Inovando Arquitetura assina apartamento moderno com 110 m², em Santo Amaro, São Paulo, idealizado para um casal e repleto de histórias

Projeto Inovando com memórias afetivas

O escritório Inovando Arquitetura, formado pela dupla de arquitetas Ingrid Ovando Zarza e Fernanda Bradaschia, assina um apartamento de 110 m² em Santo Amaro, São Paulo.

“Após os filhos saírem de casa, os clientes sentiram a necessidade de redistribuir o layout e adequar o design de todo o apartamento. Embora essa fase de transição em suas vidas, assim como qualquer momento de transitoriedade e readaptação, seja o fator que desencadeou a reforma, a ‘história contada’ é outro componente relevante desse projeto”, explicam as arquitetas.

No apartamento, as memórias afetivas estão presentes em todos os lugares: no piso de taco original do condomínio (um verdadeiro tesouro do design com 48 anos de existência), nas mesas e cadeiras herdadas de gerações anteriores da família.

“Além de dar voz a esses elementos, criaremos uma atmosfera de diálogo entre eles e os componentes modernos”, comenta a arquiteta Ingrid Ovando Zarza.

Na sala, por exemplo, o antigo e o novo se encontram principalmente por meio dos elementos naturais.

Projeto Inovando com memórias afetivas

Os tacos com paginação em espinha de peixe dialogam tanto com o porcelanato que reveste a parede quanto com o raque ripado projetado pelo Inovando Arquitetura especialmente para esse ambiente.

O porcelanato, que reproduz um mármore marrom imperial, também desempenha um papel importante ao trazer uma atmosfera clássica.

“A ampliação da sala com a remoção de uma das paredes e a transformação do banheiro de serviço, anteriormente utilizado como depósito, em um lavabo foram as alterações de layout pensadas com foco na funcionalidade”, explica a profissional Fernanda Bradaschia.

Já na cozinha, o gosto da cliente por cozinhar para familiares e amigos transformou o espaço em outro destaque do projeto.

Além do amplo espaço nos armários, com marcenaria sob medida, a dupla projetou duas tábuas de madeira que se encaixam perfeitamente na bancada. Essa solução simples aumenta a área de trabalho e facilita o preparo de pizzas, uma das especialidades da moradora.

“Outra solução destacada na cozinha foi a adição de uma porta de correr projetada para a integração com a sala. Utilizamos vidro fosco não apenas para permitir a passagem de luz, mas também para garantir certa privacidade a essa área”, esclarece Zarza.

Nos quartos, as principais modificações concentraram-se na redistribuição dos espaços. A parede que dividia o quarto do filho do casal foi removida, permitindo sua ampliação.

O quarto da filha foi transformado em um quarto de hóspedes/escritório. Ao observar as fotos do projeto Maison Champs Élysées, não há dúvidas de que cada cantinho nos remete a algo único e especial, a um lar que conta histórias.

Contato:
Inovando Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/26233/inovando-arquitetura/
https://inovandoarquitetura.com.br

 

Palavras-chave – Inovando Arquitetura, apartamento moderno, santo amaro, são paulo, histórias, arquitetas, layout, design, memórias afetivas, piso de taco, mobiliário hereditário, diálogo entre antigo e novo, elementos naturais, paginação em espinha de peixe, rack ripado, porcelanato, mármore marrom imperial, funcionalidade, cozinha, marcenaria sob medida, tábuas de madeira, bancada, preparação de pizzas, privacidade, quartos, redistribuição de espaços, quarto de hóspedes-escritório, projeto maison champs élysées, lar que conta histórias, projeto de arquitetura, reforma de apartamento, casal, espaço de convivência, arquitetura de interiores, necessidade de redistribuição, design de interiores, fase de transição, mudança de layout, elementos de decoração, renovação de ambientes, funcionalidade do espaço, cozinha gourmet, mobiliário planejado, iluminação natural, integração de ambientes, história do condomínio, tradição e modernidade, design clássico, arquitetura contemporânea, estilo de vida.