Projeto de interiores e renovação completa do novo Laghetto Stilo Sāo Paulo, pelo escritório BG Arquitetura, equilibra a vocação nipônica com a linguagem contemporânea, com obras de arte espalhadas por todo o prédio

BG assina o novo Laghetto Stilo

Conceituadas no mercado nacional de design e arquitetura, há 24 anos, o escritório gaúcho BG Arquitetura assinou o projeto do novo Laghetto Stilo Sāo Paulo, que se torna uma referência de bom gosto e uma chancela de hotel artsy.

Localizado em uma das regiões mais nobres da cidade, no Paraíso, quem olha o prédio do lado de fora, nāo imagina a grandeza que existe na área interna. Ainda com um regime de Soft Opening, a propriedade abriu as portas com apenas 82 quartos dos 156, com previsão de entrega para junho de 2023.

A riqueza de detalhes da arquitetura fazem do hotel um espaço único, exclusivo e charmoso. Aplicado o retrofit com ambientação inspirada na cultura nipônica, e a preservação das suas raízes e histórias, o novo Laghetto traz grandiosidades como o átrio principal (uma tendência mundial) de 12 andares, no térreo, onde foi todo reprojetado para surpreender os hóspedes.

BG assina o novo Laghetto Stilo

As arquitetas responsáveis pelo projeto optaram por manter a obra de arte geométrica de Yutaka Toyota (que ocupa quase 10 andares), e faz composição com novas obras inspiradas nas milenares dobraduras japonesas, os origamis.

Com criação da artista plástica e arquiteta, Clarissa De Bem, um painel de 20 quadros faz um degradê sutil nas suas dobraduras de branco e dourado. Junto à área de café da manhã, há também uma obra de Mário Lopomo.

A curadoria das peças e ambientação também é da BG arquitetura, que selecionou arranjos suspensos da técnica Kokedama.

“Nosso projeto busca evidenciar as melhores visuais e focar nos detalhes para surpreender o hóspede do lobby até o seu apartamento. Todos os espaços foram meticulosamente planejados, a curadoria das obras de arte foram um mix de artistas gaúchos e paulistas, incluindo as peças que garimpamos do próprio hotel Masturbara. Usamos a sensibilidade para equilibrar a vocação nipônica com a linguagem contemporânea. É fácil falar sobre o hotel, porque trabalhamos focadas no conceito que criamos e a Laghetto nos deu carta-branca para fazê-lo”, detalha a arquiteta Cynthia Garcia.

A recepção foi totalmente reformulada e ganhou iluminação dramática e painéis permeáveis, desenhados com exclusividade para este projeto. A bancada retroiluminada foi idealizada especialmente para oferecer um welcome drink com design e estilo.

O bar, posicionado centralmente no espaço, é convidativo e cheio de charme, com uma estante iluminada ao lado de duas armaduras de Samurai autênticas, do ano de 1860.

Ali também acontecerão as noites de piano bar, com estilo intimista e aconchegante. O mobiliário selecionado conta com a paulista Breton e a gaúcha Salva, esbanjando design, conforto e qualidade.

Na fachada, o gigantesco porte-cochère foi reprojetado a partir da estrutura existente, agora com linhas retas e iluminação em tela tensionada.

Ikebanas (arranjos) de Hélio Tanaka adornam os espaços especiais, espalhados por todo o hotel.

O paisagista japonês montou o recanto em homenagem ao seu país, ao lado do salão do café da manhã, cercado por paredes de vidro.

A recepcionista Celia Kayoko recebe os turistas japoneses na língua nativa, e ainda é a responsável por criar os Tsurus colocados nos quartos Stilo Superior.

O que torna o novo empreendimento especial é a riqueza de detalhes e cuidados que ele traz consigo, que passeiam por história, cultura, arquitetura.

Ficha:
Projeto: BG Arquitetura / @bgarquitetura
Arquitetas responsáveis: Cynthia Garcia, Mádia Santos Borges, Rosandra Gaspodini, Daniela Lomba, Bianca Russo
Fotografia Manuel Sá – @omanuelsa / BG Arquitetura

Especificação:
Salva / @salvamobiliario
Banco Serpa – Ronald Sasson / @ronald_sasson_
Sofá e Poltronas Veredas – Jayme Bernardo / @jaymebernardo
Mesa Patta- Adolini+Simonini / @dansimonini
Breton / @bretonoficial
Sofa Pitagoras – Gloria Coelho / @gloriacoelho
Mesa Kenoa – Luisa Moyses / @luisa.moyses
Luminária Orvalho- Tadeu Omae / #tadeuomae
Luminárias Adriana Yazbek / @adrianayazbek

Arte:
Yutaka Toyota – @yutakatoyota.art
Clarissa De Bem – @clarissadebem.art
Mário Lopomo – @mariolopomo
Hélio Tanaka – @heliottanaka

Contato:
BG Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/26497/bg-arquitetura/
https://www.bgarquitetura.com.br/

 

#arqToque
Cultura Japonesa
https://arqbrasil.com.br/26488/cultura-japonesa/