A Residência FME, em condomínio, é um projeto de arquitetura contemporânea assinado pelo escritório Gilda Meirelles Arquitetura, localizado em Itatiba (SP)

Arquitetura e paisagismo integrado de Gilda Meirelles

Com uma vista exuberante para áreas verdes e um horizonte deslumbrante, essa casa de campo foi construída aproveitando o terreno íngreme e transformando-o em uma vantagem.

A Residência FME, localizada no Condomínio Residencial Ana Carolina em Itatiba (SP), é uma casa de campo projetada pelo escritório Gilda Meirelles com uma arquitetura contemporânea que oferece vistas deslumbrantes para um horizonte rico em verde.

A residência é o refúgio de um casal e seus filhos durante os fins de semana e foi projetada para atender às suas necessidades de lazer em família, combinando modernidade e aconchego.

O projeto foi concebido com a integração dos ambientes, utilizando conceitos contemporâneos e acabamentos despojados.

Os volumes retos com beirais generosos, estrutura metálica e grandes panos de vidro fornecem vistas para o paisagismo robusto nos ambientes internos.

Arquitetura contemporânea e paisagismo integrado de Gilda Meirelles

A utilização de materiais naturais, como pedras naturais e cores terrosas, ajuda a harmonizar a casa com o ambiente rural.

Ao entrar na casa, é possível notar o pé-direito duplo da sala de estar, que proporciona uma sensação de amplitude. A cozinha é integrada à sala de estar, tornando este espaço social flexível e funcional.

A sala de estar também se conecta à área externa, onde a piscina ocupa grande parte do terreno. A raia da piscina é complementada por uma fonte na parede lateral, destacando novamente o pé-direito duplo.

O segundo pavimento da casa é reservado para as áreas privativas, incluindo suítes.

O terreno em aclive inicialmente apresentou-se como um desafio, mas acabou sendo um trunfo para o projeto.

Posicionada no ponto mais alto e com os fechamentos em vidro, a casa teve seus ambientes aproveitados como “mirantes” para a paisagem natural do entorno.

Além disso, a garagem e a área técnica foram posicionadas no subsolo, permitindo que o extenso programa ocupasse todo o terreno de 1.500 m². No total, a residência possui 850 m² de área construída.

O paisagismo, assinado por Alex Hanazaki, foi criado para “vestir” a construção com vegetação. Incorpora as jardineiras e o pergolado do pavimento superior e cria terraços de plantas no talude posterior.

A residência FME é um projeto excepcional que combina arquitetura contemporânea, materiais naturais e paisagismo robusto para criar um refúgio acolhedor em meio à natureza.

Ficha:
Nome do projeto: FME
Arquitetura: Gilda Meirelles Arquitetura / @gildameirellesarquitetura
Localização: Itatiba, SP / @prefeituradeitatibaoficial
Área Construída: 850m2
Área do terreno: 1500m2
Fotografia: Evellyn Muller / @evelynmullerfotos
Design de interiores: Sandra Rodrigues
Ano de início de projeto: 2017
Ano de término: 2018
Paisagismo: Alex Hanazaki / @Alex Hanazaki
Engenheiro Civil: Mikhail
Engenheiro de estrutura: Engecalc / @engecalc_
Engenheiro ambiental: Guimaro & associados
Iluminação: Lab Luz / @labluz
Contrução: Mikhail
Materiais: madeira, concreto, aço, pedra, mármore, porcelana

Contato:
Gilda Meirelles Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/468/gilda-meirelles-arquitetura/
https://www.gildameirelles.com.br/

 

Palavras chave: Gilda Meirelles Arquitetura, Condomínio Residencial Ana Carolina, casa de campo, lazer em família, integração dos ambientes, panos de vidro, paisagismo, materiais naturais, cores terrosas, suítes, áreas privativas, Alex Hanazaki, arquitetura contemporânea, casa de campo, natureza, paisagismo, residência, Itatiba