O Museu A CASA do Objeto Brasileiro apresenta a exposição “Trama Canoê”, que homenageia o artesanato ancestral da Amazônia, de 28 de maio a 10 de setembro 2023

Homenagem ao artesanato ancestral da Amazônia

A curadoria é assinada por Rozana Trilha, diretora-presidente da Associação Zagaia Amazônia, em parceria com o CRAB Sebrae, Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro e Sebrae do Amazonas.

A exposição destaca os ícones culturais amazonenses da trama e da canoa, valorizando as expressões das comunidades criativas indígenas e ribeirinhas, bem como a produção manual do homem da floresta.

A seleção inclui peças concebidas por artesãos de diferentes municípios, como Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Maués, Rio Preto da Eva, Novo Airão e Careiro Castanho.

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro fica localizado na Rua Pedroso de Moraes 1216, Pinheiros, São Paulo. A exposição faz parte de uma programação mais ampla que visa valorizar a produção artesanal e contribuir com a troca de saberes do fazer à mão.

A exposição “Trama Canoê” é uma iniciativa do Museu A CASA do Objeto Brasileiro que difundirá novas perspectivas sobre a vida na Amazônia e valorizar o saber e o fazer artesanal.

A mostra respeita os ciclos naturais e privilegia a reutilização de materiais próprios de cada território, fortalecendo a política curatorial do Museu, que valoriza as expressões culturais com impactos socioambientais relevantes.

Para Rozana Trilha, a participação na exposição é fundamental para divulgar a cultura amazônica e oferecer uma nova vitrine para o artesanato da região.

Ana Letícia Fialho, diretora-executiva do A CASA, salienta que a mostra é um desdobramento das parcerias feitas com instituições que compartilham o propósito de valorizar saberes e fazeres artesanais, bem como engajar-se na preservação e valorização da região amazônica.

Com a exposição “Trama Canoê”, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro expande sua contribuição para a valorização da produção artesanal brasileira.

Texto Curatorial / Rozana Trilha

“As peças selecionadas para a ‘Exposição Trama Canoê’ são na maioria de etnias de diferentes municípios do Amazonas — Barcelos, Benjamin Constant, Careiro-Castanho, Maués, Rio Preto da Vida e São Gabriel da Cachoeira, mas temos peças produzidas por artesãos da capital, Manaus e ribeirinhos.”

“Na tentativa de unir essas realidades, pensei em elementos comuns a todos. Surgiu, então, a canoa e a trama. Ambos muito presentes no cotidiano de quem vive na Amazônia. A primeira é responsável pelo ir e vir nas nossas estradas, os rios.”

“Aqueles que saltam aos olhos pela abundância em volume d’água, extensão e biodiversidade. É a canoa, também, que auxilia no transporte da matéria-prima necessária para o artesanato. Um elemento ritualístico — eu diria, indispensável à permanência da vida humana nessa região.”

“A segunda é responsável por dar forma a objetos do cotidiano – alguns deles consegui incluir na Exposição. Um saber ancestral, passado de geração em geração. Impossível não ficar maravilhada em ver a agilidade das mãos dando forma a grafismos variados, sem aparentemente um cálculo prévio. Um movimento indispensável para a harmonia da vida humana nessa região.”

“Para que a ‘Exposição Trama Canoê’ falasse a grandeza da região amazônica e a pluralidade de nosso artesanato, contemplei os rios Negro e Solimões para representar as estradas fluviais. O conceito da trama foi trabalhado para mostrar pluralidade dos diferentes povos e o encontro entre o ancestral e o contemporâneo.”

Serviço:
Exposição Trama Canoê
27 De Maio A 10 De Setembro De 2023
Abertura / 27 De Maio / 14h ÀS 18h
Visitação De 28 De Maio A 10 De Setembro
Museu A Casa Do Objeto Brasileiro
Av. Pedroso de Morais 1216, Pinheiros, São Paulo SP
CEP: 05420-001 São Paulo, SP, Brasil
(11) 3814-9711
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h30
Entrada gratuita | Amigável aos animais
Estacionamento | Serviço de valet R$40,00
https://acasa.org.br/exposicoes/exposicao-trama-canoe/

Contato:
Museu A CASA do objeto brasileiro
(11) 3814-9711
https://acasa.org.br/

 

Palavras-chave: Museu A CASA do Objeto Brasileiro, Trama Canoê, artesanato ancestral da Amazônia, cultura amazonense, Amazônia, exposição, curadoria, Rozana Trilha, CRAB Sebrae, Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, Sebrae do Amazonas, comunidades criativas, comunidades ribeirinhas, comunidades indígenas, produção manual, homem da floresta, cestos, redes de pesca, tapetes, balaios, vasos, canoa, icone cultural, municípios, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Maués, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Careiro Castanho, valorização da produção artesanal, preservação cultural, biodiversidade.