Alcheme é a sexta coleção desenvolvida por Patricia Anastassiadis, em seus seis anos de atuação como diretora criativa da Artefacto

Alcheme de Patricia Anastassiadis

É o momento em que o mercado nacional testemunha o surgimento de uma família inovadora de produtos, que se destacam pelo rigor conceitual e excelência construtiva.

“Procuro sempre imprimir um sentido de continuidade ao meu trabalho à frente da marca. Uma coleção jamais se sobrepõe à outra. Pelo contrário. Ela vem apenas ampliar nossa gama de possibilidades”, afirma Patricia.

Mais afeita a um ideal de evolução, do que de ruptura, não surpreende, portanto, que a arquiteta e designer tenha ido buscar na Alquimia, a mítica ciência medieval que tinha como objetivo a transmutação de um elemento em outro.

Foi a inspiração primordial para compor sua nova linha de mobiliário, que tem na pesquisa de novos materiais um de seus pontos cardeais.

“Penso que vivemos um momento de transformação. De observar com cuidado para converter, até o que aparentemente não tem valor, em algo precioso”, diz ela.

Transposto para nossos dias, mais especificamente para o microcosmo de uma casa que busca se harmonizar com seus moradores, mas também com o planeta, o ideal alquímico da transmutação se manifesta na coleção por meio de móveis essenciais, mas não menos elaborados.

Uma coleção na qual o ineditismo formal cede espaço ao surpreendente: para estofados nos quais o prazer do toque é ressaltado. Para tampos que subitamente migram de um material a outro. Ou ainda para superfícies que parecem estar em estado de fusão.

Em busca do elixir da vida dos alquimistas, aquele que daria a imortalidade a quem o bebesse, ou traduzido para o contexto do design, vida longa aos móveis e objetos, Patricia acaba por compor uma coleção transversal, ágil e flexível.

Capaz de atender a múltiplas funções e ainda em condições de navegar com desenvoltura pelos mais variados espaços domésticos, corporativos ou mistos.

“Pensar em longevidade, em móveis que passam de geração a geração, para mim, é pensar também em sustentabilidade”, pontua.

Um sofá modular de dimensões “à la carte”. Uma poltrona, com pufe. Uma estante sem configuração definida. Um armário de uso múltiplo, uma cadeira sem vocação definida, e, ainda, um conjunto de mesas com tampos articulados.

Ao todo, oito móveis “transmutáveis”, por assim dizer, mas indissociáveis da excelência do feito-a-mão, e do padrão de sofisticação inerentes à Artefacto, em seu quase meio século de vida. “Eis aí o meu desafio alquímico: transformar, a cada coleção, o que, solidamente, já existe”, sintetiza Patricia.

Módulo, Chaise e Puff Opus

Termo musical, remetendo a um conjunto de composições, o nome vem do latim e se refere a um conjunto de composições.

Da mesma forma, a ideia é que seus 11 diferentes módulos, de formato orgânico, possam ser combinados livremente, possibilitando infinitas configurações, curvilíneas ou não, e, permitindo ainda que o móvel se integre a ambientes das mais variadas dimensões.

Bufê Ether

Nome latino que significa uma substância na Grécia antiga conectava os humanos com a espiritualidade e despertava a intuição.

Trata-se de uma peça compacta, leve e versátil, que pode ser usada como aparador, buffet ou mesmo armário, e que guarda boas surpresas em seu interior: além do acabamento em tonalidades a definir, iluminação, prateleiras extra finas e gavetas.

Realçando ao desenho do móvel, no tampo, um detalhe em pedra possibilita o apoio de utensílios quentes.

Escrivaninha Regia

Acqua Regia, nome de origem latina, refere-se a um termo alquímico em uso do séc. 14 que representa a mistura de alguns ácidos possibilitando a dissolução de metais nobres como o ouro e a platina.

Tomada como referência, a ideia foi conceber uma mesa multifuncional, que pode funcionar como welcome table, escrivaninha (a base traz pontos de tomada e usb inseridos), aparador e apoio de sofá.

Aumentando ainda mais a versatilidade da peça, em uma de suas extremidades, um extensor giratório de metal, extra fino, possibilita um giro de 360.º.

Estante Apex

Do latim, significa o ponto mais alto de algo. Trata-se de um móvel não fixo e mutável, que conta com um sistema de rotação que possibilita que ele assuma as mais diversas posições.

O desenho limpo ie extremamente leve, faz com que ele se ajuste aos mais variados espaços: da sala de estar à de jantar. Do dormitório ao escritório. Tanto servindo de apoio para objetos, quanto funcionando como divisória entre ambientes.

Poltrona e Puff Mentha

Nome latino que designa uma erva medicinal que os gregos antigos esfregavam nos braços acreditando que ela os fortaleceria.

Na atual coleção refere-se a uma poltrona sólida e compacta, de desenho vigoroso, que pode ser usada com um pufe de apoio opara aumentar ainda mais a sensação de conforto e relaxamento, nos mais diversos ambientes: livings, bibliotecas e closets.

Mesa de centro e lateral Boyang

Seu nome é uma referência a Wei Boyang, alquimista chinês do séc. 1 AC, representa a própria alquimia na sua mescla de materiais: a base, de pedra maciça, sustenta o tampo de vidro artesanal, obtido a partir de técnicas especiais de fundição, para produzir o efeito de substância em fusão.

Completando a composição, um delicado apoio de metal garante o equilíbrio do móvel.

Mesa jantar Versa

Em analogia ao yin-yang, é formada por duas peças iguais que se encaixam e se complementam, se distinguindo apenas pela diferença de textura entre seus acabamentos. De acentuada leveza, sua borda possui detalhe arredondado.

Cadeira Lille

Em referência a Alain de Lille, alquimista francês do séc. 12, a premissa principal de seu desenho foi ampliar ao máximo as condições de leveza e conforto.

A estrutura tubular contínua, por exemplo, proporciona sensação visual de “flutuar”, enquanto sua concha e seu assento foram projetados para proporcionar condições ergonômicas ideais. Para realçar ainda mais a peça, seus braços de apoio contam com revestimento em couro.

Sofá Flamel

Inspirada por Nicolas Famel, o maior alquimista da França do século XIV, atribuído à criação da Pedra Filosofal, que conferiria a imortalidade a quem a possuísse -, no sofá Flamel, Patricia Anastassiadis mira a atemporalidade. Suas proporções são “clássicas”.

Com laterais arredondadas, capazes de conferir condições superiores de conforto. Por fim, ligando o braço ao encosto do móvel, um delicado detalhe de madeira torneada confere ao produto uma aura de beleza à prova do tempo.

Contatos:
Anastassiadis Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/12692/anastassiadis-arquitetos/
https://anastassiadis.com.br

Artefacto
11 3897-7000
https://artefacto.com.br