tema da Mostra deste ano é “Corpo e Morada”, e Gleuse trouxe o conceito de “Sangue do Cangaço”, que representa a força e influência de personagens históricos no Nordeste Brasileiro em diversas áreas da cultura, como moda, arte, cinema e agora, na arquitetura.

Em agradecimento a todos que fizeram parte do projeto, Gleuse cita nomes importantes como Jader Almeida, Arthur Grangeia, Jade Marangolo, Vivi Marum, Túlio Augusto, Fabia, Fernanda Andriesse e sua equipe composta por Dara Maria Andrade Nascimento, Raiane Gonçalves Inocencio, Joice Andrade Santos, Letícia Costa Silva e Amanda Brenda Santos Macedo.

Seus fornecedores incluem LG e Coral, além de Color Mix, Sollos e Flow.

Contato
Gleuse Ferreira Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/27282/gleuse-ferreira-arquitetura/
https://gleuseferreira.com.br/

 

Palavras-chave – Gleuse Ferreira, Caminhos do Sertão, Arquiteta de Sergipe, CasaCorSP, Cangaço, Nordeste brasileiro, Lampião, Maria Bonita, História familiar, Arquitetura contemporânea, Mostra, História de Lampião e Maria Bonita, Dona Expedita Ferreira, Jade Marangolo, Gravura exclusiva, Tons de azul, Cangaceiros, Chão de terra árida, Brick Cimentício, Colormix, Pilares revestidos, Padrão madeirado, Luminárias de parede, Jader Almeida, Sol escaldante, Mesa lateral Jardim, Carregamento de telefone por indução, Bancos Basso, Ossadas de bois, Sangue do Cangaço, Cultura, Ancestralidade, Arquitetura sofisticada, Corpo e Morada, Força e influência, Personagens históricos, Moda, Arte, Cinema, LG, Coral, Color Mix, Sollos, Flow, Arte pública e instalações.