O designer brasileiro Gustavo Greco foi agraciado com um dos mais prestigiosos prêmios internacionais, o iF Design Award, na categoria de Instalação, em 2023

Cobogó de Gustavo Greco ganha prêmio internacional

Destaque para a versatilidade do mogno africano na arquitetura e decoração, que vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil e sua presença é definitiva.

A instalação chamada Siré (Xirê), apresentada em mostra décor em 2021, foi confeccionada com mogno africano e se destacou em uma competição global que contou com a participação de quase 11 mil projetos de 56 países.

“Siré (Xirê) capturou a atenção de um júri composto por 133 membros. Além da alegria de ver nosso conceito amplamente reconhecido por uma equipe de jurados altamente qualificados, prêmios estabelecem padrões criativos, educam, inspiram e promovem o bom design, colocando o Brasil novamente no centro das atenções”, comemora Greco.

A inspiração para a instalação veio dos orixás, esculpidos em 515 cobogós, e da origem da madeira, buscando abordar questões relacionadas à intolerância religiosa e resgatar a ancestralidade dos povos. Essa foi a primeira vez que Greco utilizou mogno africano em seu trabalho, e ele ficou impressionado com a ampla gama de qualidades do material.

Cobogó de Gustavo Greco ganha prêmio internacional

“Ao materializar nossa ideia, o mogno africano se mostrou a escolha mais adequada. Foi a primeira vez que trabalhamos com essa matéria-prima e ficamos impressionados com sua resistência e durabilidade. Além de sua beleza e qualidade reconhecidas, suas vantagens incluem alta densidade, resistência à umidade e uma atraente coloração uniforme, variando do marrom-avermelhado ao marrom-claro”, avalia o designer.

A versatilidade do mogno africano agrada a diversos designers, arquitetos e profissionais do setor de decoração, bem como a indústria moveleira. Essa madeira tem sido amplamente utilizada na fabricação de cadeiras, mesas, portas, janelas, além de objetos decorativos e utilitários.

Parceria

A instalação de Greco na Casacor Minas é resultado de uma colaboração entre o designer e a Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano (ABPMA), que disponibilizou todo o mogno africano utilizado na produção.

Atualmente, essa espécie, cultivada em 12 estados brasileiros, está em fase de comercialização para a indústria moveleira, sendo beneficiada. A ABPMA conta com mais de 15 mil hectares de florestas plantadas, distribuídas entre os 60 produtores associados.

A madeira proveniente da África se adaptou perfeitamente às condições climáticas brasileiras e destaca-se pela sua sustentabilidade. Seu plantio e manejo são realizados de forma planejada, evitando assim o corte de espécies nativas e o desmatamento.

“A ABPMA tem buscado parcerias com profissionais e empresas de excelência para mostrar aos brasileiros toda a versatilidade, maleabilidade e sustentabilidade do mogno africano cultivado no Brasil. O mogno africano veio para ficar, especialmente em tempos de extinção de outras espécies de madeira devido à exploração ilegal. A ABPMA deseja demonstrar que é possível produzir e, ao mesmo tempo, preservar nosso planeta”, ressalta Patrícia Fonseca, diretora-executiva da Associação.

O iF Design Award, sediado em Hannover, Alemanha, existe desde 1953. Em 2023, recebeu 145 inscrições brasileiras, das quais 92 foram selecionadas como finalistas e 68 receberam prêmios.

Com a conquista do prêmio iF Design Award, o trabalho de Gustavo Greco ganha reconhecimento mundial, destacando o potencial do mogno africano na arquitetura e decoração.

Sua versatilidade e as características únicas dessa madeira atraem cada vez mais profissionais do setor, consolidando sua posição como uma opção sustentável e de qualidade para a criação de peças de design e mobiliário.

Contato:
Gustavo Greco
(31) 3287-5835
https://grecodesign.com.br/

 

Palavras-chave: cobogó, Gustavo Greco, prêmio internacional, mogno africano, versatilidade, arquitetura, decoração, instalação, iF Design Award, Casacor Minas, design, jurados, matéria-prima, resistência, durabilidade, beleza, qualidade, densidade, umidade, coloração, marrom-avermelhado, marrom-claro, designers, arquitetos, indústria moveleira, cadeiras, mesas, portas, janelas, objetos decorativos, utilitários, parceria, Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano (ABPMA), plantio, manejo, sustentabilidade, espécies nativas, desmatamento, planeta, Hannover, Alemanha, cor, Siré, Xirê.