Projeto para apartamento da arquiteta Patricia Miranda, do escritório Raízes Arquitetos, destaca o concreto aparente como traço modernista, contemporâneo e acolhedor

Concreto aparente em projeto de Patricia Miranda

A mesa da varanda, elaborada com tampo de concreto, é ressaltada pela arquiteta Patricia Miranda, líder do escritório Raízes Arquitetos.

Ela destaca: “Além de resistir às intempéries, o concreto permite transitar entre o rústico e o elegante na decoração”.

Embora muitos ainda considerem o material como rústico, associado a obras inacabadas que transmitem uma sensação de frieza e falta de acolhimento, é preciso admitir a verdade: cada vez mais a arquitetura de interiores encontra sua essência em composições que contradizem essa ideia, mostrando que o concreto pode, sim, proporcionar uma atmosfera aconchegante.

Segundo a arquiteta Patricia Miranda, a chave está em encontrar o equilíbrio adequado ao incorporar o concreto no projeto.

Concreto aparente em projeto de Patricia Miranda

Na reforma de um apartamento de 270 m², o objetivo principal da arquiteta foi criar ambientes funcionais, harmoniosos e acolhedores, tendo como ponto de partida a combinação de madeira e tons de cinza.

Na sala de jantar, uma mesa com tampo de laca branca contrasta com as gravuras de Sérvulo Esmeraldo e Amílcar de Castro, enquanto os estofados do sofá e das cadeiras trazem uma cor presente na tapeçaria. Esses contrastes destacam ainda mais a decoração de estilo contemporâneo deste belo imóvel.

Na varanda gourmet, as cadeiras amarelas assinadas pelo designer Fernando Jaeger se juntam à mesa de concreto, que se destaca como a protagonista do projeto.

A arquiteta explica: “Foi necessário içá-la até o local, criando um visual rústico com uma elevação de 15 cm para acomodar um apoio em madeira, projetado para o manuseio de alimentos. Além disso, a mesa possui uma estrutura metálica e os pés foram revestidos com madeira, em um design exclusivo que detalhamos”.

A sala de TV é delimitada sutilmente pelo mobiliário, evitando que os ambientes fiquem completamente inundados pela luz natural.

No décor, tecidos delicados proporcionam um momento agradável ao receber amigos, enquanto as tonalidades mais intensas, escolhidas pela arquiteta, como a parede azul que se mescla com a face branca onde a TV está instalada, criam uma harmonia em sintonia com a escolha da Pantone em 2021.

Concreto aparente em projeto de Patricia Miranda

Na escolha da bancada da cozinha, além da estética, a arquiteta priorizou a utilização de materiais duráveis e resistentes, como o Neolith, o qual é resultado da combinação de minerais naturais sinterizados.

Patricia Miranda explica: “É um produto de ponta para ser utilizado na cozinha, por suportar o calor intenso, não risca mesmo com o uso de facas diretamente sobre ele, é fácil de limpar, não desbota com o tempo e não altera suas características em contato com alimentos ácidos”.

Para obter um visual mais limpo e elegante, a arquiteta optou por seguir com o mesmo material até o alinhamento do gabinete superior, em uma extensão de 55 cm de altura. Essa escolha proporcionou um visual mais limpo e elegante ao ambiente.

Concreto aparente em projeto de Patricia Miranda

“A mistura de materiais foi uma aposta interessante para adicionar charme ao ambiente. As bancadas em tons de cinza, as paredes revestidas com ladrilhos hidráulicos geométricos e os armários com acabamentos em vidro branco e madeira natural criaram uma composição única”, destaca a arquiteta.

Na área de trabalho, a arquiteta combinou prateleiras metálicas com uma bancada em madeira freijó, especialmente desenhada para o local.

A iluminação embutida em LED contribuiu para um ambiente perfeito para o trabalho no computador, além de realçar os traços naturais da madeira.

No banheiro, onde a tranquilidade é o destaque, o branco predomina e a escolha dos revestimentos é um elemento especial. A combinação de seixos rolados com azulejos verde-água no box resulta em uma composição agradável e harmoniosa.

Contato:
Raízes Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/25953/raizes-arquitetos/
https://raizesarquitetos.com.br/

 

Palavras-chave: Concreto aparente, Projeto de apartamento, Traço modernista, Estilo contemporâneo, Essência acolhedora, Arquiteta Patricia Miranda, Escritório Raízes Arquitetos, Mesa de varanda, Rústico e elegante, Decoração de interiores, Ambientes funcionais, Combinação de madeira e cinza, Mesa de laca branca, Gravuras de artistas renomados, Varanda gourmet, Cadeiras assinadas por Fernando Jaeger, Mesa de concreto com estrutura metálica, Sala de TV delimitada, Tonalidades intensas, Pantone 2021, Bancada durável e resistente, Material Neolith, Cozinha moderna, Mistura de materiais, Estética limpa e elegante, Bancada em madeira freijó, Iluminação LED embutida, Banheiro tranquilo, Revestimentos especiais, Concreto Aparente, Arquitetura De Interiores, Décor, Arquitetura, Decoração De Interiores, Rústico Elegante, Aconchegante.